sexta-feira, 1 de maio de 2015

O Mestre do Terror em mais um livro de contos! (Renata Lima)



Nesse mês de abril foi lançado pela Suma de Letras o novo livro de contos de Stephen King chamado "Escuridão Total Sem Estrelas". Como contos são mais rápidos pra ler, eu voltei a deixar para trás os livros anteriores do King que eu ainda não li (sim, sou uma Kingmaníaca de araque) e pegar logo esse e, claro, não me arrependi nem um pouco!

Para quem já está acostumado, os contos do King são contos grandes, acho que os menores estão nos dois volumes de "Pesadelos e Paisagens Noturnas", então não devem se assustar ao saberem que nas 392 páginas têm apenas 4 contos. São eles 1922, O Gigante do Volante, Extensão Justa e Um Bom Casamento.

Nossa Avaliação - 9.0
O primeiro conto, 1922, narra a história de um marido e um filho que, depois de muito discutirem, decidem assassinar a mãe do rapaz por conta de uma briga pela venda das terras dela à uma empresa de grande porte. É um conto angustiante, bem ao estilo Salem's Lot, descritivo, muito bem elaborado, que não deixa furos. Exacerba a ganância da mulher ao mesmo tempo em que também exacerba a pequenez do homem que foi capaz de envolver o próprio filho adolescente em um crime sórdido. Um dos melhores do livro!

No segundo conto, O Gigante do Volante, uma jovem escritora de livros policiais cuja personagem principal já é uma idosa é convidada para ser palestrante em uma cidadezinha do interior. Na volta para casa, Tess é indicada a pegar um desvio e se vê no meio de uma estrada deserta com madeiras cheias de pregos no meio do caminhinho. Com o pneu estourado e sem ter para onde ir, Tess é auxiliada pelo Gigante, mas ele a estupra, tenta matá-la e joga seu corpo aparentemente sem vida em um cano de esgoto junto com outros restos mortais. Viva, Tess precisa lutar para manter sua sanidade e decidir o que fazer quanto ao episódio! Um conto também angustiante que me prendeu do início ao fim, apesar do final ter deixado um pouco a desejar.

O terceiro conto do livro, Extensão Justa, conta a história de Streeter. Abatido por um câncer, Streeter encontra um homem em uma parada na estrada que diz fazer extensões. Com apenas alguns meses de vida, Streeter aceita estender sua vida, alertado de que o peso que o George, o vendedor de extensões, tirará dele precisará ir para outro lugar, o mal precisa ser passado adiante. A pergunta de George é "Há alguém que o senhor odeie, sr. Streeter?" e a resposta de Streeter surpreende: ele odeia o amigo de infância, Tom Goodhugh, que roubou sua namorada, se formou às suas custas, sempre foi mais bonito e bem sucedido que ele e tem uma família linda! Será que o mal de Streeter vai ser passado para Goodhugh? É o menor conto do livro e para mim também foi o mais decepcionante por não ter um final interessante e convincente. Não é de todo ruim, mas tirou uma estrelinha da avaliação total do livro.

O último conto se chama Um Bom Casamento, como o nome já diz, conta a história de um casal em longo casamento de mais de 27 anos. Uma noite, com os filhos já estão crescidos, morando fora de casa, Darcy, a esposa, está sozinha em casa. Seu marido Bob está em mais uma das muitas viagens à trabalho e, ao precisar buscar pilhas na garagem, o recanto masculino de Bob onde ela quase nunca pisa, Darcy descobre um compartimento escondido atrás do rodapé que revela que seu marido não é bem quem ela pensa e que há anos ela vem dividindo a vida com um monstro! Um conto de arrepiar com momentos de susto a la Psicose que mereceu uma adaptação para sair direto em DVD (a versão legendada está disponível pra baixar em alguns sites brasileiros). Claro, a versão não é completamente fiel ao livro e até adicionaram alguns personagens para aumentar o efeito dramático, mas o filme é bom e tem boas interpretações!

No geral o livro é muito bom e recomendo para as pessoas que gostam de suspense e terror, mas atenção, se você não está acostumado com a escrita do King, prepare-se para horas de agonia e desespero! Eu adoro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário