terça-feira, 22 de maio de 2012

O Morro dos Ventos Uivantes: o livro e a adaptação de 2011 (Renata Lima)


Nossa avaliação - 8.5
Sabe aquele filme que você já leu o livro, viu o trailer, achou bem interessante e fica morrendo de vontade de assistir? "O Morro dos Ventos Uivantes" (adaptação de 2011) foi assim para mim e é por isso que ontem, depois de assistir, fiquei com aquela expressão abobalhada, do tipo que se pergunta "É isso?" e a decepção me consumiu de uma forma tal que me deu vontade de escrever!

O livro de Emily Brontë é um clássico da literatura e alguns dizem que o tema principal é vingança (já que Heathcliff volta anos depois para se vingar por Cathy ter se casado com o jovem Lindon), mas o tema principal na verdade é o amor. O amor impossível entre os irmãos Heathcliff e Cathy (calma, não tem incesto, Heathcliff é adotado)!

É importante dizer que é um livro pesado porque Heathcliff torna-se obcecado e Cathy cheia de rancor, portanto eles deixam um rastro de destruição por onde passam ao mesmo tempo em que mexem com a cabeça do leitor, que acaba sentindo pena dos protagonistas.

Agora o livro vem os os seguintes dizeres na capa: " O livro preferido de Bella e Edward da série Crepúsculo”. O bom é que isso popularizou muito a leitura do livro, voltou às listas dos mais vendidos. Mas me pergunto se os fãs de Crepúsculo estão prontos para ler uma obra tão densa e com uma linguagem clássica tão rebuscada quanto essa. Essa edição bilíngue é linda!
Nossa avaliação - 4.0


O problema de adaptar um livro que quase todo mundo conhece é manter a história e torná-la de certa forma moderna, o que a adaptação mais recente não faz. Há uma quantidade enorme de cenas desnecessárias e reflexivas. Um close das gaivotas voando, as montanhas ao longe, a casa no meio do nada, o silêncio entre Heathcliff e Cathy que não quer dizer nada.

Nem tudo que dá certo nos livros, dá certo nos filmes. E com uma história tão bonita e tão bem narrada, acrescentar personagens ou cenas que não têm no livro torna tudo menos verossímil ainda. 

O filme pedia dinamismo para não cair no tédio e em vez disso temos cenas patéticas, sofríveis, que não fariam a menor diferença se fossem retiradas. O filme, de duas horas, teria apenas uma hora e vinte minutos e valeria muito mais a pena ir ao cinema para assisti-lo. 

8 comentários:

  1. Eu só conseguia sentir que havia amor entre Heathcliff e Cathy somente quando eles eram crianças; depois o sentimento evoluiu para uma obsessão medonha. Por isso, eu não concordo muito com esse livro ser uma história de amor, mas sem dúvida muitos fãs de Crepúsculo não estão nem um pouco prontos para algo desse porte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é esse, Lizzie, ele enlouquece. O que eu discordo é que seja uma história sobre vingança... É diferente por exemplo, de O Conde de Monte Cristo.

      Excluir
    2. Eu não li o Conde e posso estar falando bobagem (se estiver, desculpa mesmo) mas eu acho que o Morro também é de vingança. Heatchcliff teve a vida arruinada por aquelas pessoas, e quando cresceu quis quebrar o pessoal que veio delas, por vingança. Foi um dos motivos também de ter tomado as duas casa.

      Excluir
    3. Lizzie, a vingança é um dos temas dos dois livros. Verdade. A diferença está no fato de que Heathcliff ama Cathy de uma forma tão desesperada que para ele a vingança é um ato de loucura, enquanto para Edmond Dantés (que depois vira o Conde) é um ato muito bem elaborado, planejado minuciosamente nos anos em que ele passou na cadeia, acusado de um crime que ele não cometeu.
      Heathcliff decide partir depois que sabe que Cathy vai se casar com Lindley, ele opta por isso. E quando ele volta, a vingança dele é cruel e corrosiva. Não parece ser planejada, e não é aleatória, mas é como se fosse um bandido com uma metralhadora sem saber usá-la. Ele puxa o gatilho e a metralhadora cospe pra todos os lados. Não vou entrar em detalhes para não estragar o livro para quem ainda não leu... mas tudo que ele faz, ele faz porque amava muito a Cathy, a ponto de enlouquecer por ela, que também não é um exemplo de sanidade mental!
      Bjs

      Excluir
  2. Vcs são D+.
    Adorei esse post. Super interessante saber sobre as adaptações de livros e filmes.

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu não vi essa versão de 2011 (e sinceramente pelo o que a Rê narrou nem vou perder meu tempo). Vi a versão de 92 com Julliet Binoche e Ralph Fines e gostei muito (eita lembrança boa, curujão com mamis)
    O amor por de Heathercliff se tornou tão obcessivo que acabou o levando a loucura e a consequencia foi a vingança. Esse foi o meu entender. Hum, acho que vou baixar para ver. Faz anos a ultima vez que vi.

    ResponderExcluir