terça-feira, 4 de agosto de 2015

Quando o amor vale a pena! (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 9.0
"O Rosto que Precede o Sonho" de Maurício Gomyde conta a história de Tomas, um músico de trilhas sonoras relativamente famoso e financeiramente estável que leva a vida como se não houvesse amanhã. Tomas não faz planos. Em seu barco, ancorado em um píer de Brasília, ele vive um dia de cada vez.  

Ao descobrir que estava sendo traído pela ex-namorada e que ela já está até de casamento marcado com outro, Tomas vai afogar as mágoas no sebo do amigo BJ. Lá, ele disputa vinis de rock com uma desconhecida que posteriormente descobrirá se chamar Aurora, fotógrafa da National Geographic que está na cidade para visitar o pai e fazer fotos de borboletas.

O desenvolvimento da relação de Tomas e Aurora é muito interessante, principalmente porque se dá diante de nossos olhos, assim como as relações de Tomas com seus amigos e condôminos. E apesar da história de vida triste de Tomas - seus pais morreram em um acidente aéreo - ele é uma pessoa relativamente otimista, divertida, interessante, talentosa.

Ao receber o convite de participar de uma trilha sonora internacional, Tomas, que já não trabalhava há algum tempo, precisa da inspiração e encontra isso em Aurora e em sua paixão pela fotografia e pelas borboletas. Como acredita em sinais do universo, Tomas começa a achar que a entrada de Aurora em sua vida tem algo de sobrenatural.

O livro todo é regado de referências musicais, nomes de cantores, de músicas, de bandas, de artistas, a maioria do universo do rock, o que torna a leitura bem legal. É interessante lermos nas entrelinhas das canções escolhidas porque elas terão tudo a ver com o momento narrado ou com o futuro de Tomas.

E por falar em futuro, minha única crítica ao livro é essa: o final é bem previsível, mas não menos emocionante por isso. Vou dizer duas palavrinhas que vão resumir tudo: Nicholas Sparks.

Fora isso, os livros do Gomyde são realmente encantadores, mas o meu preferido ainda é "A Máquina de Contar Histórias"!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Sou muito fã ddo maurício Gomyde! Ele é um querido, além de muito competente.
    Eu tbe gostei muito dos dois que vc citou, além de Ainda Nao te Disse Nada e Dias Melhores pra Sempre :)
    Adorei a resenha, querida
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir