segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TAG do Antigo e Novo.


Regra única: antigo é antigo (há mais de 10 anos) e novo ou recente a partir de 2010! O objetivo da TAG é colocar o livro e EXPLICAR o por quê de tê-lo indicado, sempre evitando os spoilers para quem ainda não leu!

Se for copiar a TAG, por favor dê os devidos créditos ao nosso blog!

Um livro que te emocionou há muitos anos.
Um livro que te emocionou recentemente.


Renata -"A Cor Púrpura" de Alice Walker me emocionou tremendamente quando eu li há uns 15 anos. Eu lembro até da edição de capa dura roxa e as folhas bem amareladas, com algumas marcas de gordura e traça. Eu guardei o livro o máximo que consegui, mas infelizmente ele começou a perder a cola e as folhas começaram a cair. O livro é lindo consegue passar essa atmosfera de machismo, ignorância e racismo do início do século XX e fazer com que nos apaixonemos pela personagem principal Celie. Inesquecível.
Recentemente li "A Resposta" Kathryn Stockett e me lembrou um pouco "A Cor Púrpura" na forma narrativa. Acho que o livro me emocionou porque preconceito racial é uma burrice tão grande que me revolta. Qualquer tipo de preconceito é errado e deve ser combatido e erradicado, claro, mas subjugar alguém por causa da cor da pele é algo tão estúpido que realmente me enoja!

Aline - Um livro que me emocionou recentemente foi difícil escolher. Tenho dois: "Proteja-me" de Juliette Fay, por se tratar de uma mulher que perde o marido e tem que cuidar de seus dois filhos sozinha. Uma história de fortalecimento pessoal. Outro livro é "Extraordinário" de R.J. Palacio porque conta a história de Auggie, que nasceu com deformações faciais e não frequentava a escola. Uma história de vida para os dias de hoje. É emocionante como ele consegue pensar sempre positivamente apesar de seu "problema".

Carla - Escolheria "O Guarani" de José de Alencar porque foi o primeiro que chorei enquanto lia. Pode parecer bobo, meio piegas, mas a cena da morte de Isabel e Álvaro me tocou muito. Foi uma época que estava começando a ler os clássicos e já estava fascinada pela obra descritiva, mas essa cena me tocou muito; foi singelo e romântico ao mesmo tempo e deu uma penina muito grande do quase casal. Já recentemente, foi "O Menino de Pijama Listrado" de John Boyne. Foi outro livro que me tocou muito ao retratar, aos olhos de um menino inocente, os terrores de um campo de concentração, mesmo não estando ele vivendo no campo em si, apenas nos arredores. A delicadeza e a inocência de uma criança nos mostra que não somos diferente um do outro, que o quê nos difere são os preconceitos idiotas que criamos para justificar uma superioridade que não existe.

Um livro que você leu rápido há muitos anos.
Um livro que você leu rápido recentemente.


Renata -Há muitos anos, eu devorei muitos livros da Coleção Vagalume e muitos romances de banca em apenas algumas horas. Mas um livro que eu me lembro de ter lido em tempo recorde foi "A Droga da Obediência", a primeira aventura dos Karas de Pedro Bandeira.
Recentemente eu li "Coisas Engraçadas Aconteceram no Caminho para o Futuro" do Michael J. Fox em algumas horas. Um livro maravilhoso que eu recomendo a toda pessoa que vive no planeta. Otimista, engraçado, com várias tiradas fantásticas, fiquei mais apaixonada ainda pelo Michael J., mais do que já era!

Aline - Um livro que li rapidamente foi "Métrica". Amei o livro. Além do lado romântico, os problemas dos personagens e como eles encaram os fatos me cativou e li em um dia e meio.

Carla - Essa é fácil e rápido de responder. Há muito tempo li "Enigma na Televisão" de Marcos Rey da série Vagalume. Acho, inclusive, foi o primeiro livro que li e amei todo aquele suspense e mistério. E recentemente, tive o prazer de ler o meu SEGUNDO livro da série Vagalume, acreditem. Foi "O Mistério do Cinco Estrelas" também de Marcos Rey. É claro que não foi tão impactante como quando li o primeiro, pois pude ler com outros olhos, vendo furos no desenrolar na trama e até erros de pontuação e concordância verbal, mas valeu só pelo fato de ler algo light e que tem um gostinho de infância.

