terça-feira, 8 de setembro de 2015

Quando um livro não é o que parece. (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 4.0
O livro "A Febre" de Megan Abbott, lançado aqui no Brasil pela Intrínseca, afirma ser baseado em uma história real. O que aconteceu foi que algumas jovens passaram mal e manifestaram sintomas como desmaios e tonturas em Nova York depois de tomarem doses da vacina contra o vírus HPV. Obviamente, a autora pegou esse fato e o dramatizou, tentando desenvolver uma história de suspense e drama.

Na trama, jovens do Ensino Médio da Escola de Dryden passam mal dentro da escola. Algumas têm convulsões, confusão mental, desmaios e quedas. As personagens principais são Deenie, Lise e Gabby. Anteriormente um trio inseparável, as meninas se afastaram um pouco depois da adolescência e escondem segredos umas das outras e quando Lise sofre um surto em sala, todas começam a rememorar fatos ocorridos nos últimos meses, entre eles uma visita ao rio contaminado e algumas iniciações sexuais.

Quando outras meninas começam a manifestar sintomas semelhantes aos de Lise, Deenie, seu pai, o professor de química do colégio, e seu irmão, um jogador popular da escola, começam a especular os motivos dos ataques, oferecendo uma perspectiva mais ampla dos desdobramentos desses ataques - a reação dos pais, da imprensa, dos médicos.

Incitados por uma das mães, que acredita que a vacina contra HPV trouxe malefícios para a filha, os pais ficam apavorados e a comunidade de Dryden fica em polvorosa. Entretanto, algumas meninas parecem saber o que está acontecendo e em meio a muitas revelações e muitos segredos guardados, do meio para o final do livro a história vira um livro de suspense.

Infelizmente, na minha opinião, o livro não vai para lugar nenhum. Com tantos personagens, a autora escolheu dar voz a três personagens de uma mesma família! O pai de Deenie passa o tempo todo remoendo a traição da esposa, o irmão de Deenie passa o tempo todo tentando investigar quem dormiu com a melhor amiga de Deenie para elucidar um boato de que seria ele, e a própria Deenie, que deveria ter tantos segredos para revelar, fica correndo de um lado para o outro entrando e saindo do hospital, entrando e saindo de casa, tentando e não conseguindo encontrar respostas junto às amigas.

E quando você acha que tudo vai ser finalmente esclarecido, não é. Fica uma resposta meio no ar, sem muita explicação. Era a vacina, era a poluição, era uma histeria psicológica, era um esporo alienígena. Realmente, não entendi qual foi a desse livro e confesso que eu só li por causa da capa e da sinopse, que me pareceu bem interessante.

Você já leu?

Deixe aqui um comentário pra gente!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário