quarta-feira, 12 de março de 2014

Simplesmente eletrizante (Renata Lima)


Hoje estou de volta para falar do terceiro livro da série The Walking Dead lançado no Brasil pelo selo Galera Record em 28 de Janeiro de 2014.

Como grande fã da série de TV, e mais recentemente dos quadrinhos, não aguentei esperar muito para ler o terceiro livro, principalmente porque a minha lindeza Gabi do vlog Viver pra Ler devorou o livro e fez um vídeo que me deixou mais do que curiosa para ver o que eu ia achar, porque nossas opiniões sobre os livros anteriores "The Walking Dead - A Ascensão do Governador" e "The Walking Dead - O Caminho para Woodbury" foram bem parecidas.

Antes de entrar no livro "The Walking Dead - A Queda do Governador Parte 1" propriamente dito, eu queria fazer um pequeno esclarecimento: eu li em um blog que os livros não precisavam ser lidos na ordem e eu realmente não sei de onde a pessoa tirou isso porque os próprios títulos do primeiro e do terceiro livros já dizem que uma coisa veio antes da outra (ascensão e queda) e o livro que está entre os dois, apesar de não necessariamente se referir à história do Governador, conta a história de outros personagens que também vão parar em Woodbury e que também aparecem no terceiro livro, ou seja, existe uma ordem e se você ler fora da ordem vai perder muita coisa SIM! Esclarecimento feito, vamos ao livro!

Nossa Avaliação - 9.0
Como eu disse na resenha anterior, os zumbis são fichinha perto de alguns humanos que sobraram depois da transformação do mundo, mas nem todos os humanos maus junto com os zumbis famintos chegam aos pés do temido Governador de Woodbury, Phillip Blake. Se nos livros anteriores eu já odiava o homem, nesse eu passei a desprezá-lo com todas as minhas forças e a torcer que ele tivesse o mesmo tratamento que teve nos quadrinhos!

A aparente calmaria de Woodbury esconde uma insatisfação crescente de alguns "protegidos" do Governador: a comida está escassa, suprimentos começam a faltar e quando as pessoas ficam irritadas pode haver sangue. Um grupo precisa se arriscar fora das muralhas da cidade em busca de provisões.

É importante frisar que toda essa insatisfação dos habitantes de Woodbury continua sendo controlada através das lutas que o Governador promove entre seus capatazes e os zumbis capturados para esse fim, quase como em um Coliseu de gladiadores e feras, sendo o Governador o Grande Imperador, aquele que manipula as lutas, aquele que traz "alegria" e "diversão" para o povo seguindo a política do "pão e circo" (panis et circencis) e do controle através do medo, o que o torna um herói para alguns e um diabo por outros.

Sem dúvida os personagens principais desse livro são Lily, do segundo livro, Austin, um jovem bonito e galanteador, Martinez, um dos homens de confiança de Blake, Dr. Stevens, o médico local, e sua enfermeira Alice, e os três forasteiros capturados do lado de fora das barricadas que protegem Woodbury e trazidos para dentro das muralhas tratados como saqueadores e inimigos pelo todo poderoso Governador.

Quem vê a série ou leu os quadrinhos já sabe a importância desses três personagens inicialmente não nomeados, mas para os que só leram os livros anteriores a história desses três deve ser desenvolvida mais para frente, no próximo livro, creio eu.

Os dois livros anteriores tinham uma linguagem bem explícita e descrições bem nojentas das partes dos zumbis e como eles morriam (sangue preto e tripas pra todo lado), mas esse livro é ainda mais pesado porque explicita do que um homem como o Governador é capaz: há assassinatos gratuitos, torturas físicas pesadas e até estupro e por isso o livro não é recomendado para menores, assim como os outros também não eram! A crueldade humana é exposta em contraposição à única necessidade dos mortos-vivos: a de se alimentar.

Mas você deve estar se perguntando: se essa louca adorou o livro, por que ela não deu nota 100? 

Para explicar isso, eu poderia colocar algumas fotos do meu livro, mas como elas ficaram meio fora de foco, eu vou explicar alguns probleminhas: 
1) Problemas de revisão como "não adiante", em vez de "não adianta" e vírgulas mal colocadas prejudicaram  um pouco a minha leitura.
2) Problemas gráficos: a tinta em algumas partes do meu livro estava fraca demais e quase ilegível, outras vezes parecia borrada de tão forte e em outras vezes algumas letras estavam apagadas completamente. Isso também me prejudicou e fez com que eu trocasse o livro depois de ler.

Para finalizar, é engraçado como o livro traz um spoiler já na capa para quem não conhece o Governador e a história que vai se desenrolar lá na perto do fim do livro, mas, como sempre, a capa é bem legal, retratando a atmosfera sinistra desse mundo escuro e cruel.

A reclamação da Gabi, de que o livro é o mais fino de todos, procede. O livro é pequeno, acaba no ápice e deixa a gente com aquela sensação de "meu Deus, eu preciso ler a Parte 2!", mas aí a gente lembra que a segunda parte só saiu nos EUA no dia 4 de março, então só é provável que saia por aqui lá pra junho ou julho.

Estou tão ansiosa pela continuação, mas tão ansiosa mesmo, que já adquiri meu e-book em inglês mesmo e se der tempo vou ler antes de sair a versão em português para fazer uma resenha super fresquinha para vocês quando for publicado por aqui! 

2 comentários:

  1. Renata, concordo com vc totalmente.
    Eu li em dois dias e to ate agora sem folego com esse final e como vc mesma ne avisou, nao vou conseguir esperar mesmo e vou ler em ingles. Eu tbm tó com ódio desse governador, oh sujeito despresivel.
    Como sempre ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, estou numa ansiedade louca! Acho que não vou aguentar esperar também!!!!

      Excluir