sexta-feira, 8 de junho de 2012

Julio Verne e suas viagens extraordinárias (Carla Cristina Ferreira)



Julio Verne é um dos autores clássicos mais traduzidos e é considerado um dos precursores da ficção científica. Suas obras fantásticas falam de viagens exóticas e de grandes avanços tecnológicos. Quem nunca viu “Viagem ao Centro da Terra”, “A Volta ao Mundo em 80 Dias” e “Vinte Mil Léguas Submarinas”?

Autor de mais de 40 livros, Verne teve sua carreira literária alavancada em 1862 ao publicar o romance “Cinco Semanas em um Balão” e daí em diante não parou mais até sua morte.

Nossa Avaliação - 7.5
O primeiro livro que li de Verne foi “Viagem ao Centro da Terra” e confesso que fiquei um pouco decepcionada com a narrativa: esperava mais aventura e ação, mas acabei entediada com algumas passagens muito longas e com os vários nomes complicadíssimos em islandês.

A trama gira em torno de Axel e seu tio, o geólogo e professor Dr. Lidenbrock, que descobrem um antigo manuscrito escrito em código por um alquimista islandês que indica o caminho para o centro da Terra. Após decifrar o complexo texto, sobrinho e tio partem para a Islândia em busca da cratera do vulcão Sneffels. Após enfrentarem falta de água e se perderem entre os vários túneis subterrâneos, descobrem a entrada para um mundo desconhecido. Mas não vou contar mais, mesmo a história sendo bastante conhecida depois da adaptação para os cinemas em 2008 com Branden Fraser e Josh Hutcherson.

Outra obra famosa de Verne é “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, cujo protagonista é Phileas Fogg, um excêntrico inglês cuja vida é regrada pela disciplina e pela pontualidade e que aposta com os amigos que é capaz de dar a volta ao mundo em 80 dias. Com a ajuda de seu fiel empregado Passepartout, Fogg saiu de sua zona de conforto para embarcar em uma viagem passando por Suez, Calcutá, Bumbai, Hong Kong, Yokohama, São Francisco e Nova York.

Nossa avaliação - 6.0
Apesar de a maioria dos livros sobre a ”Volta ao Mundo” retratar um balão na capa, em nenhum momento os personagens utilizam este meio de transporte, atendo-se apenas as estradas de ferro e aos navios para se locomoverem. O legal é acompanhar a leitura junto com um mapa para poder ir acompanhando o progresso dos viajantes.

Essa é uma história mais interessante, de leitura mais fácil e com mais aventura e ação até porque, além da viagem em si, os personagens são acusados de terem roubado um banco em Londres e acabam perseguidos pelo mundo pelo agente da Scotland Yard, Sr. Fix.

A mais recente adaptação do livro para as telinhas foi em 2004, A Volta ao Mundo em 80 Dias – Uma aposta muito louca, com Jackie Chan e Steven Coogan. Claro que como se trata de um filme com Chan, algumas grandes adaptações foram feitas na história.

Inclusive houve um desenho animado da Hanna-Barbera, “A volta ao mundo em 79 dias” que estreou em 1971 e teve 17 episódios. Eu vi e você?

2 comentários:

  1. Sinceramente, achei os filmes de Viagem ao Centro da Terra um porre. Quando li o livro, entendi o motivo. O livro é muuuuito chato.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o livro é muito chato, a gente vai cheia de vontade pra ler, crente que vai ser uma super aventura, com várias descobertas legais, qdo tudo não passa de um viagem super longa por vários túneis sem fim... Mas acho q pra época q foi publicado de ter sido uma sensação por ser um tema completamente novo e inexplorado.

    ResponderExcluir