quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Eis que chega a Trilogia da Névoa (Carla Cristina Ferreira)



Nossa avaliação - 8.0
No ano passado a Rê e eu conseguimos o pdf traduzido do livro infanto-juvenil de “O Príncipe da Névoa”, de Carlos Ruiz Zafón, e até já falamos sobre ele rapidamente em um post especial só sobre o autor. Mas agora, finalmente, a Suma das Letras traduziu o primeiro volume da Trilogia da Névoa e já prometeu que os outros os volumes, “O Palácio da Meia-noite” e “As Luzes de Setembro”, serão publicando ainda este ano! \o/

“O Príncipe da Névoa” conta a história da família Carver que, fugindo da guerra, decide sair da cidade em direção ao litoral. Lá a família fixa residência na antiga casa dos Fleischman que foram abatidos por uma catástrofe há alguns anos atrás: o único filho do casal, Jacob, morreu afogado naquela praia.

Explorando o local, Max – um menino de 13 anos – encontra um sinistro jardim de estátuas, que vive encoberto de uma estranha névoa; no centro do jardim a estátua de um palhaço que faz arrepiar os pelos da nunca e que tira o sono de qualquer um.

Max acaba conhecendo Roland e juntos passam a descobrir as peças para o mistério que ronda um navio naufragado, o avô de Roland e o Príncipe da Névoa. A partir daí, a história vai ficando cada vez mais envolvente, principalmente quando descobrimos que o Príncipe é um misterioso personagem que concede um desejo a pessoa. Mas nada é de graça nessa vida, não é mesmo?

A marca de Zafón continua presente: a atmosfera sinistra, misteriosa e fantástica; apenas um tom abaixo de “Marina”, o livro surpreende tanto como os demais e sempre ficamos com aquela pergunta em mente “mas quem disse que esse livro é infantil?” Na verdade, como o próprio Zafón explica, “O Príncipe da Névoa” e “Marina” são livros que o autor gostaria de ter lido quando era jovem (entre 13 e 16 anos) e por isso ele define esses livros como “juvenis”.

Engraçado que após a segunda leitura do livro, achei a história mais empolgante do que antes e fiquei com uma pena enorme de ele ter apenas 180 páginas. O jeito agora é esperar pelo lançamento dos outros volumes dessa fantástica história.


6 comentários:

  1. Eu quero ler.....
    Fiquei triste quando descobri que os posts serão apenas segunda e quinta :( Magoei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Aline, precisamos que o pessoal participe mais, comente e tal. Agradecemos muito você por estar sempre aqui nos dando aquela força!
      Se os comentários aumentarem, voltaremos com nossas 3 publicações semanais.

      Beijos.

      Quanto ao livro, o que dizer? Amo Zafón!

      Excluir
    2. A dica boa é que na FNAC o livro está com 20% de desconto de lançamento e sai a R$20,00!

      Excluir
  2. Tenho todos os livros do Zafón, com exceção da Trilogia da Névoa. Não vejo a hora de comprar o primeiro volume! Adorei a tua resenha e estou louco para ler o livro. Gosto muito do estilo do Zafón, notadamente pelos aspectos tu colocaste: "a atmosfera sinistra, misteriosa e fantástica" que ele cria, de forma simples, mas perfeita. A Sombra do Vento é, certamente, o meu livro favorito, dentre todos, não somente do Zafón. Foi aquele que eu adotei; ou melhor, como já diz o autor, aquele que me adotou. "(...) poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que
    realmente abre caminho até ao seu coração. Aquelas primeiras imagens, o eco dessas palavras que julgamos ter deixado para trás, acompanham-nos toda a vida e esculpem um palácio na nossa memória ao qual, mais tarde ou mais cedo - não importa quantos livros leiamos, quantos mundos descubramos, tudo quanto aprendamos ou esqueçamos -, vamos regressar. Para mim aquelas páginas enfeitiçadas serão sempre as que encontrei
    entre os corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos". Parece que esse trecho foi para mim. Ou melhor, parece, até, que foi feito por mim. É exatamente o que sinto quando penso na Sombra do Vento. "Marina" é, também, um livro muito bom. Todos são. Penso que é o estilo dele que me cativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que eu fosse gostar mais de "O Jogo do Anjo", mas concordo com vc, meu preferido ainda é "A Sombra do Vento", seguido de "Marina" e de toda A Trilogia da Névoa!

      Excluir