sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Desafio Skoob Setembro: Quem você é? (Carla Cristina Ferreira)

Nossa avaliação - 8.5

Dando continuidade ao desafio do Skoob deste mês, hoje é a vez de trazer mais um livro de Tess Gerritsen: “Dublê de Corpo”, o quarto livro da série Rizzoli & Isle, publicado pela Editora Record.

Para quem pensou que a detetive Jane Rizzoli iria sair de cena por causa de sua atual condição, se engalou; Rizzoli continua tão obstinada em capturar os criminosos quanto antes. Porém, desta vez, a trama tem foco na Rainha dos Mortos, a Dra. Maura Isles, que passou a ter um pouco mais de destaque em “O Pecador” e agora retorna para desvendar um pouco do seu passado.

Maura se surpreende ao retornar de viagem e encontrar a polícia em sua rua, investigando um curioso homicídio: a vítima é idêntica à própria Rainha dos Mortos. A misteriosa ‘dublê de corpo’ acaba se confirmando sua irmã gêmea, levando Maura e Jane não apenas em busca do assassino, mas a uma torturante viagem a verdadeira origem de Maura.

Criada como filha única, mesmo descobrindo posteriormente que era adotada, Isles começa a questionar o rumo que sua vida tomou e se há alguma explicação genética para isso. Ela precisa descobrir quem ela é, mas para isso precisará descobrir uma dura verdade sobre seus pais biológicos.

A trama se complica quando, ao seguir os passos de sua falecida irmã, Maura acaba desenterrado mais do que o seu passado: duas ossadas são encontradas próximas à casa que pertencera a sua família. A situação se piora quando o responsável por tal crime não apenas cometeu outros assassinatos como ainda continua na ativa.

Foi interessante conhecer um pouco mais desta mulher de aço e supostamente inatingível e ver até que ponto o passado e as origens definem quem você é ou poderia ser. Interessante também foi acompanhar “as privações” pelas quais Jane teve que passar no seu atual estado e como em parte acabei de identificando com ela: a sensibilidade, as mudanças corporais...

Mas o mais importante foi acompanhar o desenrolar de dois crimes distintos e em como eles acabaram se conectando, embora não se perceba isso durante a leitura. Talvez o único ponto, não necessariamente negativo, mas pelo qual esperava um desfecho diferente, tenha sido com relação ao desfecho escolhido para o serial killer. Não me entendam mal, gostei do fim dado por Gerritsen, mas confesso que esperava uma participação maior, principalmente de Rizzoli, ao capturar o assassino.

Se você ainda não leu os demais livros da série Rizzoli & Isles, confira abaixo a resenha dos volumes anteriores:

“O Cirurgião” – livro 01
“O Dominador” – livro 02
“O Pecador” – livro 03


No mais, rumo ao quinto livro, pessoal! 


3 comentários:

  1. Eu já li o livro 1 e o 2 e gostei muito, tenho que dar prosseguimento na leitura dessa serie que até onde eu li é muito boa. Adorei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua sim, Kelly. A cada livro a história vai ficando melhor!! :-)
      Beijos!

      Excluir