sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Três livros complementares da série Os Arquivos Perdidos de Pittacus Lore (Renata Lima)


Mais uma vez, fica o aviso: se você ainda não leu os outros livros dos Arquivos Perdidos do Pittacus Lore, não leia esse post porque hoje vamos falar sobre os livros 04, 05 e 06. Se você está procurando por um livro específico, é só clicar abaixo:

Eu sou o Número Quatro, O Poder dos Seis e A Ascensão dos Nove (os três primeiros livros da série Legados de Lorien em resenha da Carlinha). Depois eu fiz uma resenha só do A Ascensão dos Nove com alguns pontos que eu não tinha entendido.

- A Queda dos Cinco (o quarto livro da série Legados de Lorien).

Os Legados da Número Seis e Os Legados do Número Nove  + a história bônus A Origem do Número Oito (os dois primeiros livros complementares e início da série Os Arquivos Perdidos).

Os Legados dos Mortos (o livro 03 da série Os Arquivos Perdidos).

E agora sim vamos falar de "A Busca por Sam", o livro complementar de número 04, "Os Últimos Dias de Lorien", livro complementar de número 05 e "Os Esquecidos", livro complementar de número 06.

Nossa Avaliação - 8.5
Para quem não lembra no livro anterior, Adam, o mogadoriano que mudou de lado, foi jogado por um penhasco por outros mogadorianos acusado de traição. Contra todas as possibilidades, Adam sobrevive e passa a viver em uma aldeia no Quênia, onde faz serviços voluntários.

As visões que ele tem de Um estão desvanecendo, a força de Um está sumindo e ela quase não consegue mais aparecer para ele. Adam decide voltar para os Estados Unidos e se apresenta novamente na casa de seus pais.

Recebido com euforia pela mãe, com indiferença pela irmã e com raiva pelo pai, Adam é enviado para os subterrâneos para rastrear atividades lorienas pela internet por uma semana. Caso falhe em provar sua lealdade à causa mogadoriana, Adam será executado pelo próprio pai.

Em uma conversa com o novo médico, Adam descobre que o corpo congelado de Um está sendo mantido em uma gaveta para que outro procedimento, que o novo médico considera mais "seguro", seja feito. Astutamente, ele fala sobre o assunto em casa e o General ordena que Adam seja submetido ao novo procedimento.

Na sala, aguardando a nova cirurgia, Adam descobre que Malcolm Goode, um humano que ajudou a receber a Garde na Terra e pai de nosso querido Sam, também está sendo mantido cativo em uma gaveta em um estado de confusão mental.

Mais uma vez algo dá errado e Um transfere um de seus Legados a Adam, causando assim um terremoto que acaba implodindo a base mogadoriana de Ashwood. Adam resgata Malcolm e os dois vão para Paradise à procura de Sam, mas não o encontram, já que ele está preso em Dulce no Novo México, para onde os dois rumam em seguida.

Na tentativa de resgate de Sam, muitas aventuras hão de vir e nossos membros da Garde estarão de volta para um final eletrizante!


Já o livro de número 05 da série Os Arquivos Perdidos conta a história do planeta Lorien em seus últimos dias antes da invasão mogadoriana e de sua inevitável destruição.

Nossa Avaliação - 9.0
Narrado por Sandor, um jovem que virá a ser um Cepân nos próximos livros e de quem muito ouviremos falar, "Os Últimos Dias de Lorien" nos traz toda a perfeição de uma sociedade pacífica e cheia de regras, um planeta limpo, de clima sempre agradável, com uma população feliz que anda por aí sempre sorrindo "feito um bando de zumbi alegre".

Mas nosso narrador é um adolescente que não gosta de perfeição e está sempre disposto a quebrar as regras. Prova disso é que ele está sempre arrumando encrenca, sendo expulso de colégios e entrando clandestinamente, por ser menor de idade, em boates.

E num dia desses, depois de entrar clandestinamente na Chimæra, a boate mais sensacional de Lorien, e se divertir na companhia de dois quase amigos mais velhos Paxton e Teev, Sandor começa sua aventura. 

Na iminência de ser descoberto ali por um de seus professores, ele invade o camarim de Devektra, uma jovem e linda cantora com voz de anjo que tem o Legado de emitir luzes ofuscantes durante seus shows. Nesse ponto é importante salientar que a sociedade loriena é dividida entre Gardes (figuras públicas, soldados notáveis, ricos e poderosos) e Cepâns (burocratas, professores, lavradores, a base social). Os Gardes possuem Legados (poderes especiais como levitação, telecinesia etc), os Cepâns não. Alguns Cepâns eram designados Mentores e eles cuidavam da educação e da proteção da Garde. Devektra é uma Garde, Sandor, um Cepân.

Sandor e Devektra ficam amigos e ela o coloca para assistir ao show na área VIP juntamente com membros de sua equipe, mas no final do espetáculo, ele tenta seguir Devektra até a saída e é reconhecido por seu professor, que não aceita fazer vista grossa e denuncia Sandor para a Diretoria da escola de Cepâns.

Diante de tantas acusações graves, Sandor tem apenas duas escolhas: permanecer na cidade e virar um aprendiz de Munis (prestador de serviços de manutenção) ou ser alocado em um Kabarak (um local no campo onde criam Chimæras - não a boate, mas os animais de estimação que se transformam em outros animais - e aram e lavram a terra). O pai de Sandor quer que ele cumpra sua pena em um Kabarak por ser considerado um serviço nobre e todos os trabalhadores do Governo ou da Defesa de Lorien precisam passar um tempo prestando este serviço, e assim é definido o seu destino.

Porém, ao sair da escola com destino à sua casa, se sentindo derrotado e desvalorizado, Sandor é abordado por Brandon, um Cepân Mentor da Academia de Defesa de Lorien, que oferece a ele uma chance de se juntar à Academia por suas aptidões tecnológicas. Dessa forma, Sandor ficaria na cidade e ainda receberia permissão para sair nos finais de semana depois de seis meses. E é assim que Sandor se torna um dos aprendizes da Academia, conhecendo lá dentro Rapp, outro aprendiz com quem ele divide o quarto, e vários Gardes, entre eles crianças e adolescentes.

Apesar de não entender porque Lorien, um planeta pacífico e ordenado, precisa de proteção, Sandor começa a se integrar aos poucos à ordem estabelecida na Academia. Os Gardes mais novos chegavam com a idade de onze anos, quando deixavam as casas dos avós e iam morar na Academia para treinar seus Legados com o Cepân Mentor que lhes era selecionado. 

Dias depois de sua chegada à Academia, Sandor vai acompanhar Daxin, um jovem recém-promovido a Cepân Mentor, a um Kabarak onde ele precisa encontrar seu Garde na casa do avô e colocar nele um rastreador para que anos depois voltasse e o levasse para o treinamento. Lá, Daxin explica que um rastreador fica no braço da criança e uma chave fica no pulso dele, junto com sua identificação, mas que o objeto é tão incômodo que ele costuma tirá-lo para dormir.

É claro que isso dá ideias a nosso contraventor-mor e na noite do Quarto-Crescente Sandor rouba a identificação de Daxin e vai ao show de Devektra sem imaginar as surpresas que a noite pode trazer para ele e para todos os habitantes do planeta Lorien!

Para mim esse foi um dos melhores livros dos Arquivos Perdidos, a ação acontece na hora certa, o personagem principal e narrador é divertido e sagaz, a narrativa é interessante e pela primeira vez nós descobrimos como era o planeta Lorien pré-invasão e destruição. A história flui tanto que eu li as cem páginas em menos de duas horas! Vale muuuuito a pena!

Seguindo os eventos do fim do livro 04,  acompanhamos nesse livro 06, "Os Esquecidos" a mais uma etapa da história de Adam. Novamente Adam destruiu uma base mogadoriana com seu Legado recém-adquirido: a prisão em Dulce onde os mogadorianos mantinham vários reféns, entre eles Sam Goode, que foge com o pai Malcolm.

Fraco e abatido, Adam tem agora a companhia de Rex, outro mogadoriano natural que também está machucado a quem Adam é obrigado a fazer de refém.

Nossa Avaliação - 8.0
Procurando um caminho para fugir da destruição, Adam e Rex encontram um Chimæra (um animal de estimação lorieno que se transforma em outros animais) ao qual Adam dá o nome de Areal.

Hostilizando por Rex, que acha que Adam matou a própria espécie para salvar um humano maldito que vai morrer de qualquer maneira, Adam tem que sobreviver em um deserto inóspito sob o sol forte e ainda carregar seu refém ferido.

Decidido a seguir adiante e com a importante informação de que há outros Chimæras sofrendo experimentos científicos nas mãos de mogadorianos, Adam precisa chegar à Plum Island e ele consegue isso quando Rex decide ajudá-lo a entrar na ilha fingindo ter capturado Adam deixando bem claro que esse é apenas um favor por Adam ter salvado sua vida e que isso não quer dizer que ele está contra seus irmãos mogadorianos.

Nosso herói precisa de coragem, astúcia e muita ajuda para cumprir sua mais nova missão e assim ajudar, mais uma vez, lorienos e terráqueos em um final alucinante que vai culminar no final do livro "A Queda dos Cinco", o último livro "oficial" da série Legados de Lorien já lançado.

Até o meio, o livro não me prendeu tanto, mas do meio para o fim é um daqueles livros que você não consegue largar antes de chegar ao final.

ALUCINANTE!

Esse ano ainda teremos "Os Legados do Número Cinco" em fevereiro (nos EUA) e um Arquivo Perdido ainda não nomeado em abril. O livro 05 da série Legados de Lorien ainda sem nome está previsto para ser publicado em Agosto de 2014 nos EUA.

Ansiedade a mil!

2 comentários:

  1. Eu ainda tenho que ler essa serie. To muito interessada, mas a minha lista de "vou ler" tá enorme. Ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kelly. Vale muito a pena, eu tenho gostado bastante dos livros e a Carlinha tb. Acho que vc tem que dar uma olhada na ordem.
      Se eu não me engano "Eu sou o Número Quatro" e "O Poder dos Seis", os livros oficiais, foram lançados antes do lançamento dos livros complementares. Vou me informar com calma.
      Sexta saiu mais um livro complementar que vou resenhar aqui.
      Beijos

      Excluir