segunda-feira, 10 de março de 2014

Desafio Skoob Março - Três mistérios em apenas um livro (Aline Basilio)


No mesmo estilo de Harlan Coben, James Patterson nos apresenta um livro que mistura muito bem três gêneros: mistério, suspense e policial. No primeiro livro da série, Private, "Private - Agência Internacional de Investigação", somos apresentados a Jack Morgan e sua equipe.

Nossa Avaliação - 7.5
Jack é o dono da agência Private, herdada de seu pai. Em parceria com a polícia, por ser uma agência com uma tecnologia muito avançada, Jack investiga diversos crimes, além de também ter vários clientes particulares também. 

Nesse livro, Jack e seus companheiros precisam desvendar três casos. O primeiro, Shelby, amiga pessoal e esposa de seu melhor amigo, Andy Cushman, é assassinada. Seu segundo caso é da liga profissional de futebol americano, que busca a Agência para solucionar uma crise financeira e possível fraude nos jogos. O terceiro caso, bem mais complexo, trata-se da busca por um ou mais assassinos de treze adolescentes. Além dos casos a solucionar Jack ainda precisa ajudar o irmão gêmeo Tommy que está encrencado com apostas de jogo.

Jack divide seus agentes em grupos, agentes esses profissionais altamente capacitados que trabalham dia e noite para resolver os casos da Agência. Sob seu comando estão Justine Smith, psiquiatra, Rick Del Rio, ex-fuzileiro naval, Emilio Cruz, detetive, Dr. Sci e Mo-bot, ambos especialistas em informática, telefonia, tecnologia em geral e laboratório. 

Escrevendo em parceria com Maxine Paetro, que também é co-autora de outros livros com James Patterson, inclusive alguns da série Clube das Mulheres Contra o Crime e os mais recentes The Confessions, de 2012, uma aposta mais juvenil (assim como Harlan Coben fez com a série Mickey Bolitar), os autores optaram por capítulos curtos e sem título, apenas numerados e sequenciais. 

A escrita dos dois é fácil e de leitura rápida. Como são publicados pela Editora Arqueiro, assim como os do Harlan, editorialmente falando, os livros são iguais: o papel, a fonte, a capitulação, até mais ou menos o mesmo número de páginas. A capa também é linda e instigante.

A narrativa é alternada entre alguns personagens, tendo como ponto de vista principal o de Jack Morgan. Os capítulos são intercalados entre os três casos a serem solucionados. Porém isso não dificulta nem um pouco o desenvolvimento e entendimento da história e, embora eu tenha demorado muito tempo para ler o livro, pois já o havia comprado a mais de um ano, gostei muito e recomendo. 

Além da série Private, Patterson é também autor da série Alex Cross, um detetive-psicólogo, e da série Clube das Mulheres Contra o Crime. Como adoro os livros de suspense e policial, pretendo ler os outros dessa série e talvez das outras.

Pelo que percebi os livros da série Private podem ser lidos separadamente e sem ordem. E dentro da série há subséries, se posso assim dizer. Existem livros da Private Berlim, Private Londres e Private Austrália, descrevendo o crescimento da agência em outros lugares do mundo. Porém, nem todos os livros foram publicados no Brasil, ainda.

Esses são os livros já publicados em nosso país: 
"Private - Suspeito Nº 1", o segundo livro da série, também escrito em parceria com Maxine Paetro e "Private - Missão Jogos Olímpicos", o terceiro livro da série, em parceria com Mark Sullivan, outro autor com quem Patterson tem uma parceria de sucesso.

2 comentários: