quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Primeiro o filme, depois o livro (Renata Lima)


"O Colecionador de Ossos" é um dos primeiros livros que eu li depois de ter visto o filme. Normalmente escolho sempre ler o livro primeiro para ter uma opinião da adaptação em si. Assisti o filme em 2000 e adorei. O criminalista Lincoln Rhyme é interpretado por Denzel Washington, que realmente transpira toda a genialidade, arrogância e ideias contraditórias de vida x morte do especialista em cenas de crime. Amelia Donaghy é interpretada por Angelina Jolie em um de seus papéis mais vulneráveis. Ela não é uma supermulher, é apenas uma policial que descobre uma cena de crime e passa a ajudar Lincoln e o time de investigadores e especialistas forenses.

Mas vamos ao livro e a história em si:

Nossa Avaliação - 9,0
"O Colecionador de Ossos" é a primeira história com Lincoln Rhyme como protagonista. Há alguns anos, durante uma investigação, Lincoln sofre um acidente que o deixa paralisado do pescoço para baixo. Ele só consegue mover o pescoço, a cabeça e o dedo indicador de uma das mãos. Lincoln. A paralisia faz com haja um acúmulo de líquido na medula de Lincoln e ele tem alguns espasmos esporádicos que um dia poderão matá-lo e é por isso que Lincoln considera o suicídio assistido.

Um belo dia Lincoln recebe um pedido de ajuda: a polícia tem um assassino em série e a ajuda de Lincoln é fundamental para descobrir, através das pistas deixadas nas cenas dos crimes, quem é a assassino, qual será seu próximo passo e por que o assassino escolheu aquelas pessoas.

Para ajudar Lincoln, temos a policial Amelia Donaghy que processou a cena do crime da primeira vítima. Inicialmente, Lincoln e Amelia tem uma relação um tanto conturbada, já que Lincoln só pode dar ordens e Amelia muitas vezes recusa-se a acatá-las sem questionar. Os dois são teimosos, turrões, mas ao mesmo tempo determinados, dedicados e comprometidos em descobrir a identidade do assassino. E se Lincoln teve um passado de glórias e agora está preso à uma cama, Amelia traz consigo fantasmas do passado difíceis de serem exorcizados.

Se o filme é ótimo, o livro então, é excelente. Nos sentimos um investigador do C.S.I. e somos convidados a questionar as evidências e adivinhar o assassino não é nada fácil, já que as reviravoltas (a la Harlan Coben) tiram o foco daquele suspeito em específico e apontam para outro completamente diferente. 

Tem uma parte meio cansativa e às vezes há uma descrição excessiva de termos e maquinários de uso estritamente forense, mas nada que tire o brilho dessa dupla, tanto que o autor fez uma série com os personagens. Para quem se interessar eu li o primeiro livro em pdf desse site que tem a tradução original do livro!

Eis os outros livros da série:
2. Coffin Dancer
3. A cadeira vazia (publicado pela Record)
4. O macaco de pedra (publicado pela Record)
5. The Vanished Man
6. The Twelfth Card
7. Lua Fria (publicado pela Record)
8. The Broken Window
9. The Burning Wire

6 comentários:

  1. Estou adorando... Já tinha gostado muito do filme (sou fã o Denzel e da Jolie)!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme e achei maravilhoso. Vou rever o filme, pois fiquei com vontade e depois ler o livro.
    Valeu !!!

    ResponderExcluir
  3. Vou ganhar o livro depois que comentei a resenha de vocês. Vim aqui agradecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Patty! Tomara que você ache com facilidade, pq eu procurei bastante e não achei. Tive que ler em pdf.
      Beijos.

      Excluir
  4. Estou lendo o livro. Gostando muito.
    Vou tentar baixar o filme para assistir novamente. Embora a Carlinha me contou que é um pouco diferente.
    Mas ambos (livro e filme) são ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São diferentes sim, mas os dois são ótimos, na minha opinião!!! Depois deixe sua opinião! Bjs.

      Excluir