sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Será o fim do começo ou o começo do fim? (Renata Lima)


Antes de começar a resenha, vou logo dizendo que sou fã do autor e por mais que ele me decepcione, não sei meter o malho nele, então vamos adiante! 

Nossa Avaliação: 90
"A Fúria" é parte integrante da duologia com o mesmo nome que tem como segundo livro "A Tempestade", que resenharei para vocês daqui a 15 dias. O livro do excepcional autor da série A Fuga de Furnace, Alexander Gordon Smith, foi publicado aqui no Brasil em livro físico e e-book também pela Editora Benvirá!

No primeiro livro da duologia, conhecemos os personagens principais Daisy, Cal e Brick. Nossos três mocinhos, que não se conhecem e moram em lugares diferentes, notam que as pessoas ao seu redor do nada começam a ter atitudes violentas para com eles. Daisy, uma menina de 13 anos, toma uma cusparada na cara de um parceiro de teatro, Cal, o astro de futebol do colégio, é hostilizado, e perseguido por colegas e funcionários da escola, Brick é ferozmente atacado pela própria namorada.

Sendo assim, os jovens, e outras pessoas ao redor do mundo, são obrigados a se esconder e Brick abre um fórum para buscar entender o que está acontecendo e verificar se há outras pessoas na mesma situação que ele. Alvo de chacota online, Brick resolve se exilar em uma parque de diversões desativado até que recebe uma mensagem de Cal, afirmando que a mesma coisa está acontecendo com ele. Mas o que é isso? Um ataque terrorista? Uma doença? Os dois combinam um encontro na área próxima ao parque onde Brick está escondido.

Ao mesmo tempo, um inspetor da Scotland Yard, Alan Murdoch, é chamado ao necrotério para verificar algo bastante incomum: um corpo foi encontrado, mas apesar de clinicamente morto o cadáver ainda respira sem ajuda de qualquer aparelho. O problema é que o ar que esse cadáver inspira não vai para os pulmões, simplesmente desaparece sem qualquer explicação e os legistas estão apavorados.

Voltando para nossos heróis, Cal está a caminho do local que Brick indicou no fórum quando algo faz com que ele saia da estrada e acabe parando na cidade de Daisy e consiga resgatá-la de ser morta por vizinhos e policiais. Mesmo traumatizada, Daisy aceita a ajuda de Cal e em pouco tempo descobre que além de Cal ela consegue "sentir" e se "comunicar" com Brick. Ela sabe que pode confiar nos dois rapazes e, quando os três finalmente se encontram, apesar de um problema inicial, eles precisam descobrir porque o mundo inteiro parece estar contra eles!

Como eu disse no início, sou suspeita. A capa do livro é tudo de bom e o livro ótimo, muito bem escrito, cheio de aventuras e momentos "ai, meu Deus!". Só que uma coisa me tirou um pouco a atenção: eu ficava o tempo todo me perguntando onde o autor iria parar com tudo aquilo. Se ele conseguiria amarrar as histórias direitinho, se haveria uma explicação plausível para a Fúria. Por um lado, adorei de verdade, por outro fiquei bem preocupada com o desfecho de tantos personagens e da história como um todo.

A dica por enquanto é: leiam esse livro, sofram com os personagem, preocupem-se com o fim, como eu. Vale a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário