sexta-feira, 23 de novembro de 2018

As mulheres também podem mudar o mundo!!! (Lucyclenia)

Olá, meus amigos!!!

Hoje decidir trazer pra vocês um livro considerado por mim um dos melhores do ano! Foi acabar o livro e vir correndo contar minha experiência a vocês!

Nossa avaliação: 100
O livro da vez é "Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes 1", composto por pequenas narrativas em forma de fábulas, aquelas narrativas curtas escritas em prosa ou versos, comumente encontrada na literatura infantil. Nestas fábulas estão as histórias de cem mulheres inspiradoras e extraordinárias. 

Escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo e publicado aqui no Brasil pela V&R Editoras, o livro também contou com a participação e contribuição de sessenta mulheres ilustradoras que juntas acrescentaram um toque mais que especial ao livro.

"Que essas valentes mulheres inspirem vocês. Que os retratos delas imprimam em nossas filhas e filhos a profunda convicção de que a beleza se manifesta em todas as formas, cores e idades. Em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir."
Com uma linguagem bem acessível, o livro traz biografias de uma pagina só que vêm acompanhadas de uma ilustração da pessoa cuja história está sendo contada e de elementos que nos remetem aos seus feitos. São histórias de inspiração e superação que incentivam meninas de pouca idade, e meninas-mulheres que todas temos dentro de nós, a não abrir mão de sonhos e projetos e a exercitar a autoconfiança.

É importante notar que desde a infância lemos livros em que os protagonistas são sempre masculinos: príncipes, guerreiros, reis, médicos, inventores, artistas, escritores, enquanto a mulher está sempre colocada no papel da mocinha indefesa, que necessita ser salva por um desses protagonistas. Já neste livro, conhecemos mulheres revolucionárias, aventureiras, que usam as roupas que querem, guerreiras, rainhas, médicas, engenheiras, enfermeiras, astronautas, bailarinas, surfistas, aquelas que empunharam espadas e mudaram o mundo com suas próprias mãos.

Particularmente, eu desconhecia a história de muitas dessas mulheres, porém tinha ciência de que grandes histórias sempre são recheadas de inúmeras dificuldades, sendo - nesse contexto - a maior delas o preconceito machista de que "mulher não pode isso ou aquilo" ou "aqui não é lugar de mulher" ou até mesmo "isso não é trabalho de mulher". Mas essas opiniões só serviram para engrandeceram ainda mais o enredo e comprovar que mulher pode sim ser e fazer o que quiser.

Um livro incrível, inspirador e muito pertinente para os dias atuais! Apenas leiam!

“Para as garotas rebeldes de todo o mundo:
Sonhe grande
Mire distante
Lute com bravura
E, na dúvida, lembre-se:
Você está certa.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário