segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Desafios de Agosto e Surpresas e Maze Runner (Renata Lima)


Oi, gente, vamos falar dos desafios de agosto?

Os livros lidos desse mês estão classificados por cores (em azul o Desafio das Estrelas - no tema principal Estações do Ano, no tema extra livros que tivessem algo a ver com música no enredo, em rosa o Desafio do Skoob - tema bruxas/bruxos, em laranja o Clube dos Livrólatras - livro do mês escolhido por sorteio "Um Caso Perdido" e em preto os que li porque deu vontade). Os que tiverem resenha é só clicar no link para ser direcionado!

  1. "A Proposta" da Katie Ashley - Resenha
  2. "Verão Cruel" da Alyson Nöel - Resenha em breve
  3. "O Pedido" da Katie Ashley - Resenha na semana que vem!
  4. "Os Legados do Número Cinco" do Pittacus Lore - Resenha da Carlinha 
  5. "A Promessa do Tigre" da Colleen Houck - Resenha da Carlinha chegando!
  6. "Se eu Ficar" da Gayle Forman - Resenha
  7. "Na Própria Carne" (Sharp Objects) da Gillian Flynn - Resenha da Aline 
  8. "Um Caso Perdido" (Hopeless #1) da Colleen Hoover - Resenha essa semana!
  9. "A Festa" da Katie Ashley - Resenha na semana que vem!
  10. "Gathering Blue" (o livro #2 do Quarteto Doador, ainda não publicado no Brasil) da Lois Lowry
  11. "Where She Went (o livro #2 da série Se Eu Ficar, que será publicado no Brasil em outubro)
  12. "Losing Hope" (Hopeless #2, ainda não publicado no Brasil) da Colleen Hoover
  13. "Entre o Agora e o Sempre" da J.A. Redmerski - Resenha da Carlinha
  14. "Maybe Someday" da Colleen Hoover
  15. "Messenger" (o livro #3 do Quarteto Doador, ainda não publicado no Brasil) da Lois Lowry
  16. The Lost Files - Return to Paradise do Pittacus Lore
  17. The Lost Files - Five's Betrayal do Pittacus Lore
  18. "Maze Runner - Correr ou Morrer" (Maze Runner #1) do James Dashner - Próxima resenha!!!
  19. "Um Outono em River Falls" do Alexis Aubenque - Resenha em breve
  20. This Girl - (o livro #3 da série Métrica, ainda não publicado no Brasil) da Colleen Hoover
Os cinco estrelas de agosto foram: "Se eu ficar", "Um Caso Perdido",  "Losing Hope" (queria dar 6 estrelas, mas não pode!!!) e "Messenger". Como a proposta do blog é falar apenas dos livros já publicados no Brasil, minha resenha hoje vai ser de "Maze Runner: Correr ou Morrer", mas ainda esse mês eu falo dos outros livros que li em português!


"Maze Runner: Correr ou Morrer" é o primeiro livro da trilogia The Maze Runner escrita por James Dashner. Além dos livros oficiais, há também três livros complementares, um que seria um prólogo da série chamado "Ordem de Extermínio", outro que foi lançado entre o segundo e o terceiro livros chamado "Thomas’s First Memory of the Flare", ainda não publicado no Brasil e o último chamado "Maze Runner: Arquivos" que é uma compilação de documentos, e-mails e relatos. A ordem de lançamento aqui no Brasil é essa da foto abaixo.


No primeiro livro da série, conhecemos Thomas, um jovem que não tem memória e simplesmente acorda dentro de um elevador em uma espécie de campo chamado de Clareira. Lá, ele encontra outros jovens como ele que passaram pela mesma experiência, alguns até mais jovens que ele, como Chuck, que tem apenas 12 anos e passa a ser uma espécie de "guia" para Thomas e é quem o apresenta à Clareira e aos demais habitantes do local, também chamados de "clareanos".

Nossa Avaliação - 8.0
Confuso de início, Thomas precisa urgentemente se adaptar, mas ao ouvir os gritos de um jovem passando pelo que os clareanos chamam de Transformação depois de ser picado por um Verdugo, insetos mecânicos que vivem do lado de fora das paredes de pedra, ele se vê envolvido situações um tanto estranhas. Ben, o rapaz que está passando pela Transformação, enlouquece e faz afirmações um tanto desconexas dizendo que já conhece Thomas e que ele é um dos responsáveis por toda a situação que os meninos estão passando, presos no Labirinto. Mas Ben está tão fora de si que é expulso da Clareira, condenado a viver do lado de fora das paredes que se fecham todos os dias.

