quarta-feira, 10 de julho de 2013

Hercule Poirot, O detetive (Aline Basilio)


Sobre o Autor do Mês:

Agatha Christie (1890-1976) foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, encontrados em mais de 100 idiomas. Venderam mais de quatro bilhões no total, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. Conhecida como "Duquesa da Morte", "Rainha do Crime", dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Ela é a autora de oitenta romances policiais e contos, dezenove peças e seis romances escritos sob o pseudônimo Mary Westmacott.
                                                                                                                              Fonte: Wikipedia
 

Eu sempre tive curiosidade de ler algo dessa autora e ela me surpreendeu muito. Superou minhas expectativas. O livro que escolhi foi "Assassinato no Beco", cujo título original é “Murder in the Mews”, lançado em 1937. Esse livro nos relata quatro contos estrelados pelo detetive Hercule Poirot.
Nossa Avaliação - 8.0

O primeiro conto, de mesmo título que o livro, nos relata a morte misteriosa de Mrs. Allen. Jane, sua companheira de casa, a encontra morta no quarto, trancada. Parecendo um suicídio, o detetive descobre evidências relevantes ao caso e muda o rumo da história.

No segundo conto, “O roubo inacreditável”, a história é a seguinte: em um jantar político, uma espiã convidada é suspeita de roubar um projeto militar importante. O detetive Poirot é chamado para solucionar o roubo.

Já o terceiro conto, “O espelho do morto”, Poirot recebe uma carta e é convidado a investigar um “assunto de família”. Chegando à mansão, ele encontra Gerase Chevenix-Gore, a pessoa que lhe enviou a carta, morto. Supostamente um suicídio que Poirot terá que desvendar.

E o quarto e último conto, “Triângulo de Rhodes”, relata Poirot em suas férias. Ele está hospedado no mesmo hotel em que ocorre a morte por envenenamento de Valentine Chantry, mulher muito rica, casada algumas vezes e que possuía amantes incontáveis. É claro que ele decide investigar o caso.

Em todos os contos a escritora consegue criar um ambiente em que nos coloca dentro da história. As cenas detalhadas, descritivas, nos possibilitam imaginar cada local, ou melhor, cada cena de crime. Sem falar no investigador Poirot, que possui sacadas sensacionais. Cada resolução de caso é simplesmente surpreendente, inimaginável pelo leitor, mesmo o detetive nos dando dicas, nos mostrando evidências e entrevistando os suspeitos, fica quase impossível descobrir quem é o assassino.

Não conseguia parar de ler até terminar cada conto. Acho que precisamos de um detetive fenomenal desse nos dias de hoje (rs). Adorei a leitura, bem fácil, rápida e estimulante.

Abaixo algumas das capas lançadas tanto no Brasil quanto no exterior.


2 comentários:

  1. Nossa estou muito afim de começar a ler Agatha Christie. Adoro o tipo de gênero que ela escrevia, será que vendem box de livros dela? Ou só encontro em sebos? ):

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, vc lê em e-book? Tenho vários livros dela, posso te passar.
      Bjs

      Excluir