quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Filmografia em livro (Aline Basílio)



Minhas maiores paixões hoje em dia são os livros e os filmes. Foi por isso que decidi comprar e ler “O Clube do Filme”, um livro que une as duas artes. Isso mesmo, vários filmes são citados nesse livro e essa foi a parte que mais gostei da leitura.
Nossa Avaliação - 7.0

O livro relata a história de David Gilmour, o autor. Em se tratando de um relato autobiográfico, Gilmour nos conta como tentou educar seu filho através dos filmes.

David foi crítico de cinema e apresentador de um programa de entrevistas sobre entretenimento, pai de Jesse, divorciado e responsável pela criação do filho. Em determinado momento de sua vida ficou desempregado e vendo o desinteresse de seu filho, de 15 anos, pela escola, propõe a ele algo inusitado: que abandone a escola seguindo algumas regras (não se envolver com drogas e ter que assistir a três filmes por semana, escolhidos por seu pai).

Durante os três anos seguintes, acompanhamos as sessões de filmes de pai e filho, além de vivenciarmos o amadurecimento de Jesse e o fortalecimento da relação pai-filho. A cumplicidade deles é algo lindo de vermos, mesmo sendo Jesse um adolescente, vivendo seus desamores e tendo uma vida típica da idade.

Com os filmes surgem conversas sobre mulheres, drogas, trabalho, música, aproximando cada vez mais os dois, que passam a trocar experiências a partir do que assistem. Uma escrita fácil e rápida descrevendo como o amor de um pai por seu filho pode ser enorme e como a paixão por cinema os une a cada dia.

Confesso que a leitura não me cativou, muito embora seja uma boa história. O que me interessou mesmo foram as descrições dos filmes, cenas marcantes, atores e diretores, sempre nos contando alguma curiosidade sobre o filme em questão. E, para facilitar, ainda há no final do livro uma relação com os nomes, anos de lançamento e diretores dos filmes citados. Amei, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário