quinta-feira, 24 de março de 2016

"Para vencer na vida exija muito de si e pouco dos outros" (Lucyclenia)

Eis o primeiro romance do Augusto Cury: "O Futuro da Humanidade".

Com uma abordagem fascinante e de forma envolvente, aprendemos a mais uma vez deixar o preconceito de lado e dar valor às coisas simples da vida.

Nossa avaliação: 10.0
Conhecemos Marco Polo, um estudante de Medicina, cheio de expectativas e sonhos que, em seu primeiro dia de aula de anatomia, se choca com a dura realidade: ao confrontar o professor a respeito da história dos cadáveres que estão sendo expostos, o professor, sem a menor ética profissional, o humilha na frente de todos e o desafia a encontrar a identidade de um dos cadáveres sozinho.

Em sua busca, ele descobre que aqueles corpos são de indigentes, moradores de rua e até portadores de doenças mentais que ao morrerem tiveram seus corpos doados para as universidades. Mas Polo achou isso tão vago que decidiu ir mais além em sua pesquisa.

Em uma praça ele conhece Falcão, um  mendigo que pregava gentileza e dizia certas verdades a quem passasse, porém poucos lhe davam ouvidos. Com o passar dos dias, Falcão e Marco Polo tornam-se amigos e ouvindo a história de vida do amigo, Marco toma conhecimento de que ele era um filósofo e professor altamente inteligente, mas que se entregou à depressão ao ser traído pela esposo o que levou a também ser expulso dá docência.

Seu sogro alegando que sua doença mental seria passada para o filho, o proibiu de ver a criança, o seu "pupilo", como carinhosamente era chamado. Por esse motivo, Falcão se entregou ainda mais à depressão e decidiu partir e viver como andarilho.

Nas ruas, Falcão conhece o Poeta da Vida, um mendigo médico que após perder esposa e filhos em um acidente ficou com um nível elevado de depressão e também se tornou andarilho.

Um dos objetivos deste livro é nos fazer questionar certas coisas. Como universitária, me questionei o que "eu" estou fazendo em prol da sociedade, o que posso oferecer e se o que já estou há quatro anos estudando tem me preparado apenas para o sucesso ou também para a vida e os fracassos.

"Ser Feliz é ser capaz de dizer 'eu errei' e ter sensibilidade para falar 'eu preciso de você; é ter a ousadia para dizer 'eu te amo' "

Cury nos apresentou sua teoria de forma clara e evidente, com dados e fatos por muitos desconhecidos, mas comuns para as pessoas da área da saúde, mas de fácil entendimento, não se preocupem.

Uma história que acima de tudo fala do amor, da amizade, solidariedade, empatia, do respeito com o próximo.

Leitura rápida e leve que nos traz conhecimento e experiencia para o resto da vida.

Este é o primeiro livro classificado por mim como favorito de 2016. Um livro que deveriam ser lido por todos, inclusive profissionais de saúde que muitas e muitas vezes deixam as emoções de lado e se tornam frios e carrascos.

Boa leitura.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário