segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Hora e a Vez dos Mogs! (Renata Lima e Carla Cristina Ferreira)


Já fizemos um post sobre os primeiros livros dos Arquivos Perdidos, livros complementares da série "Os Legados de Lorien" de Pittacus Lore (que antes era um pseudônimo de dois escritores - James Frey e Jobie Hughes - e agora é pseudônimo apenas de James Frey e dos autores anônimos por contrato que o ajudam a desenvolver a história dos lorienos). 

Nós gostamos tanto da série que resenhamos o mesmo livro duas vezes, o terceiro livro da série "A Ascensão dos Nove" sob óticas diferentes. Mas como eu disse no início, o post de hoje é para falar de mais um livro complementar da série, o terceiro publicado no Brasil, chamado "Os Arquivos Perdidos: Os Legados dos Mortos".

Nossa Avaliação - 8.5
Nos livros anteriores, nos "oficiais" da série e até mesmo nos complementares, nós sabemos que os Números Um, Dois e Três foram assassinados respectivamente na Malásia, na Inglaterra e no Quênia, mas o que exatamente aconteceu com cada um deles? Como morreram, quem eram? É isso que um jovem mogadoriano se predispõe a narrar em "Os Legados dos Mortos".

Sob a perspectiva mogadoriana de Adamus Sutekh (Adam), filho do grande general Andrakkus Sutekh, um mog admirado e temido, descobrimos como aconteceu a vinda dos mogadorianos para a Terra visando destruir os Legados que sobreviveram e para cá foram enviados.

Adam explica como os mogadorianos vivem aqui, se passando por terráqueos normais, infiltrados em diversas camadas sociais buscando sinais dos membros da Garde e acima de tudo da ordem deles (já que por uma espécie de "feitiço" os legados só podem ser mortos de acordo com a ordem estabelecida antes que entrassem na nave que os traria para a Terra).

Adam também nos conta que as mulheres mogadorianas têm problemas de fertilidade e por isso foram criados mogadorianos híbridos em laboratório com qualidades acentuadas, como força, obediência incondicional aos mogs ditos "sangue-puro" e poder destrutivo de uma máquina de guerra. Adam explica embora os mogadorianos nascidos naturalmente possam passar tranquilamente como terráqueos normais, os mogs híbridos não conseguem; a pele deles é extremamente pálida pelos anos passados no subterrâneo e seus dentes são pequenos e afiados, adaptados para o combate corpo-a-corpo.

Um belo dia, Adam está fazendo os deveres de Ivan - Ivanick Shu-Ra, seu irmão adotivo,  que passou a viver com Adam e sua família depois que o pai foi morto na destruição de Lorien - quando ambos são chamados de volta à casa pelo general em caráter de urgência. Pela primeira vez Adam e Ivan são enviados em uma missão juntamente com mogadorianos híbridos, para a Malásia inicialmente com o intuito de capturar uma Garde e sua proterora. Mas o que acontece é que Adam é obrigado a observar "duas dúzias de mogadorianos irem contra uma adolescente e uma idosa" como ele mesmo narra.

Ao descobrirem que a Garde em questão é a Número Um, os mogadorianos mudam de estratégia e decidem matá-la, assim como sua Cepân (protetora) e comemoram efusivamente, principalmente Ivan. Se por um lado Ivan fica extasiado e orgulhoso, esse é pode ser considerado um momento de virada para Adam e tudo que ele acredita.

Nesse ponto, queremos frisar que o conto sob o ponto de vista de um mogadoriano é extremamente interessante. Podemos ver como a sociedade mogadoriana se estrutura e como é o relacionamento em família desses seres: é possível haver amor entre seres que prezam a soberania sobre os mais fracos e a destruição de planetas cheios de vida como a Terra e Lorien? E mais... até que ponto são eles influenciados/doutrinados a seguir o que diz no "Grande Livro" escrito por Setrákus-Ra? Se não houvesse esta influência seriam os mogadorianos seres pacíficos? Estas e muitas outras questões são levantadas por Adam, o que torna a história ainda mais envolvente. Recomendamos demais!

É importante lembrar que Os Arquivos Perdidos não são encontrados em formato impresso, somente em e-book (clique para acessar a Amazon para mobi ou a Saraiva para epub), e custam em média R$4,50 com uma média de 80 páginas cada. A ordem dos livros é:

1) Os Legados da Número Seis (publicado no Brasil em Novembro de 2012)
2) Os Legados do Número Nove (publicado no Brasil em Novembro de 2012)
3) Os Legados dos Mortos (publicado no Brasil em Setembro de 2013)
4) The Search for Sam (prometido para o mês que vem "À busca de Sam")
5) The Last Days of Lorien (ainda sem data de publicação no Brasil "Os Últimos Dias de Lorien")
6) The Forgotten Ones (ainda sem data de publicação no Brasil "Os Esquecidos")

O sétimo Arquivo Perdido será lançado nos EUA em 23/12/2013 e o oitavo em 15/04/2014!

Para confundir a gente, há outros arquivos disponíveis para venda na Amazon.com que são pacotes que vem com três Arquivos Perdidos juntos, por exemplo:

"I Am Number Four: The Lost Files: The Legacies" vem com os três primeiros contos "Six's Legacy", "Nine's Legacy" e "The Fallen Legacies" e sai pelo preço de um conto só, uma pechincha. "I Am Number Four: The Lost Files: Secret Histories" vem com três contos acima citados "The Search for Sam","The Last Days of Lorien" e "The Forgotten Ones". Comprar o pacote vale mais a pena. Financeiramente é o preço de dois arquivos. Lembrando que esses pacotes estão em inglês apenas!

A Origem do Número Oito foi colocado para download gratuitamente no site da Intrínseca, é só entrar e pegar!

E para confundir ainda mais há livros que eu ainda não entendi se são oficiais ou fanfics (escrito por fãs), mas que estão cadastrados no Skoob como se fossem do mesmo autor e figuram no site oficial como EXTRAS. São eles:

Sam's Journal (Diário de Sam)
Sarah's Journal (Diário de Sarah)

Se você tem alguma luz sobre essa questão, deixe aqui nos comentários!!!


4 comentários:

  1. Ai meu deus, já quero ler só por causa do título ...que interessante que só tem ebook, isso não é muito comum, mas acho que possa ser uma tendência das editoras para autores menores :)
    dica anotada, fiquei super curiosa !
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa, super indico vc começar pelos livros "oficiais" Eu Sou o Numero Quatro, O Poder dos Seis, A Ascensão dos Nove e o mais recente A Queda do Cinco!!!!!!

      beijocas

      Excluir
  2. Diário de Sam, Diário de Sara, e A origem do 8 foram pubicados junto com os livros originais da série, como uma espécie de complemento!

    Estou no aguardo pelo quarto livro da série, ô ansiedade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, mas onde estão esses "contos" dentro dos livros originais???

      Excluir