sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cuidado com o que você deseja (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 8.5
Sara Gallagher tem 34 anos e foi adotada quando ainda era bebê, portanto não sabe nada sobre sua família biológica. Ela sempre notou que recebia um tratamento diferenciado do tratamento que seu pai adotivo dispensava às filhas biológicas Lauren - melhor amiga de Sara - e Melanie - rebelde e imatura,  tratando-a com uma certa indiferença e até um pouco de agressividade, apesar de gostar muito de seu noivo Evan. 

Prestes a se casar e mãe de uma menininha de seis anos, fruto de um relacionamento anterior, Sara decide que é hora de buscar informações sobre os pais biológicos e solicita no cartório sua certidão de nascimento original, antes da adoção, que lhe revela que sua mãe se chama Julia Laroche e seu pai é desconhecido. A partir daí, Sara descobre que sua mãe biológica vive e trabalha relativamente perto de sua casa. 

Decidida a conhecê-la, ela vai até o endereço da mãe, onde é rejeitada pela segunda vez quando Julia Laroche diz que não quer ter contato com ela e que não sabe quem é seu pai porque a concebeu em uma festa. Inconformada e achando a reação de Julia um tanto exagerada, Sara decide contratar um detetive particular e é aí que a bomba explode.

O detetive descobre que Julia Laroche é na verdade Karen Christianson, a única vítima que sobreviveu ao Assassino do Acampamento, um dos piores serial killers da história do Canadá, há 35 anos. A polícia acreditava que o Assassino do Acampamento era responsável por pelo menos trinta mortes e seu alvo principal era sempre mulheres - que ele estuprava e matava -, mas ele matava também todos os acompanhantes delas (pais, namorados, parentes e amigos, qualquer um que estivesse com elas no acampamento).

Não se sabe como, a busca de Sara vira notícia e vários sites começam a divulgar que o Assassino do Acampamento tem uma filha e que sua única sobrevivente, que agora atende pelo nome de Julia Laroche, ainda está viva. Preciso dizer o que acontece a partir daí?

O Assassino do Acampamento retorna e entra em contato com Sara, e com o Assassino, a polícia entra em cena para proteger Sara e sua família, ao mesmo tempo em que quer que ela continue mantendo contato com o pai para que possam finalmente capturá-lo. 

Existem muitas semelhanças com "Identidade Roubada", sendo a maior o fato de que o livro ser narrado em primeira pessoa e a personagem principal estar falando com uma psiquiatra, nesse livro identificada como Nadine. Cada capítulo corresponde a uma sessão. Outra semelhança é na narração em si, nos altos e baixos, nos momentos de tensão que seguem momentos de conflito psicológico e pessoal.

Mas se o final de "Identidade Roubada" me surpreendeu bastante, "É melhor não saber" foi me dando pistas ao longo do caminho que me fizeram desconfiar do final e nas últimas cinquenta páginas eu já tinha matado a charada. Não que isso tire o mérito do livro, mas me decepcionou um pouco, assim como o fato da personagem principal dar tanta atenção para um homem que, apesar de ser seu pai, pode potencialmente acabar com a vida dela ou machucar seus entes queridos.

No mais, eu até gostei da capa, apesar de não achar que ela retrata a personagem principal (que é mais velha e ruiva e não essa loirinha novinha aí em cima), mas quem sabe ela não é uma das vítimas do Assassino do Acampamento, retratado em segundo plano na floresta? 

6 comentários:

  1. Oi, indiquei uma TAG pra você responder.
    Se puder, da uma conferia e comentada lá!

    http://booksever.blogspot.com.br/2013/07/tag-os-7-pecados-capitais-da-leitura.html


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe,
      respondemos essa TAG no final do mês passado.
      Muito legal!!!
      http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/05/memes-literarios-7-pecados-capitais-da.html

      Excluir
  2. Não sei se é porque eu sou facilmente impressionável, mas não tenho essas habilidades de adivinhar qual é o mistério envolvido antes de chegar ao final.
    Estou com Identidade Roubada há tempos aqui e ainda não li. Então não vou ter como comparar, né?
    Sinto que vou me surpreender.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, tenho certeza de que vc vai gostar... os dois livros são bons!!!
      Beijos

      Excluir
  3. Cara, que história! Não consegui tirar os olhos da resenha até chegar à última palavra! Taí um livro que eu realmente quero ler, adoro esse gênero. E parabéns pela resenha, você tem uma escrita incrível e envolvente!
    Gostei muito do blog, já estou seguindo!
    O meu ainda está no início, se você quiser passar lá depois e deixar sua opinião, sua sugestão, ficaria muito agradecido!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios, Diego!!! É uma leitura que vale muito a pena! Depois que ler, volte aqui e nos diga o que você achou, tá?
      Um beijo

      PS: Já fui lá no seu blog e deixei um comentário!
      Bjs

      Excluir