sexta-feira, 2 de maio de 2014

Assassinatos, investigação e muitos detalhes nesse thriller policial (Aline Basilio)


Nossa avaliação - 8.5
No livro “O Tribunal das Almas”, Donato Carrisi desenvolve uma história com muitas reviravoltas e diversos personagens. Tudo começa com o desaparecimento de Lara, uma jovem estudante de arquitetura que mora sozinha. Porém, um detalhe é primordial: a porta do seu apartamento estava trancada por dentro. Como Lara saiu do apartamento? Como alguém entrou e a levou embora?

Marcus fica instigado com o fato e começa a investigar e, embora não seja policial, ele possui um talento surpreendente para desvendar cenas de crimes, um talento desenvolvido ao longo dos anos. Ele investiga as cenas para avaliar a presença do Mal nas pessoas, mas há pouco tempo Marcus perdeu a memória em um acidente e precisa recobrá-la antes de mais nada.

De outro lado, Sandra Veja, fotógrafa criminal tenta lidar com a morte mal explicada de seu marido David há cinco meses. Certo dia, Sandra recebe um telefone que a deixa intrigada e ela decide investigar, mas o que essas duas histórias têm em comum?

"- Às vezes, gostaríamos que a realidade fosse diferente. E se não podemos mudar as coisas, então pomo-nos a explicá-las à nossa maneira. Mas nem sempre conseguimos."

Durante a leitura do livro as histórias vão se aproximando uma da outra de forma bem interessante, nos deixando curiosos e vidrados na leitura. Embora o desenvolvimento da história seja, para mim, um pouco confuso, às vezes no passado e outras no presente, e ainda com muitas personagens envolvidas, ainda sim a leitura valeu a pena.

Acho que eu me perdi, algumas partes não fizeram sentido... Mas, nada que desmereça a leitura. E, fica um mistério no ar, será que esse livro terá continuação?

"Crer em Deus não significa necessariamente amá-lo. (...) A nossa relação com ele baseia-se na esperança de que haja alguma coisa depois da morte. Mas, se não houvesse vida eterna, amaríamos de igual forma o Deus que nos criou? (...) Eu acredito que existe um Criador, mas não alguma coisa depois desta vida. Por isso, sinto-me autorizado a odiá-lo."

Vamos conhecer um pouco sobre o autor:

Donato Carrisi nasceu em 1973 em Martina Franca (Itália). Licenciado em Direito, especializou-se depois em Criminologia e Ciências do Comportamento com uma tese sobre um dos mais terríveis serial killers italianos, o "Monstro de Foligno".

Dedica-se, desde 1999, à carreira de argumentista de cinema e televisão, tendo sido co-autor de algumas séries e filmes premiados. "O Aliciador", seu primeiro livro, publicado em 2009, ganhou diversos prêmios internacionais de Literatura e foi publicado em mais de 30 países. Aqui no Brasil, Donato Carrisi (ou D. Carrisi) teve seus dois livros publicados pela Editora Record. 

4 comentários:

  1. Quero muito ler por causa da recomendação de um amigo.
    Espero que eu goste!
    Bjs, Aline!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro aqui, mas na verdade eu nunca tive muito interesse em lê-lo, mas a sua resenha me deixou curiosa, assim que eu colocar minhas series e desafios de leitura em ordem eu irei ler.
    Ótima resenha Aline, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kelly! Leia e depois nos conte o que achou.
      Bjnhs

      Excluir