segunda-feira, 24 de março de 2014

Desafio Skoob Março – Mais um livro de Harlan Coben (Aline Basilio)


Por estar participando do Desafio Literário do Skoob, no mês de março com o tema suspense, mistério, assassinato ou policial, resolvi ler o mais recente lançamento do autor Harlan Coben intitulado “O Inocente”.

Como Harlan Coben é uma figura bastante citada aqui (já resenhamos diversos livros independentes do autor aqui no Blog além das séries de Myron e Mickey Bolitar) resolvi então ler esse thriller eletrizante na certeza de que não iria me arrepender.

Nossa avaliação - 8.0
A receita de Harlan está toda aqui: diversos personagens, histórias paralelas que se cruzam e nos levam a desvendar o mistério e muita ação.

Nesse livro, Matt Hunter mata um rapaz ao tentar apartar uma briga em uma festa e é condenado a cumprir pena de quatro anos. Agora, nove anos depois, tenta refazer sua vida tranquilamente com sua esposa Olivia, que está grávida. 

Porém, Matt recebe um vídeo inesperado em seu celular que o deixa intrigado e a partir desse momento sua vida começa a desmoronar. Quem seria o homem que aparece no vídeo? Porque Matt está sendo perseguido por um homem que não conhece e, logo depois, aparece morto? 

Paralelamente, uma freira é encontrada morta em seu quarto no convento. Mas aí você se pergunta: o que essas histórias têm em comum? Como elas vão se encontrar para criar o suspense necessário para manter o leitor grudado no livro? Isso, meus amigos, é o que Harlan faz melhor, criando um clima de tensão crescente que deixa o leitor eletrificado com um desencadear de fatos que nos levam a penetrar profundamente na história e não parar mais. Esse aspecto é diferencial dos livros do Coben. 

Outra coisa que devo destacar é que os personagens dos livros de Harlan são muito parecidos com pessoas da vida real. Creio que isso nos envolve, pois são histórias fictícias que poderiam tranquilamente acontecer na vida cotidiana. Os personagens são bem construídos e suas histórias relatadas claramente.

Mais uma curiosidade, é que que Coben nos faz chegar a conclusões que nem sempre estão corretas, por isso as meninas fizeram um ótimo trabalho na resenha intitulada "O Rei da Reviravolta" porque é isso mesmo que Coben é: quando pensamos que estamos chegando perto de desvendar o mistério, o autor nos mostra que estamos errados. Isso é maravilhoso e envolvente.

A capa é linda. Traduz muito o mistério e o enigma do livro. Recomendo para quem nunca leu nada do autor ou para quem ama mistério, policial ou suspense.


4 comentários:

  1. Vou ler Essa semana. Adoro os livros do Coben, mesmo sendo receita repetida é sempre bem escrito.
    Adorei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Você não vai se arrepender. Harlan Coben é muito bom.

      Excluir
  2. Também quero ler. Ganhei da Giza e está aqui em casa!!! Adoro Coben!

    ResponderExcluir