sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cartas para Julieta um livro diferente do filme (Renata Lima)


Ontem eu finalmente assisti ao filme "Cartas para Julieta" e quase caí para trás! O filme não tem NADA a ver com o livro, a não ser o fato de mostrar que existem mulheres em Verona que respondem as cartas que deixam para Julieta no muro da Casa de Julieta.

Nossa Avaliação - 8.5
A abordagem do livro é mais histórica, contando como esse mito do amor romântico de Romeu e Julieta começou, qual foi a real inspiração de Shakespeare. Há dados históricos, lendas e uma viagem linda por Verona, que lembra um pouquinho Roma, mas que tem cantinhos especiais que aparecem na história de um dos casais mais famosos da literatura mundial. 

O livro nos apresenta ao Clube de Julieta e às secretárias de Julieta. São elas que respondem bilhetes e cartas deixados por pessoas de todo o mundo. O Clube virou uma atração turística e quem for a Verona precisa conferir o trabalho lindo dessas senhoras.

O mágico do livro está no cuidado com o qual ele foi elaborado. Desde a capa à diagramação. As fotos são lindas, os fatos narrados são foférrimos, as cartas endereçadas à Julieta são emocionantes. Há até a receita "Baci di Giulietta" (Beijos de Julieta), um doce famoso em Verona!

Já o filme, é um romance. No filme, Sophie (Amanda Seyfried) vai se casar com Victor (Gael Garcia Bernal), mas antes de casar, eles partem em uma viagem para a Itália. Lá Victor fica entretido com a culinária local (ele é um chef e está abrindo seu próprio restaurante) e acaba deixando Sophie sozinha. Em meio às caminhadas pelo local, Sophie descobre a Casa de Julieta e depois o Clube. 

Uma vez no Clube, as secretárias de Julieta incentivam Sophie a responder uma carta de 50 anos atrás. Eis que alguns dias depois a autora da carta Claire (Vanessa Redgrave) aparece com seu neto Charlie (Christopher Egan) para conhecer Sophie. Logo os três começam uma viagem para encontrar Lorenzo Bartolini, o grande amor da vida de Claire. Não preciso nem dizer que rola um clima entre Sophie e Charlie, né? Um filme bonitinho, bem Sessão da Tarde! 

4 comentários:

  1. Nossa, não tem muito a ver mesmo.
    Agora quero ler o livro, até então só havia assistido, mas um livro com tanto conteúdo merece vez, não é mesmo ?
    Beijos, Renata.

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É por isso que eu queria ler o livro, ele deve ter um conteúdo espetacular!
    O filme eu gostei muito, afinal, quem não gosta de romances? Mas o livro deve ser super diferente. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. O livro é visualmente muito lindo, meninas. Recomendo mesmo!

    ResponderExcluir