quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Aprendendo a viver com um ser mais que extraordinário... (Lucyclenia)


Olá, queridos leitores.

Será que vou conseguir resenhar essa série sem dar nenhum spoiler? Veremos.

Nossa Avaliação - 100
Hoje iremos falar de uma série que mexeu muito comigo, apresento a vocês Extraordinário da R. J. Palacio.
Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.
August Pullman é uma criança especial, não apenas pela síndrome genética que lhe causou uma deformidade especial, que necessitou de diversas cirurgias e resultou em várias complicações, mas por ser mesmo um exemplo a ser seguido. 

Fã de carteirinha de Star Wars, apesar dos 10 anos, ele é mais maduro que muitas pessoas e tem uma personalidade que cativa a cada ato.

Seu maior desejo é frequentar a escola normalmente e, com sua personalidade impactante, ele acaba conseguindo convencer sua mãe a colocá-lo em uma escola com crianças ditas "normais", sem deficiências. 

Logo, um novo desafio bate à sua porta e ele terá que enfrentar o tão temido bullying. Mas Auggie veio pra nos mostrar uma nova visão de mundo, onde o bullying pode ser superado e transformado em algo muito diferente!

**********************************************************************************************
Nossa Avaliação - 100
Na primeira vez que vi August, bem, tive vontade de cobrir os olhos e sair correndo e gritando. Sei que isso soa cruel, e sinto muito. Mas é verdade. E qualquer um que diga que não teve a mesma reação quando viu Auggie Pullman pela primeira vez não está sendo honesto. Sério.
Dividido em duas partes: na primeira Julian explica seus motivos de ter praticado bullying, já na segunda ele viaja para a casa da sua avó e lá muda seu ponto de vista e passa a se redimir.

Não posso dizer mais nada, senão vai sair spoiler, então vamos para o próximo.

********************************************************************************

Nossa Avaliação - 100
O Sr. Browne é O PROFESSOR, aquele que além do conteúdo programático do ano traz também ensinamentos para a vida, que contribui de forma ímpar para a formação dos adultos que seus alunos serão no futuro.

Anos atrás o Sr. Browne conheceu o escritor Thomas Borwne o qual lhe apresentou o primeiro preceito de sua vida:
Carregamos dentro de nós as coisas extraordinárias que procuramos a nossa volta
Essa foi a forma que ele encontrou para chamar a atenção de todas as suas turmas enquanto ainda estagiava. Depois deste dia, ele passou a colecionar não só os seus preceitos, mas também os de seus alunos. Ele sempre guardava tudo com o maior carinho até que o Sr. Buzanfa, diretor da escola, o incentivou a transformá-los em um livro e foi assim que surgiu o "365 dias Extraordinários".

*******************************************************************************************************

E enfim, chegamos ao fim dessa série mais que especial, EXTRAORDINÁRIA com todas as letras. 

Em todos os livros dessa série abordamos temas bastante polêmicos do dia a dia infanto-juvenil, vivenciamos a perda, o bullying e o preconceito. 

Nossa avaliação - 100
Aqui acompanhamos Christopher por 24 horas. Chris, o único e melhor amigo do Auggie, um garotinho de 10 anos, está aprendendo a lidar com a possível separação dos pais e a distância do melhor amigo.

Ambos se conhecem desde os primeiros dias de vida, pois suas mães já eram melhores amigas. Antes de nascerem suas mães formaram um grupo de mães grávidas onde passeavam e trocavam experiências, porém após o nascimento muitas mães se sentiram desconfortáveis com a aparência de Auggie, desfazendo o grupo.

Diferentemente de todos, Chris não se importava com a aparência do amigo! Eles brincavam juntos todos os dias e qualquer tempo juntos era diversão garantida.

Chris se mudou, seus pais se separaram e com o passar dos dias os amigos foram se separando. Mas com a partida da cadela de Auggie, Darth Daisy, Chris passou a relembrar momentos únicos vivenciados com o amigo. Será que ambos darão uma segunda chance a está amizade tão bonita?

Nem preciso dizer nada. Simplesmente perfeito. Super leve, divertido, fácil de ler e bastante reflexivo. Estes livros deveriam ser leitura obrigatória em todas as escolas, sinceramente.

Super recomendados!

Até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário