segunda-feira, 11 de junho de 2012

"O Prisioneiro do Céu" (Carla Cristina Ferreira)


No finalzinho de maio foi lançado o novo livro de Carlos Ruiz Zafón, a continuação de história que tirou o sono de muita gente, inclusive o meu. Quem leu “O Jogo do Anjo” e “A Sombra do Vento”, que já resenhamos aqui, sabe do que estou falando, mas agora chegou a vez de “O Prisioneiro do Céu”, que nada mais é do que um relato sobre os acontecimentos após o término de “A Sombra do Vento”. 

Nossa Avaliação - 6.0
Este novo livro fala especificamente do passado de Fermín Romero de Torres, amigo mais do que fiel de Daniel Sempere, e sobre outros personagens que já povoaram os dois romance anteriores de Zafón. Como o próprio autor diz, este é um livro independente que pode ser lido por quem não leu as demais histórias, mas que fará muito mais sentido para aqueles que já conhecem as obras do autor. Mais uma vez, reforço que o ideal é ler primeiro “O Jogo do Anjo” e depois “A Sombra do Vento” apenas para ficar mais fácil de posicionar os acontecimentos cronologicamente. 

Tenho que confessar aqui, que “O Prisioneiro do Céu” deixou um pouco a desejar, pois fiquei na expectativa que encontrar um romance cheio de mistério e toda aquela atmosfera sombria que já é marca registrada de Zafón, mas não é bem isso que acontece aqui. Sinto muito, pessoal, mas já vou logo avisando: não é uma história de suspense e mistério como as outras. “Marina”, por sinal, foi muito mais sinistro do que qualquer outra história do autor. 

Valeu apena encarrar essa leitura? Sim, valeu. Até porque aqui é possível visitar mais uma vez o famoso Cemitério dos Livros Esquecidos, além de no final haver um gancho para mais uma história, que tudo indica será mais similar a de “O Jogo do Anjo” e mais focada em Daniel. 

É um livro curto de leitura fácil, mas com um erro super gritante na página 147, segundo parágrafo, terceira linha: CHÍCARA! Isso mesmo, como a Suma das Letras (um dos selos da Objetiva) deixou passar um erro desse eu não sei, mas não poderia deixar de mencioná-lo aqui. Há outros erros de digitação: um M que foi trocado por N, coisas desse tipo, mas trocar X por CH não dá, né gente? Ô pessoal da revisão? Mais atenção, por favor!! 

Não dá para entrar em detalhes, sem ter spoliers, mas tenho certeza que os fãs de Zafón ficarão tão chocados quanto eu fiquei quando descobrirem quem é afinal o prisioneiro do céu. 



9 comentários:

  1. Caramba, o livro acabou de ser lançado e já tem resenha. Só no "Só sobre livros". Essas meninas estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. AS novidades sempre chegam aqui primeiro, Aline. Mais virão!

    ResponderExcluir
  3. Tô louca pra ler, mas se vissem a minha pilha de leitura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas antes le 'O jogo do Anjo' pq ja ta virando lenda!!!!!

      Excluir
  4. A sua pilha não diminui mais... kkkk Só aumenta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK eu leio um aparecem quatro, assim não dá!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. Adoro o Zafón e estou louca pra ler esse livro!

    O Cemitério dos Livros Esquecidos é um sonho... Ainda vou achar um sebo parecido com ele(eu tenho essa esperança)! #loucura

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum desses livros do Zafón, mas pelo que tenho lido na internet, nos blogs e nas resenhas, esses livros devem ser fantásticos. Vou começar a ler assim que eu puder. Só gostaria de saber qual é a verdadeira sequência da trilogia? Por qual livro começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Apesar da ordem de lançamento dos livros ser primeiro "A Sombra do Vento", depois "O Jogo do Anjo" e "O Prisioneiro do Céu", eu recomendo uma pequena inversão: "O Jogo do Anjo", "A Sombra do Vento" e "O Prisioneiro do Céu". Além da seguir uma ordem cronológica dos eventos, vc vai perceber pequenhos ganchos entre elas. Vale a pena! Vc vai adorar!

      Excluir