segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Spartacus" do livro à TV (Carla Cristina Ferreira)



Muita gente acompanha ou acompanhou o sucesso da série Spartacus – Blood and Sand, Gods of the Arena e Vengence – e a essa altura todo mundo sabe que Spartacus foi um personagem verídico e o responsável por tirar o sono de muitos romanos no ano de 73 a.C. Mas será que alguém aí sabe que em 1951 foi lançado o livro sobre o líder da “Terceira Guerra Servil”, escrito por Howard Fast?

“Spartacus” foi publicado no Brasil pela primeira vez em 1959 pela BestSeller e republicado em 2007 em formato pocket pela BestBolso. Tive a sorte de ganhar uma coleção de livros super antiga da minha madrinha (que sabe que eu amo ler) e esse era um dos muitos exemplares. Resolvi arriscar.

Nossa Avaliação - 8.0
A história todo mundo já conhece, mas o diferencial do livro é que ele é contado após a rebelião, através das lembranças de pessoas que conheceram o herói pessoalmente ou que só ficaram sabendo dos relatos a partir de terceiros. Apesar do final infeliz, o mito perdura até hoje: o escravo que se torna gladiador e que cansado dos maus tratos, das futilidades e das maquinações políticas resolve dar um fim a desumanização dos escravos.

Um homem nascido da escravidão para a escravidão, mas que, cheio de vida, consegue mexer na estrutura do império ao questionar o domínio de Roma sobre o seu povo; este é Spartacus.

Mas já vou logo avisando, não vá ler o livro com série na cabeça, pois é provável que você irá se decepcionar, pois toda a violência, rivalidade e erotismo não fazem parte do universo do livro. Se você quer ter uma ideia mais visual da história experimente assistir ao filme homônimo de Stanley Kubick, estrelado por Kirk Douglas (pai de Michael Douglas) de 1960, pois o livro deu origem a este clássico.

Uma boa notícia para quem acompanha a série pela teletinha é que dia 15.07 estreia no FX Spartacus: Deuses da Arena (Gods of the Arena), às 23h!

A triste notícia é que foi confirmado o cancelamento da série na quarta e última temporada. Intítulada Spartacus: War of the Damned tem previsão de estréia em janeiro de 2013. O jeito é aguardar!

Confiram o cartaz da última temporada!



6 comentários:

  1. Vou confessar que livros históricos, com certeza, não fazem o meu tipo.
    Mas a resenha ficou show!
    bjhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe o q está perdendo, mas tudo bem; não vou forçar a barra com vc pq já tivemos um grande avanço esse ano: livos e quebra-cabeça hehehehe

      Excluir
  2. Eu recomendo aquela "Spartacus: Blood and Sand". Carlinha, O Gladiador foi baseado em Spartacus também, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza absoluta eu não sei Rê, mas que toda a história do Gladiador lembra muito Spartacus, isso lembra!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É... mas no livro tem erotismo sim,talvez não tão descarado como na série.

    ResponderExcluir