Um livro do qual você sentia ciúmes.
Um livro do qual você sente ciúmes ainda hoje.



Renata - Eu não sou muito ciumenta com os meus livros. Normalmente eu empresto com prazer desde que a pessoa realmente queira ler e não deixar o livro pegando poeira ou enfeitando estante. Se eu sentia ciúmes de algum livro, provavelmente era do livro "Os Noturnos" da Flávia Muniz quando tinha uns 14 anos.
Um livro que talvez eu sinta ciúmes hoje em dia porque provavelmente ele nunca vai sair da minha casa é a edição especial de "O Pequeno Príncipe".

Aline - Não me incomodo de emprestar meus livros, porém gosto de recebê-los intactos, assim como os emprestei. Se acontecer algo, acho que não empresto mais (rsrsrsrsrs).

Carla - Vou ser a do contra aqui. Morro de ciúmes dos meus livro, mas empresto com prazer. Quando vejo o brilho nos olhos da pessoa quando entrego o livro esse ciúme diminui um pouquinho hehehe. Antes que tinha 'problemas' para emprestar os livros da Crônica Vampiresca da Anne Rice. Hoje em dia, são os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo do George R. R. Martin. Mas estou conseguindo trabalhar o desapego, porque o primeiro volume já tá emprestado.



Um livro que te surpreendeu há muitos anos.
Um livro que te surpreendeu recentemente.


Renata - "Os Sete" do André Vianco me surpreendeu muito há uns 11 anos. Um amigo meu tinha comprado o livro ainda publicado pelo autor e me emprestou porque estava pegando poeira na casa dele. Depois eu li e passei logo para a Carla. Foi um dos melhores livros nacionais que eu já li!
"A Culpa é das Estrelas" me surpreendeu recentemente. Fui preparada para uma história cheia de lágrimas e encontrei um livro leve sobre um tema pesado. Um feito de John Green!

Aline - Recentemente fiquei surpresa ao ler a Saga "A Maldição do Tigre" de Colleen Houck. A história
é romântica e a paisagem é linda. Kelsey encontra-se com Ren e precisa desfazer a maldição lançada há anos. A história se desenvolve na Índia e relata os costumes, as paisagens e tradições do local. Maravilhosa!

Carla - "Harry Potter e a Pedra Filosofal" por ser um livro infanto juvenil e não espera muita coisa, mesmo como todo o burburinho da época e claro que fui tragada pelo universo mágico de Rowling. Recentemente, foi o "Jogo do Anjo" de Carlos Ruiz Zafón. Primeiro porque a pessoa que me emprestou o livro é um pé no saco e não somos muito chegadas, por incrível que pareça; segundo, porque o autor me era completamente desconhecido e lógico fiquei apaixonada e já devorei todos os livros publicados por ele em português. Virei fã!

Um livro que você leu e achou que daria uma ótima adaptação há muitos anos.
Um livro que você leu e achou que daria uma ótima adaptação recentemente.



Renata - "Memnoch" da Anne Rice com certeza daria uma ótima adaptação, com o Tom Cruise como Lestat, óbvio, mas para que ele seja feito, é preciso voltar e fazer O Vampiro Lestat, depois refazer aquele péssimo "A Rainha dos Condenados" e depois "A História do Ladrão de Corpos" porque há elementos de todos os livros em "Memnoch", por isso acho que nunca vai ser feito.

Recentemente, "Como eu era antes de você" daria um romance bem bonito. Seria uma versão moderna e talvez até mais bonita de "Tudo por Amor" com a Julia Roberts.

Aline - Um livro que recentemente li e penso que daria uma ótima adaptação é "Na própria carne" de Gillian Flynn. Uma história policial sobre uma cidadezinha pequena aonde ocorrem assassinatos. Uma história cheia de surpresas e interessante até o final. Vale a pena ir para as telonas!

