segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Desafio Skoob Fevereiro - Apresentando Sherlock Holmes (Aline Basilio)



Essa é mais uma leitura do Desafio Literário do Skoob que para o mês de fevereiro possui o tema: clássico mundial. Decidi ler “Um Estudo em Vermelho”  (já foi resenhado aqui pela Carlinha), pois ganhei de amigo oculto e ainda não havia lido nada sobre Sherlock Holmes adulto. Li apenas o livro “Nuvem da Morte”, que nos conta a história do jovem Sherlock, que a Carlinha também já resenhou no aqui

Mesmo já tendo sido resenhado, resolvi dividir meu ponto de vista... O que achei do livro? Adorei a escrita, essa edição possui inúmeras notas descritivas e super curiosas. O livro foi escrito originalmente em 1887 e é um clássico até os dias de hoje. Esse personagem criado por Doyle, o detetive Sherlock Holmes, conquista muitos fãs pelo mundo. E eu sou uma dessas fãs.

“Esta edição anotada e comentada é indispensável, divertida e educativa. São livros perfeitos como introdução para os novatos no mundo de Holmes e Watson, e serão igualmente aproveitados e devorados por aqueles já iniciados.” – Neil Gaiman

Nossa avaliação - 9.0
Arthur Conan Doyle nos descreve o primeiro encontro de Sherlock Holmes com seu mais novo amigo Dr. John H. Watson, que retorna a Londres após trabalhar como cirurgião assistente na segunda guerra no Afeganistão e procura alguém para dividir uma moradia, pois se sente muito só. Como Sherlock também procura alguém para dividir as despesas, um amigo em comum os apresentou.

O detetive Holmes é convidado por dois colegas, Gregson e Lestrade, investigadores da Scotland Yard, a ajudá-los na resolução de um caso, pois ele trabalha como consultor e é muito inteligente. Sherlock leva consigo Watson para a cena do crime, a morte de Enoch Drebber. A partir de então, conhecemos o método investigativo do detetive com suas preciosas deduções.

O desfecho foi surpreendente. Não havia imaginado que em um livro o autor contaria quem é o assassino no meio da história. É, é isso mesmo! Descobrimos quem é ao término da primeira parte.

Dividido em duas partes, a primeira contada sob o ponto de vista do Watson e a segunda sob o ponto do narrador, a primeira parte conta todo o desenrolar da amizade dentre Watson e Holmes, os rumos da investigação etc. Você deve estar se perguntando para que uma segunda parte, não é mesmo? Se no final da primeira parte descobrimos quem é o assassino, é na segunda parte que o autor nos revela qual foi o motivo para o crime.

Uma trama muito bem desenvolvida e com uma leitura fácil e rápida. Como já disse anteriormente, essa edição faz parte de uma coleção comentada e ilustrada. Porém a capa deixou um pouco a desejar, no meu ponto de vista. Não achei interessante em se tratando de Sherlock Holmes.


Olhem outras capas de anos e editoras diferentes. São bem mais interessantes e bonitas, não acham?


2 comentários:

  1. Eu li esse livro no ano passado, em uma edição mais simples, mas adorei conhecer a origem da amizade entre Holmes e Watson. E histórias do Sherlock são sempre interessantes, né?
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só conhecia os contos, Mi. Adorei os romances e vou ler os outros com certeza!
      Beijos

      Excluir