Mas eis que no dia seguinte da chegada de Thomas, algo inédito acontece: o elevador traz outro novato, dessa vez uma jovem que antes de desmaiar diz apenas uma frase: "tudo vai mudar" e em sua mão há um bilhete que diz "Ela é a última". E todo o problema começa quando Thomas acha que aquela garota lhe é muito familiar, assim como alguns elementos da Clareira.

Obrigado a se adaptar aos trabalhos desse novo mundo e sem poder falar com a garota, agora em coma, Thomas passa por uma espécie de integração, cada dia se juntando a um grupo de serviço, mas tudo que ele quer é ser um Corredor e percorrer o Labirinto do lado fora da Clareira em busca de uma saída e, quem sabe assim encontrar respostas que curem sua perda de memória.

Ao integrar-se mais com os Encarregados, entre eles Newt, Gally, Alby e Minho, líder dos corredores, Thomas passa a ser admirado por alguns e odiado por outros, mas nenhum deles ousa questionar a habilidade e a coragem que o rapaz tem para o trabalho de Corredor. Além de tudo, Thomas é um questionador e está sempre tentando achar respostas e contrariar as regras impostas pelos Criadores, as pessoas que idealizaram todo o Labirinto e que enviavam os mantimentos e os garotos com um intervalo de tempo determinado.

Mas as coisas estão prestes a mudar e, com a chegada da garota, os clareanos vão precisar se reorganizar e criar suas próprias regras para lidar com a situação que lhes é imposta.

Ao contrário de Jogos Vorazes e de outras distopias, confesso que o livro não me ganhou em um primeiro momento. A verdade é que eu já tinha tentado ler o livro duas vezes antes, mas sempre parava achando que ele não estava me interessando. Confesso ainda que eu só peguei o livro para ler esse mês porque a adaptação está chegando agora em setembro e eu sou dessas que não gosta de ver o filme sem ter lido o livro - salvo raras exceções, principalmente quando eu não sei que o filme é adaptado de um livro!

A história não é necessariamente nova, principalmente por se tratar de uma distopia, mas o diferencial de "Maze Runner", pelo menos para mim, é o fato de que esses jovens não têm memória e mesmo assim se adaptaram à reclusão, seguem todas as regras e são lembrados a todo o instante o que acontece com quem ousa desobedecer. Do começo ao meio do livro fiquei achando a falta de questionamento muito chato, mas depois me lembrei de como nós mesmos somos condicionados a certas atitudes, a certas convenções, ao conjunto de "regras" que nos permite viver em Sociedade. Ao abstrair dessas coisas, do meio para o final, eu já estava apaixonada pelos personagens, torcendo para que o desenrolar das revelações se desse de forma clara e que nenhum dos meus queridinhos enfrentasse um Verdugo e morresse nos meios das paredes de pedra do Labirinto.

Não vou dizer que amei o livro porque não chega a tanto, mas achei bem narrado, bem escrito, interessante e acima de tudo achei os personagens bem construídos. São todos meninos e apesar de um ou outro dar uma de "macho alfa" todos têm as suas fraquezas e seus momentos de "quero a minha casa, os meus pais, o que eu fiz para merecer estar aqui?". E o Chuck, meu Deus, que personagem fofo e cativante!

Os outros livros já entraram na minha lista de leitura desse ano, então assim que eu acabar o segundo, venho falar dele aqui para vocês!

Se eu vou ver o filme? Óbvio que sim!

E vocês? Que tal assistir ao trailer abaixo?



2 comentários:

  1. Então, eu tenho que ler esse livro, mas a historia é uma serie, e os livros são todos grandes, ai vc tem que ler todos pra ter uma conclusão, ahhh que preguiça que eu tenho de serie. Acho que vou ler esse mês mas ainda não tenho certeza.
    Adorei a resenha, como sempre ficou ótima. Bjoks!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amore, sabe que eu até senti um pouco até o meio, mas do meio para o final achei o livro muito rápido e a ação acontece uma atrás da outra. Esse ano ainda quero pegar o segundo! Depois de ler me diz se vc gostou!
      Beijos

      Excluir