quarta-feira, 11 de março de 2015

Uma carta de amor para o mundo dos livros! (Lucyclenia)


Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo.

Nossa avaliação - 100
Nas primeiras páginas do livro "A Vida do Livreiro A.J. Fikry" de Gabrielle Zevin, somos apresentados ao personagem principal,  A. J. Fikry, um jovem senhor de trinta e nove anos, dono da livraria Island Books na minúscula Alice Island. 

Ele é um velho tão chato, ranzinza e impaciente, que no começo juro que criei uma certa antipatia por ele, mas depois de me aprofundar em sua história foi que entendi o porquê de seu coração tão duro. 

Quase ninguém na cidade se interessa por livros, e A.J. sempre foi visto como uma “pessoa estranha”, impressão essa que ficou ainda mais evidente com a morte de sua esposa Nic, em um acidente de carro.

Por não conseguir superar a perda da esposa, A.J. passa os dias lendo e avaliando livros enviados pelas editoras na companhia de seu vinho preferido, que bebe até perder a consciência. Tudo vai de mal a pior e piora ainda mais quando seu Tamerlane, um livro raríssimo de poemas de Edgar Allan Poe, que ele guardava com o maior cuidado para garantir a sua aposentadoria, desaparece misteriosamente logo após uma dessas noites de bebedeiras.

É interessante notar que, assim como a maioria de nós, leitores, A.J. não gosta de todos os gêneros literários e nem dá chance a novos autores, lendo sempre as mesmas coisas, mas as coisas mudam quando a representante da Editora Piterodactyl, Amelia Loman, chega e põe um fim à sua zona de conforto literária.

Amelia faz mudanças incrivelmente radicais na vida de A.J., mas ela não é responsável por tanta mudança sozinha, ela conta com a ajuda de um pequeno pacote deixado na livraria de A.J., um pequeno pacote que me aprisionou no livro, deixando-o tão mais emocionante, mais alegre, mudando não só a vida de A.J. como a vida de toda a cidade.
Você descobre tudo o que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro preferido?
Como todos sabem, escolho os livros pelas capas. Não li nada sobre, apenas que era muito, muito bom e resolvi conferir. E, nossa, que surpresa! É só começar pra você perceber que Gabrielle Zevin escreveu esse livro para os viciados em livros como todos nós. Assim como em nossas vidas os livros estão presentes em todas as páginas dessa  simples e tão bem escrita história. É definitivamente impossível não se encantar com esta leitura tão gostosa e quando você menos espera o livro já acabou! 

Outra coisa que eu amei é que nenhum ponto aqui ficou sem nó, tudo se encaixa perfeitamente muito bem, inclusive as citações de As crônicas de Nárnia, "Orgulho e Preconceito", "Lolita" e O Senhor dos Anéis. Tudo tão lindo que nos deixa uma lição vida a ser vivida da melhor maneira possível e sempre com um sorriso no rosto. Coisas tristes e ruins acontecem, mas tudo passa, aprenda a agradecer pelos momentos maravilhosos ao lado da família e dos amigos e viva a vida plenamente!
Às vezes os livros só nos encontram no momento certo.
Super recomendo.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário