segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Desafio Skoob Janeiro: Somos mais forte do que imaginamos (Aline Basilio)


Comecei bem o ano de 2014 com uma leitura maravilhosa. 

Escolhi “Dever de Capitão” por estar participando do Desafio Literário Skoob 2014 em que cada mês foi escolhido um tema e o de Janeiro foi “Um livro que virou filme”. Como já havia comprado esse livro em um sebo, decidi começar por ele. E não me arrependo nem um pouco. 

O livro possui uma leitura fácil e rápida com acontecimentos importantes a cada capítulo que nos deixam com gostinho de quero mais, curiosos para saber o que virá depois. Foi nesse clima que li o livro em pouquíssimos dias e até chorei em algumas partes. Por ser uma história verídica acabei me identificando muito com o personagem. Emocionante!

Nossa avaliação - 9.0
"Dever de Capitão", além de um livro que virou filme, é também a biografia do capitão Richard Phillips, que em 2009 teve seu navio, o Maersk Alabama, sequestrado por piratas somalis durante uma viagem a trabalho.

Com sua experiência e sabendo que a costa africana possui perigos, Richard havia treinado sua tripulação contra inimigos em uma simulação que acabou sendo de grande importância para a sobrevivência de todos após a invasão pirata.

Sozinhos, no meio do oceano, sem armas e sem ajuda, a tripulação precisa usar todos os recursos possíveis para vencer os quatro piratas armados, mas os maiores recursos que eles têm a seu favor são a união e perspicácia de seu Capitão.

O Capitão Phillips manda que todos se escondam no navio e, pelo rádio, dá dicas aos tripulantes enquanto é mantido refém na cabine de comando ou caminha pelo navio com os piratas em sua cola.

Por fim, para salvar sua tripulação, o Capitão passa cinco longos dias como refém dos somalianos em um pequeno bote navegando no mar. 

A tensão move o relato detalhado de cada momento vivido junto aos piratas intercalando os momentos em que sua família busca por notícias, sem saber o que pensar ou como agir.

O filme “Capitão Phillips” foi lançado no Brasil em 2013 e é estrelado por Tom Hanks em uma interpretação de tirar o fôlego, principalmente no final!

O filme consegue retratar com maestria toda a emoção descrita no livro, remetendo cada imagem na tela à leitura, me trazendo com detalhes vívidos a agonia de esperar o que viria a acontecer depois em cada detalhe, cada momento...

Absolutamente imperdível, tanto o filme quanto o livro!

P.S. da Renata: O filme foi indicado ao Golden Globe por Melhor Filme Dramático, Melhor Ator (Tom Hanks), Melhor Ator Coadjuvante (Barkhad Abdi) e Melhor Direção (Paul Greengrass), além de indicação em prêmios técnicos, mas infelizmente não levou nenhum dos prêmios.


Cenas do filme "Capitão Phillips"

2 comentários:

  1. Oi Aline
    Fiquei bem curiosa. Coloquei na minha lista, quero ler primeiro pra depois ver o filme.
    Adorei o blog.
    Bjks

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  2. Poucas vezes eu fiz o caminho inverso (primeiro o filme, depois o livro), mas achei o filme tão fenomenal que fiquei me perguntando sobre o livro. Peguei para ler hoje!!!
    Beijos, Line!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir