sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Meme "Os melhores" (Renata Lima)


Há algum tempo recebi um meme que pedia que listasse os 10 melhores livros lidos na minha vida. Para mim, é particularmente difícil tirar 10 de quase 500 livros, então resolvi dar uns destaques para os autores que, com algumas obras e personagens, merecem destaque.

1) Anne Rice - Apesar de ter conhecido os vampiros com o livro infanto-juvenil "Os Noturnos" da Flávia Muniz, foi Anne Rice que me apresentou ao mundo adulto dos vampiros. Nunca haverá um personagem mais sedutor, irônico e enigmático como Lestat. O bem e o mal é personificado em uma criatura cuja dualidade é quase parte da sua natureza. Até o oitavo livro das crônicas vampirescas, Lestat se mantém lindo e intocável, porém cheio de defeitos e questionamentos, feito um anjo caído que duvida de tudo que existe, mas nos livros  9 e 10 (respectivamente "Fazenda Blackwood" e "Cântico de Sangue") há uma enorme diferença no personagem, fruto das desilusões da própria autora e da volta dela ao Cristianismo. Mas não posso deixar que 2 em 10 livros estraguem a magnitude desse personagem ímpar na literatura mundial, que com certeza me fez pensar e questionar muita coisa imposta, seja pela religião, seja pelos bons costumes, ou pelo "politicamente correto". Destaco 4 livros das Crônicas: O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados, Memnoch e O Vampiro Armand (respectivamente os volumes 2, 3, 5 e 6). De antemão prometo um post mensal das Crônicas feito por mim e pela Carlinha! Projeto 2013!
Anne Rice tem 71 anos e mora em Nova Orleans, EUA.

2) Stephen King - Entre erros e acertos (na opinião da Carla, mais erros do que acertos, e na minha opinião mais acertos do que erros), Stephen King se mantém como o grande mestre do terror e tem no currículo as obras mais aterrorizantes de todos os tempos. 
"O Iluminado", "A Hora do Vampiro", os livros de contos, principalmente "Ao Cair da Noite""Sombras da Noite" e "Pesadelos e Paisagens Noturnas Vol. I" fazem com que o terror adquira uma nova dimensão. Para mim, o melhor ainda é "A Dança da Morte", mas estou sempre buscando ler ou reler algo do Sr. King.
Não é só o vampiro, o lobisomem, o alienígena, mas o terror diário. É aquela sensação de não estar sozinho, aquela vozinha no fundo da cabeça que impele para o mal, o vizinho psicopata, a criança com tendências homicidas. Ler Stephen King é garantia de frio na barriga.
O autor tem 65 anos e mora no Maine, EUA. 

3) Carlos Ruiz Zafón - Ele chegou há pouco tempo, mas já emplacou "A Sombra do Vento", "O Jogo do Anjo", "Marina" e "O Prisioneiro do Céu". Também tivemos a oportunidade de ler o primeiro livro do autor "O Príncipe da Névoa", da chamada Trilogia da Névoa, ainda não publicada no Brasil, mas que seria uma trilogia infanto-juvenil com pitadas de suspense. 
O fato é que Zafón veio pra ficar e se seus livros continuarem tão bons quanto os primeiros, daqui a pouco ele ganha uma estante só dele!
Zafón tem 48 anos e mora em Los Angeles, EUA, onde escreve roteiros pra TV e pro cinema.

4) Harlan Coben - Depois de ter lido alguns livros do Harlan Coben, por influência da minha mãe ("Confie em Mim", "Não conte a ninguém" e "Desaparecido para sempre") me deparei a série do personagem Myron Bolitar. Os livros têm um pouquinho de tudo: aventura, romance, suspense e muito sarcasmo. Harlan Coben criou em torno de Myron um grupo coeso e muito divertido de personagens que abrilhantam o livro de uma forma genial. E cada um deles contribui para a resolução das histórias. 
É uma pena que a editora (Arqueiro) esteja publicando os livros tão fora de ordem, o último, "Sem Deixar Rastros", é o terceiro da série. Esperamos que não façam o mesmo com a franquia (os livros de Mickey Bolitar, um Myron mais juvenil).
Harlan Coben tem 50 anos e mora em Nova Jersey, EUA.

5) George R.R. Martin - Como não dizer que esse homem é absolutamente genial? É quase um Tolkien ou uma J.K. Rowling. Ele criou um enorme reino com núcleos diferentes, uma muralha enorme e amedrontadora, os white walkers e deixou nossos cabelos em pé! Os livros são tão bem escritos e a história não se perde. É mais do que genial, só pode ser divino!
Ele começou a escrever para TV e fazia basicamente ficção. Desde 1991, George R.R. Martin escreve As Crônicas de Gelo e Fogo, que dizem ser inspirada em "A Guerra das Rosas", de Ivanhoé. Inicialmente os livros teriam 7 volumes, já tem 5 volumes publicados e a Carlinha já resenhou todos!
George R. R. Martin tem 64 anos e também mora em Nova Jersey, EUA.

E vocês? Quais são seus autores favoritos no momento?

4 comentários:

  1. Eu amo Rice, King e a Christie (não me xingue hehehehe), mas o escritor que eu sempre achei genial foi o Tolkien. O cara simplesmente criou um universo paralelo nos livros dele (e pra quem curte RPG é um prato cheio! :D)..

    obs: Eu não conheço esse George R.R. Matin MAS JÁ GOSTEI!XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kay, eu só li a trilogia O Senhor dos Anéis do Tolkien, mas sou louca pra ler os outros livros, acho que vou procurá-los no sebo. Quero ler O Hobbit antes de ver o filme.

      Acho que vc vai gostar do George R.R.Martin sim. Leia primeiro, depois veja a série. Eu amo.

      Excluir
  2. Adoro o Harlan Coben. Gostei também da Chelsea Cain, achei muito intrigante o relacionamento desenvolvido por Gretchen e Archie.

    ResponderExcluir
  3. Aline, Chelsea Cain seria a 6a da minha lista. Mas ainda estou esperando pra ler os outros livros pra decidir! kkkkkk

    ResponderExcluir