quarta-feira, 3 de setembro de 2014

E, de repente, tudo se transforma em algo diferente... (Lucyclenia)


Nossa Avaliação - 9.0
No livro "Vinte garotos no verão" de Sarah Ockler conta a história de Anna, Frankie e seu irmão Matt, que são melhores amigos desde sempre. 

Desde os 10 anos, Anna faz o mesmo pedido em todos os seus aniversários e ao completar 15 anos seu pedido finalmente se realiza: Matt a beija. Ele lhe pede pra manter segredo porque só quer contar a sua irmã, Frankie, quando estiverem na viagem de férias que a família faz para a Califórnia todos os anos, por isso eles passam um mês se encontrando às escondidas, até que um dia antes da tão esperada viagem, algo terrível acontece que os separa para sempre. 

“— Ouça — disse Matt. Estávamos outra vez sob as estrelas, escondidos enquanto todos dormiam. — Você sabe que a Frankie precisa saber por mim. Acho que a melhor hora para contar será quando estivermos na Califórnia. É daqui a algumas semanas e eu vou ter algum tempo sozinho com ela para contar tudo. Isso fará a ficha cair pra ela.” — Página 17

Um ano depois, os pais de Frankie convidam Anna para passar o verão com eles na Califórnia e as duas melhores amigas fazem planos de conhecerem vinte garotos nesse verão, quase um por dia, e com um deles Anna deve perder sua virgindade, mas quando as meninas chegam à Callie, tudo lá lembra Matt e os mínimos detalhes que ele narrava a Anna, todas as sensações vividas. 

Em meio a fugas noturnas, aulas de surfe, diversão à beira mar, elas conhecerão alguns garotos que marcarão suas vidas, além de descobrir novas coisas uma da outra. As amigas lutarão contra medos, mágoas e acima de tudo contra a dor que persiste em seus corações e no coração da família de Matt e Frankie. Será sem dúvidas um verão inesquecível e essa viagem pode curar todas as feridas ou torná-las ainda piores. 
"Às vezes acho que nos sentimos culpados por estarmos felizes, e, assim que nos pegamos agindo como se tudo estivesse certo, alguém se lembra de que nada está certo." - página 80
Esse foi mais um livro lido para o Desafio das Estrelas, cujo tema principal do mês era ler um livro que tivesse no título uma das estações do ano. Confesso que foi mais um livro que eu escolhi pela capa e em momento algum me arrependi. Ele é rico em romances juvenis, recomeços, amizades verdadeiras. É voltado para o público adolescente, mas sua história traz a proposta de uma temática mais pesada e séria. 

No decorrer da história encontramos os pais, a irmã e a amiga-namorada, aprendendo a lidar com a perda, alguns evitando tocar no assunto, fingindo estar tudo bem e outros até preferindo não enxergar o que estava acontecendo, provavelmente em negação. Ao mesmo tempo, temos uma história tranquila, tipica de férias onde duas garotas fazem novas descobertas sobre si mesmas e sobre o amor. 

Adorei cada segundo da leitura, me envolvi totalmente e às vezes consegui rir e até mesmo ficar com raiva. É um tipo de livro que não tem muito o que falar, tem que ler mesmo pra saber.
"Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito." - página 285

Um comentário:

  1. Também achei esse livro muito bonitinho e apesar do tema ser um pouco mais pesado do que o da maioria dos young adults que a gente lê por aí. Achei muito bem desenvolvido e interessante.

    Mais uma vez obrigada pela resenha, Lucy!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir