sexta-feira, 28 de março de 2014

Literatura nacional de altíssimo nível!! (Kelly Santos)



Esse é o primeiro livro que leio de Daniel Galera mas com certeza irei procurar por outros. "Barba Ensopada de Sangue" elevou Daniel Galera ao posto de autor de maior destaque na literatura brasileira contemporânea. Antes uma boa promessa, Daniel conseguiu, com este livro, fechar negócio com diversas editoras internacionais antes mesmo do livro ser lançado aqui no Brasil. Chegou como destaque na Feira do Livro de Frankfurt e no fim do ano de 2013 ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura.

Nossa Avaliação - 10.0
A história é centrada em um personagem sem nome, isso mesmo, sem nome, em nenhum momento no livro é mencionado o nome dele. "Ele"é formado em Educação Física e, depois do suicídio do pai, decide se mudar de Porto Alegre para a cidade litorânea de Garopaba, em Santa Catarina com a principal motivação de descobrir o que havia acontecido com o avô paterno, Gaudério, que teria sido assassinado em Garopaba há mais de 20 anos. Teria, porque ninguém nunca havia encontrado o corpo. 

Ao chegar a cidade ele logo tenta desvendar esse mistério, mas nunca consegue obter nenhuma resposta dos moradores locais e até é recebido com hostilidade por alguns.
"Se ninguém lembra não aconteceu.” (pag.157)

Porém o enredo policial que, a julgar pelo título, provavelmente seria o cerne da história, não passa de uma das nuances exploradas por Galera. O livro na verdade é um romance existencial,  não há como negar isso. Talvez até mais do que desvendar os mistérios que cercam a morte de Gaudério, o protagonista passa o livro todo tentando descobrir quem é, mesmo que sem ter esse objetivo em mente, e talvez seja justamente essa busca pessoal involuntária que gera tanta empatia do leitor com relação a ele.

A tensão está presente em todas as linhas do romance. A relação conturbada entre o personagem e o restante da família é contada aos poucos e é somente no último capítulo descobrimos os porquês, inclusive o "porquê" do titulo do livro.

Eu realmente me surpreendi. De cara achei que seria realmente uma história sangrenta com mortes horríveis e tal, mas na verdade a historia é simples e ao mesmo tempo complexa por causa interior do protagonista. Claro que com o mistério o livro realmente fica mais interessante!

Com certeza recomendo, e digo mais, esse livro sem dúvida tem tudo para se tornar um clássico da literatura nacional. Lançado pela editora Companhia das Letras em 2012, o livro tem 420 paginas que eu devorei em apenas dois dias! Confesso que me apaixonei e a única coisa que não gostei muito foi da capa, mas isso não tirou ponto nenhum dessa excelente historia.

P.S.: As capas coloridas também foi uma boa sacada para atrair a atenção, apesar de algumas pessoas acharem que são livros diferentes ou edições diferentes... Não são! É o mesmo livro com capas de cores diferentes!


Um comentário:

  1. Sempre que olho na livraria, me dá vontade de comprar. Nunca li nada do autor, acho que vou arriscar e seguir sua dica!
    Obrigada, Kelly!!!

    ResponderExcluir