sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O Rei da Reviravolta (Kelly Santos e Renata Lima)

Harlan Coben é um escritor de fórmula. Alguns escritores fazem livros muito diferentes uns dos outros. Outros se repetem. Harlan é um exemplo do segundo caso. Seus livros avulsos são quase sempre iguais: Crime no passado + Marido suspeito + Drama familiar.

Nossa Avaliação - 8.0
Nesse livro "Não Há Segunda Chance" não poderia ser diferente. Mas o que diferencia Coben de outros autores que seguem essa fórmula é que ele é bom nisso: ele pega uma história louca e faz com que o leitor fique interessado em saber como aquilo tudo vai acabar. O que nem sempre poderia funcionar bem, aqui funciona, e pode-se dizer que ele até se supera.

O livro conta a historia de Marc Seidman, um renomado cirurgião plástico que acorda após doze dias de coma sem ter a real noção do desastre que está sua vida. Ele escapou da morte por um fio e agora descobre que sua mulher foi assassinada e sua filha, Tara, de apenas 6 meses de idade, foi sequestrada e, como não poderia deixar de ser, ele é o principal suspeito.

Dias depois um pedido de resgate é feito e a tentativa de pagamento acaba fracassando. Marc acredita que perdeu a única chance de recuperar a filha e passa a viver atormentado por isso até que, inesperadamente, um ano e meio depois, um novo pedido é feito e desta vez ele decide adotar novas estratégias, entre elas contatar seu antigo amor, Rachel, para ajudá-lo (ela é ex agente do FBI). E é ai que tudo vira uma confusão só.

Chocantes reviravoltas após reviravoltas deixam o leitor à beira de cometer uma besteira e pular páginas para saber o fim. Não faça isso, pois o livro segue seus próprios labirintos. E ler esse thriller página após página é sentir o gosto saboroso da narrativa desse grande escritor de suspense.

Edição da ARX.
A única coisa nos deixou meio irritadas foi que Coben é exageradamente descritivo com coisas que não fariam falta alguma na historia. A Kelly acha que ele deveria exagerar menos nas reviravoltas, que são tantas que quase dá um nó no cérebro, mas a Renata acha que as reviravoltas dão o toque a mais na história e que é isso que não a torna previsível.

E no total da soma, o livro é bom, vale a pena ser lido e o final, é muito legal justamente porque não é um final esperado. Algumas pessoas não gostaram, mas nós achamos verossímil e possível. Nada elaborado demais, mas também nada que faça o leitor dizer "ah, por essa eu já esperava"!

O livro tem um total de 384 paginas, foi lançado aqui no Brasil pela editora ARX em 2007 e mais recentemente em 2010 teve uma nova edição pela editora Benvirá.

Há algum tempo era um livro bem difícil de achar, assim como "A Promessa", do mesmo autor, mas agora já pode ser encontrado em diversas lojas online, apesar do preço ainda salgado de R$43,00 em média.

8 comentários:

  1. Titio Coben quase mata os pobres leitores do coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer fazer essa resenha com vc, Kelly. No fim nossas opiniões foram bem parecidas.
      Beijos

      Excluir
    2. Prazer todo meu, é por isso que sempre acata a sua opinião sobre um livro, foi assim que descobri o "Entre o agora e o nunca" e amei. bjs

      Excluir
    3. E eu vou ler Easy porque já tava espiando sua resenha no Rascunho ainda! <3
      A vida de leitor é isso aí, uma grande troca.
      E quem sabe não lemos juntas o "Depende de Mim", continuação do "Louca por Você"!
      Um beijo grande.

      Excluir
    4. pois é comece o "Depende de Mim" mas tive que parar, mas vou retomar a leitura esse começo de mês e ai faremos a resenha dele tbm!!

      Excluir
  2. Caramba! Mais um do Harlan para eu ler. Amo o autor e seus livros.

    ResponderExcluir
  3. Meu, apesar de muitos detalhes que o Tio Coben nos fez ler, amei o livro e fiquei boquiaberta com o final. Eu realmente não esperava por essa. E olha que sou boa em matar a charada no meio da história. Dos três que eu li dele, não consegui matar nenhuma!

    ResponderExcluir