quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O que deu errado? (Carla Cristina Ferreira)


Nossa avaliação - 6.0
Alguns temas chamam minha atenção, isso é fato. Quando vi que a Editora Vertigo, do Grupo Autêntica, tinha lançado uma série de romance policial/suspense fiquei interessada em alguns títulos, entre eles “Os Sete Crimes de Roma” por ter como personagem a figura de nada menos que Leonardo Da Vinci. Na própria capa temos a inscrição: “Leonardo Da Vinci conduz a investigação...” Infelizmente é exatamente aí que o problema começa, mas estou me antecipando.

Tudo começa a poucas semanas do Natal quando descobrem o corpo decapitado de um jovem preso à Coluna de Marco Aurélio juntamente com a inscrição “Aquele que Peca...” feita em sangue, provavelmente da vítima. Intrigado com o crime o jovem Guido Sinibaldi, estudante de medicina, consegue, graças a sua amizade com o pai de um amigo, acesso a cena do crime e começa, assim (sem mais nem menos) a investigar o crime por pura curiosidade. É assim que ele acaba conhecendo Da Vinci e ambos passam a investigar os crimes que passam a aterrorizar Roma.

O que tudo tinha para dar certo, dá na verdade é muito errado. Da Vinci que deveria ser a figura central do livro, tem um papelzinho secundário, Guido é inocente e meio bobo, falta astúcia nele, mais sagacidade e algumas cenas são tão descabidas e desnecessárias que o leitor ficar perguntando qual a relevância delas para a trama, como a cena em que Da Vinci resolve introduzir Guido como um médico excepcional durante uma festa; isso sem contar seu “envolvimento” com Flora.

O ponto alto do livro fica por conta dos crimes em si: intrigantes e ao mesmo tempo sem relação um com o outro até que nossos investigadores descobrem que a conexão está em uma gravura. Mas em compensação o motivo que leva o assassino a cometer tais atos é banal. O autor, Guillaume Prévost, poderia dar uma ênfase maior ao assassino e desdobrar melhor sua motivação, pois é como se este tivesse resolvido matar por matar, como se já estivesse em sua índole e não que estivesse matando como para se vingar.

O fato de querer mesclar a Igreja Católica como pano de fundo (o roubo de uma relíquia sagrada) poderia ter alavancado a história, mas de alguma forma esta também fica meio deslocada, fora de foco. Até mesmo a intriga feita com Da Vinci como se este tivesse interesse em derrubar a cristandade, sendo um joanita (uma seita que recusa a palavra de Jesus Cristo e vê João Batista como o verdadeiro messias), fica perdida na trama, sem fixação, um ponto de apoio que convença o leitor desta possibilidade. É como se tentasse jogar a atenção do leitor para outros fatos, fatos menos relevantes, de forma a despistar o leitor, levando-o a procurar o assassino em lugar mais plausível.


Enfim, uma leitura ágil, mas que não convence muito, não desperta tanto o interesse por descobrir quem é o assassino. No meu caso, a minha motivação em terminar a leitura era saber como ela iria terminar; qual seria o desfecho que o Prévost daria. O final bem decepcionante por sinal. Espero que os outros livros desta série da Vertigo sejam melhores, mais envolventes e convincentes.

Minha próxima escolha será "Sete Dias em River Falls", vamos ver se sou mais sorte. :-)

Abaixo os demais títulos da série. 


5 comentários:

  1. Genteeeeem, e eu doida pra ler esses livros. Esse realmente parece ser o mais fraco, Carlinha, porque muita gente tem elogiado Sete Dias em River Falls e Vestido de Noivo! Vou ler esse último no mês que vem!
    Como sempre adorei a sua resenha e admiro muito o jeito que você descreve os livros que não gostou com uma eloquência que me falta na mesma situação!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse realmente não é bom. Se der LEIO CONTIGO o "Vestido de Noivo"; esse tb me interessou.
      Agora eloquência.... só vc kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Ai que chique que vou ter vc lendo comigo! <3 <3 <3

      Excluir
  2. Dei uma abandonada nesse livro porque precisava me dedicar aos estudos...
    Eu estava bem empolgada, aí após o terceiro, quarto capítulo comecei a pensar: isso não anda, não? Achei bem desnecessária a cena da festa, pensei: pra que isso?!

    Mês que veio retomo ele para o DL do Skoob e leio outro que parece ser demais: Vestido de Noivo!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maura. Eu fiquei o livro inteiro com essa pergunta na cabeça: pra que isso? Ou: aonde isso vai dar? Um decepção...
      Tb estou pretendendo ler "Vestido de Noivo" e quem sabe fazer uma resenha conjunta com a Rê. Vamos ver... muitas leituras para 2014 e poucos dias hehehe

      Excluir