sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Quais seriam as cinco pessoas que você encontraria no céu? (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 8.0
O livro "As cinco pessoas que você encontra no céu" foi o livro escolhido para o primeiro mês do nosso falido Clube do Livro. É um livro de auto-ajuda, mas sob a forma de um livro de ficção, algo como "A Cabana", sabe?

A história é a seguinte: Eddie, um senhor de 83 anos, morre no parque de diversões onde trabalhava exatamente no dia de seu aniversário tentando salvar uma menininha que cai de um dos brinquedos. Acontece que a vida de Eddie foi uma vida de sacrifício e dor: ele apanhava do pai, nunca viajou, como sempre quis, não se formou Engenheiro, como era seu sonho, quase foi morto durante a guerra e perdeu a esposa. 

Mas apesar de se achar um perdedor, é na morte que Eddie vai descobrir, através de cinco pessoas que cruzaram sua vida, qual foi a sua importância. Algumas pessoas ele realmente conhece, outras nunca viu em vida, mas cada uma delas vai ensiná-lo uma lição sobre sua própria vida.

As grandes mensagens do livro são "nada é por acaso" e "você faz diferença". As pessoas que passam em nossas vidas, as pessoas com quem dividimos as nossas vidas, as pessoas que por algum motivo sequer conhecemos, mas de alguma forma tocamos. Aquele ônibus que não pegamos que sofre um acidente na esquina, aquele caminho que não fizemos, onde teve um assalto com morte... pequenas coisas que muitas vezes nem ficamos sabendo que aconteceram.

O fato é que fazer diferença não é ser notoriamente grande, ser milionário ou famoso. Fazer diferença é procurar, através das nossas ações diárias, desempenhar bem o nosso papel de ser-humano. Acho que a citação que resume o livro é "... que cada vida afeta a outra, e a outra afeta a seguinte, e que o mundo está cheio de histórias, mas todas as histórias são uma só."

Para mim o único problema do livro é ser um pouco clichê em determinadas partes e a capitulação é um tanto esquisita, mas no geral o livro é bom e a leitura é muito rápida e fácil.

3 comentários:

  1. Parece interessante, uma lição de vida.
    Vou colocar em minha listona de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Ah nosso falido clube... confesso que não gostei da escolha; detesto livro de autoajuda e conto no dedo os que li. Puro clichê, cheio das mesmas mensagens bonitinhas e nenhuma novidade. Eu daria nota 6 no máximo.

    ResponderExcluir
  3. Ah não gosto de livros de auto-ajuda, serio. Não consigo ler.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir