sexta-feira, 26 de julho de 2013

Contos entediantes da Rainha do Crime (Renata Lima)


Quando a Aline sugeriu que a gente fizesse uma coluna chamada Autor do Mês, onde cada uma de nós teria que ler e resenhar um livro do mesmo autor sorteado, eu pensei logo que poderíamos ler livros de autores consagrados que não tínhamos tido tanto contato. Imediatamente sugeri Agatha Christie porque tinha lido e gostado de "O Caso dos Dez Negrinhos". 

Nossa Avaliação - 4.0
A Aline leu "Assassinato no Beco" e a Carla leu "Morte na Mesopotâmia", ambos do detetive Hercule Poroit. 

Para não ler nada nessa linha investigativa, eu escolhi um livro de contos chamado "O Cão da Morte", achando que fosse gostar mais do que ler uma história dos personagens mais famosos da autora. Mas infelizmente não foi assim!

Conhecida como A Rainha do Crime, nesse livro Agatha Christie se aventura pelo tema sobrenatural e, na minha opinião, acaba errando feio. 

O conto que dá o título ao livro, por exemplo, é um dos contos mais chatos e sem sentido do universo. Fico imaginando um conto sobre a imagem de um cão que aparece em incêndios nas mãos de Stephen King, aí sim, sairia uma obra prima, mas nas mãos de Agatha Christie o que se lê é um blablabla que acaba rispidamente, sem fazer muito sentido e sem ao menos assustar.

Um dos únicos contos sem o toque sobrenatural é o "Testemunha de acusação" sobre um jovem acusado de matar uma idosa por dinheiro. A amante dele, que seria seu álibi, se volta contra ele no tribunal e o advogado de defesa precisa se desdobrar para provar a inocência do rapaz. O conto foi adaptado em 1957 com Marlene Dietrich e Charles Laughton, como vocês podem ver ao lado. Esse conto e o conto do gato são os melhores do livro.

O fato do conto do gato ter mexido comigo não é um mérito de Agatha Christie, mas de Edgar Allan Poe, que me deixou meio com o pé atrás com os gatos pretos (só os literários, gente, nada contra gatos pretos em geral, eu amo qualquer animal), desde que li o conto dele com o mesmo título.

Eu poderia discorrer sobre cada conto, mas acho que não vale muito a pena porque todos são muito fracos e surpreendentemente superficiais. Não digo que não vou ler mais nada de Agatha Christie, porque sei que ela tem muitos livros interessantes, mas com certeza não me aventurarei novamente nos livros de contos dela se a temática for a mesma. Outros autores fazem isso com maestria, como Conan Doyle, Allan Poe, Stephen King e Joe Hill, entre outros!

Sobre o Autor do Mês:

Agatha Christie (1890-1976) foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, encontrados em mais de 100 idiomas. Venderam mais de quatro bilhões no total, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. Conhecida como "Duquesa da Morte", "Rainha do Crime", dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Ela é a autora de oitenta romances policiais e contos, dezenove peças e seis romances escritos sob o pseudônimo Mary Westmacott.
                                                                                                                    Fonte: Wikipedia

6 comentários:

  1. Rsrs, vou discordar, amo a Aghata Christie mesmo quando ela se aventura no sobrenatural. Mas concordo com vocÊ, nesse gênero aí ela não é a melhor não...
    E concordo com você no referente Edgar Allan POe - o mestre do fantástico - e Conan Doyle - Sherlock Holmes é o meu personagem preferido...
    Mas não gosto muito do Stephen King, embora eu tenha amado Carrie a Estranha...
    Seu post ficou muito interessante, parabéns!!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, as minhas experiências com ela se limitam a três livros: aquele do Expresso Oriente, O Caso dos Dez Negrinhos e esse. De todos esse foi o mais fraco, não curti MESMO, mas é claro que tem gente que gosta e é isso aí! Adoro quem defende seus autores favoritos.
      No meu caso, Stephen King é o Rei e não tem pra ninguém!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Estou louco para começar a ler Agatha, ainda não tive a oportunidade...
    Sempre ouvi críticas positivas dela...

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, todo mundo elogia mesmo a série do Poroit e a série da Miss Marple, começa pelo O Caso dos Dez Negrinhos que vc não vai se arrepender!!! E corre dos contos, pelo menos por enquanto!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Renata. Também não gosto da Agatha. Fui obrigada a ler pra um trabalho de faculdade e desisti fiz segunda chama! HAhahahahhahaha

    Beijo, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, eu gostei de O Caso dos Dez Negrinhos... quem sabe vc tb não gosta desse! KKKK

      Bjs

      Excluir