Carla - Sempre esperei pela adaptação de "O Vampiro Lestat", mas depois da bomba da adaptação de "A Rainha do Condenados" soube que nunca fariam a biografia do Lestat. Uma pena. Recentemente, eu teria duas opções, "Marina" do Carlos Ruiz Zafón e "O Oceano no Fim do Caminho" que apesar de ambos terem personagens infantis a história é mais voltada para um público 'jovem'. Ambas seria adaptações fantásticas e de arrepiar os pelos do pescoço.


Um livro que você leu há muitos anos e queria ter escrito.
Um livro que você leu recentemente e queria ter escrito.


Renata - Acho que eu já respondi isso em outra TAG, mas eu gostaria de ter escrito "Entrevista com o Vampiro", na verdade todos os livros das Crônicas Vampirescas da Anne Rice para que elas não terminassem da forma que terminaram.
Recentemente, acho que eu gostaria de ter escrito "Entre o Agora e o Nunca" mais por causa das referências musicais do que pelo livro em si, apesar de ter gostado muito da história.

Aline - Recentemente gostaria de ter escrito o livro "Você está sendo vigiado" de Gregg Hurwitz. Não porque o livro seja bom, pois não é, exatamente por causa disso. Gostaria de modificar a história e torná-lo excelente.
Carla - Adoraria ter escrito "Os Sete" ou "O Senhor da Chuva" do André Vianco. São a obra prima do autor na minha opinião e fiquei impressionada pelo trabalho dele para um autor nacional e desconhecido, na época. Recentemente, eu amaria ter escrito toda "A Maldição do Tigre", além de ter adorado o romance de Kelsey e Ren, fiquei embasbacada pela riqueza cultural do livro.


Um livro antigo que você recomenda.
Um livro recente que você recomenda.


Renata - Ninguém deveria morrer sem ler "Os Miseráveis" do Victor Hugo. A riqueza dos personagens, das descrições, o passar do tempo, é tudo de tirar o fôlego!
Na verdade dois livros me impressionaram muito recentemente. Foram eles "O Oceano no Fim do Caminho" do Neil Gaiman e "Garota Exemplar" da Gillian Flynn. "O Oceano..." me remeteu à inocência da infância, ao mundo de fantasia que todos nós tínhamos quando éramos crianças e vamos perdendo a medida que crescemos. "Garota Exemplar" recomendo porque é um livro extremamente bem escrito, com viradas espetaculares e faz com que nós, leitores, tomemos partido ora para um lado, ora para outro. Não é à toa que foi considerado o melhor livro de 2012 de acordo com a Amazon.

Aline - Um livro que recomendo atualmente é a trilogia de Jogos Vorazes. Muita ação e personagens fortes. Uma história bem desenvolvida embora seja uma distopia, mas parece real.

Carla - Sempre vou recomendar José de Alencar, principalmente "Senhora" e "Lucíola" por descreverem mulheres tão fortes e marcantes para sua época. Eu fiquei fascinada por elas! Hoje em dia eu recomendo, principalmente para o iniciantes, Harlan Coben, começando pelo "Quebra de Confiança", terminando em "Uma Questão de Segundos", a séries do Bolitar é de leitura fácil, ágil e hilária.

Um autor estrangeiro consagrado que você recomenda.
Um autor estrangeiro novo que você recomenda.


Renata - Um autor estrangeiro consagrado que eu recomento, obviamente é Stephen King. Recomendaria Anne Rice se ela não tivesse acabado as Crônicas Vampirescas de uma forma tão tosca. Aqui você encontra diversas resenhas dos livros do King, entre eles Sob a Redoma, A Dança da Morte, Sombras da Noite e alguns mais!
Um autor estrangeiro novo que eu recomendo é Elizabeth Haynes, que publicou seu primeiro romance "No Escuro" em 2011, seguido de "Vingança da Maré" em 2012 e "Human Remains", ainda sem lançamento previsto no Brasil, em 2013. Poderia recomendar também Gillian Flynn e Chevy Stevens.

