sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

J.K. Rowling e sua veia policial (Renata Lima)


A primeira coisa que eu quero falar desse livro é que a capa é linda. A segunda coisa é que provavelmente eu teria lido com menos entusiasmo se eu não soubesse que esse era um pseudônimo da J.K. Rowling e não teria acabado com um leve desapontamento. Mas vamos falar do livro!

Cormoran Strike é um detetive particular. Filho de um roqueiro famoso, veterano de guerra, com uma perna mecânica, abandonado pela quase-esposa e quase sem dinheiro para se sustentar, Strike não pode negar o pedido feito por John Bristow, irmão de um amigo de infância, para que investigue o suicídio suspeito da irmã, uma supermodelo negra adotada por uma família de elite branca., Lula Landry.

Nossa Avaliação - 8.0
Com o auxílio de Robin Ellacott, sua secretária temporária, a melhor personagem do livro na minha opinião, Strike entra no mundo de ciúmes, beleza, inveja e, claro, glamour e sexo e drogas, que vivia Lula Landry e seu namorado Evan Duffield.

Eis então o mistério e os personagens envolvidos no mistério vão surgindo um depois do outro sem tornar o livro confuso ou maçante, mas realmente envolvendo o leitor no mistério tentando fazer com que o próprio leitor monte esse quebra-cabeças que era a vida de Lula Landry: de um lado uma mulher sofisticada, linda e desejada por milhões, de outro lado uma moça simples, com uma mãe viciada que perdeu a sua guarda e que não sabia quem era seu pai, em busca de identidade e com um relacionamento conturbado.

Apesar de ter personagens extremamente caricatos e estereotipados (da supermodelo adotada querendo encontrar suas raízes ao estilista gay muito afetado, passando pela amiga pobre, o rapper com problemas com a polícia, os vizinhos com problemas conjugais, a amiga modelo, a mãe viciada, a outra mãe doente etc) o livro engata e conquista principalmente depois da metade quando todos os personagens entram no roll de possíveis culpados e o leitor começa a criar hipóteses de como e por que aquela personagem específica mataria Lula Landry.

No mais é um livro muito bom da metade para o final e quando comparam esse livro com a escrita de Agatha Christie deve ser porque o livro vai caminhando para o final e de repente em duas páginas o mistério todo é resolvido e a gente fica meio com cara de pastel. 

Cormoran Strike é um ótimo personagem, assim como Robin, e não há dúvida nenhuma de que são personagens multifacetados que ainda têm muito a oferecer para nós, leitores. Dizem que J.K. Rowling já está escrevendo o segundo livro da série, então vamos aguardar cenas dos próximos capítulos!

2 comentários:

  1. Concordo com os fatos citados , terminei de ler o livro agorinha , a acho que a história demora muito para se desenvolver , o leitor se arrasta demais até a história se tornar empolgante . A caracterização dos personagens é ótima , em alguns momentos do livros você percebe uma ''critica'' e o final é surpreendente .

    Beijos !
    - Strange Myself

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Maary, o livro está cheio de "críticas" veladas.
      Beijos!

      Excluir