sexta-feira, 9 de novembro de 2018

O amor é fazer escolhas corajosas todos os dias!!! (Lucyclenia Santana)


Atenção, essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série, intitulados Para todos os garotos que já amei e P.S.: Ainda amo você. Se você ainda não os leu, não leia essa resenha!

Olá, queridos!

Chegamos ao fim de mais uma série queridinha em nossos corações! Confesso que enrolei bastante pra ler o último livro mas enfim, aproveitei uma oportunidade no Desafio das Estrelas que propôs ler infanto-juvenis e este foi o primeiro livro em que pensei.

Vamos a resenha!

Nossa avaliação - 8.0

Só para recapitular, no primeiro livro da série, Lara Jean escrevia cartas para os garotos pelos quais ela já havia se apaixonado (O título do livro já deixa isso bem óbvio), cartas essas em que ela se despedia do sentimento, dizia o que a tinha conquistado no garoto e porque imaginava que o relacionamento não daria. O pulo do gato é que ela escondia as cartas e não as enviava, até que, inexplicavelmente, estas cartas acabaram sendo enviadas aos seus respectivos destinatários. E a partir daí sua vida vira de cabeça para baixo.


No segundo livro "P.S.: Ainda Amo Você", Lara Jean teve que assumir a responsabilidade das cartas escritas, entre conversas e explicações dadas. Após ter combinado com Peter que iriam fingir um namoro, ela se deu conta de que ainda nutria um sentimento por ele. |O segundo livro é todo explorando o fingimento do namoro, um possível namoro de verdade (será?) e as muitas inseguranças típicas de relacionamento adolescente.

No terceiro e último livro, um ano se passa, Lara Jean e Peter estão no último ano do colegial, o mais importante e decisivo de todos! O foco aqui é a própria protagonista, diferente dos outros livros que tinham um enfoque mais voltado para seus relacionamentos.
"Não sei o que há depois da curva, mas vou acreditar que é algo melhor."
Resumindo este livro em palavras-chaves, eu destacaria: amor, recomeços e amadurecimento. Lara Jean agora não é mais aquela garota bobinha que precisou aprender a conviver com as dificuldades da vida sem a ajuda da mãe e agora também sem a ajuda da irmã mais velha, que foi fazer faculdade fora da cidade. Ela agora é uma moça muito madura, decidida e, como qualquer garota do último ano do ensino médio, quer aproveitar seus últimos momentos com os amigos antigos, as viagens da escola e a festa de formatura, enquanto espera, com apreensão e ansiedade, as cartas de aceitação das universidades nas quais se inscreveu.

Peter, por ser atleta, já está com a vaga garantida na universidade dos sonhos, a UVA, universidade em que Lara também se inscreveu, por ser na cidade, perto da sua casa, e, é claro, porque é onde Peter estará. Mas algo inesperado acontece e ela terá que rever suas escolhas.

O que mais gostei nessa série é que Lara Jean é muito parecida comigo: muito família, ligada aos princípios ensinados pelo pai, muito companheira, com uma dose de romantismo um pouco além da conta, ama cozinhar e fazer artesanato. Ela se entrega a essas paixões para se distrair dos assuntos mais sérios de modo que aproveita o fato de que o pai está preste a casar para desviar o foco da sua atenção das inseguranças da vida.

Quando digo que ela é parecida comigo, ela é tipo muito mesmo. E achei isso impressionante como, na minha adolescência, pensei como Lara e até fiz muitas das coisas que ela fez. Ao ler o livro, me deparei com situações em que eu dizia: "Não faça isso, Larinha! Não siga por esse caminho!" e fiquei feliz demais da conta por ver que de alguma forma a autora parece que me ouviu!
“Mas parece que tudo ao meu redor está mudando de formas inesperadas, quando eu só queria que permanecesse igual.”
Como toda a série, este livro é fluido, leve e envolvente, daqueles de ler em uma sentada e morrer de amores.

Super indico!!

Depois me conta o que achou.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário