terça-feira, 16 de junho de 2015

Há males que vem para o bem... (Lucyclenia)


Hoje vim resenhar pra vocês o livro "As Lembranças de Alice" que conheci através do Blog da Clauo e sem dúvida está na lista dos melhores já lidos por mim este ano.

Nossa avaliação: 10.0
Em uma manhã comum de sexta-feira, durante uma aula de step na academia, Alice Love escorrega e bate a cabeça com muita força. De repente, Alice acorda de um sonho em um lugar desconhecido e se vê rodeada de pessoas que ela não reconhece, mas que sabem seu nome e lhe dizem coisas que para ela não fazem sentido algum. As únicas coisas das quais ela tem absoluta certeza é de que está gravida de seu primeiro filho e que é apaixonada pelo seu marido Nick. 

Após ser socorrida, já no hospital, Alice, com a ajuda de sua irmã Elizabeth, descobre que não tem 29 anos como imaginava e sim 39, que já tem três filhos e que está em um processo de divórcio complicado com Nick; ou seja, ela perdeu a memória dos últimos 10 anos de sua vida!
– Quantos anos você tem, Alice?
– Tenho vinte e nove, Jane. – Alice estava irritada pelo tom dramático de Jane. Onde estaria querendo chegar? – A mesma idade que você.
Jane se sentou, encostou e olhou, triunfante.
Ela disse:
– Acabo de receber um convite para seu aniversário de quarenta anos.
Em 1998, (ano em que Alice acredita está) ela era ainda apenas uma jovem. Com 28 anos, ela era engraçada, amorosa, destrambelhada, fácil de amar. Tinha acabado de se casar com o amor de sua vida, um rapaz extremamente simpático, gentil e amoroso, estava grávida de seu primeiro bebê e sua irmã Elizabeth era sua melhor amiga. 

Agora, quase aos 40, Alice é uma mulher fria, poderosa, rica, excessivamente organizada e divorciada. E pior ainda agora ela é odiada pelo marido, invejada pelas colegas, não tem amizades verdadeiras e está quase louca. Sua irmã, que das duas era a mais controladora, hoje já na quarta tentativa de engravidar, beirando também à loucura. Essa nova vida fora dos trilhos é apenas um sonho (ou pesadelo)? O que aconteceu ao longo dos anos que a transformou tanto?

Aos poucos, familiares vão narrando fatos e acontecimentos que ocorreram nos últimos 10 anos, mas para Alice é como se eles estivessem falando de outra pessoa e não dela! Reapresentada aos filhos, ela se pergunta o que tornou o seu relacionamento com Nick tão agressivo. Agoniada, a pergunta que não se cala na mente de Alice é "será que em algum momento irei recuperar a memória desses anos perdidos?".

O livro intercala a narrativa de Alice, o diário feito para o terapeuta de Elizabeth e relatos que Frannie, a avó de consideração de Alice, posta em seu blog. A cada nova página Alice descobre e se lembra de pequenos detalhes, o que me deixou a indagar o tempo todo se ela conseguiria lembrar de tudo de uma vez. Será que este casamento teve mesmo fim? Será que a Alice vai conseguir reconquistar seu grande e único amor?

Um livro bem leve, interessante, gostoso de ler. Drama, romance e comédia, tudo em um só lugar.

Super indico.

Até a próxima.

Um comentário:


  1. Que legal Renata! Que bom que gostou da dica. eu tbe amei o livro! Quero ler os outros dela, além do Segredo do Meu Marido, que também gostei muito <3
    Bjks mil

    ResponderExcluir