Aline - Um autor que recomendo é Gillian Flynn. Já li dois livros dela e adorei os dois. Em ambos a história é muito bem desenvolvida e nos prende até o final. Leiam "Garota Exemplar" e "Na própria carne". Vocês não irão se arrepender.

Carla - Como a Renata já deu a indicação da Anne Rice, eu recomendaria o Dan Brown e a Isabel Allende como autor(a) consagrado; e recomendaria o Carlos Ruiz Zafón e o Neil Gaiman como autor novo. Todos excelentes!

Um autor nacional consagrado que você recomenda.
Um autor nacional novo que você recomenda.


Renata - Um autor consagrado nacional que eu recomento, além de Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, é Érico Veríssimo! Adoro os livros dele e estou com a Obra Completa, mas preciso de calma para reler tudo com o devido carinho e respeito que ele merece.
Um autor nacional novo que eu recomento é Marcia Rubim. Ainda não fiz resenha de "Adeus à Humanidade" porque quero ler o segundo livro e fazer uma resenha única, mas eu gostei muito.

Aline - Confesso que não li obras de muitos autores nacionais, mas André Vianco ficou marcado. Li "Os Sete" e adorei. A história se passa no Brasil, o que achei muito legal. Cada vampiro tem sua peculiaridade e poder e participação na história que muitas vezes nos fazem rir. Gostei muito dessa leitura.

Carla - Sem sombra de dúvida José de Alencar com "Senhora","Lucíola" e "O Guarani"; ou então e Aluízio de Azevedo com "O Cortiço". Sou suspeita, pois AMO os dois autores. Já se tratando de um autor novo, eu ficaria, por falta de opção, com Jô Soares apesar de não ser um autor novo. Tenho até alguns livros nacionais de autores novos que adquiri na Bienal deste ano, mas ainda não tive tempo de lê-los.

16 comentários:

  1. Re, adorei essa tag de vocês! Depois vou ler com calma os comentários de cada uma de vocês.
    Vou aproveitar as minhas férias e responder.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle! Vamos aguardar ansiosas pelos seus comentários!
      Bjins

      Excluir
    2. Assim que responder, compartilha com a gente aqui ou no Sensuais, Michelle!
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a TAG, Rê e gurias. Essa comparação de impressões antigas e atuais é muito legal! E já aproveitei pra pegar umas diquinhas de leitura! ;-)
    Bjuuuusss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz o que vc vai ler depois, Larissa!!!
      Beijos

      Excluir
  3. Muito bacana a tag, meninas!
    Já estou pensando aqui na minha resposta...
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Não esquece de compartilhar com a gente as suas respostas, Michelle!
      Beijão.

      Excluir
  4. Oi, meninas!
    Gostei da tag, e das respostas... Fiquei interessada pelo livro "Coisas Engraçadas Aconteceram no Caminho para o Futuro", também já estou pensando na minha resposta, com certeza irei adorar respondê-la :)

    Beigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maura, tem uma resenha só dele aqui http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/08/o-lado-humano-de-um-ator-com-parkinson.html

      Eu sou suspeita, amei mesmo! Acho que coloquei na Biblioteca Sensual, dá uma olhada! E depois compartilha com a gente.

      Beijocas

      Excluir
  5. Legal, quero ver as respostas de todo mundo!!!!
    Beijocas, meninas!!

    ResponderExcluir
  6. Ei meninas !! Já estou preparando a resposta para essa tag, acho que sai essa semana !!!
    bjokas

    ResponderExcluir
  7. Respondi, meninas!
    http://resumodopera.blogspot.com.br/2013/10/tag-antigo-e-novo.html
    Foi ótimo revirar a memória para participar da brincadeira.
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá conferi e já respondi! Adorei suas respostas, Michelle.
      Que bom que vc gostou de participar!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, meninas! Vi essa tag no blog da Melissa e gostei :) Vou responder em breve no meu blog :)

    beijo,

    Pipa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pipa, avisa pra gente aqui qdo vc responder que a gente vai lá no seu blog depois conferir.
      Beijos.

      Excluir