terça-feira, 17 de abril de 2012

Contos de arrepiar de Stephen King (Renata Lima)


Que Stephen King é o mestre do terror, disso não se tem a menor dúvida. Muita gente ama, muita gente odeia, mas a escrita dele é marcante e fácil de identificar.
Para mim, Stephen King é aquela leitura obrigatória! Ainda não li todos os livros dele, mas posso dizer que amei quase todos que li, com raríssimas exceções (acho que "A Maldição do Cigano" e "Jogo Perigoso" não me conquistaram, mas Stephen King é tão misterioso em si mesmo que conheço uma pessoa que adorou "Jogo Perigoso" não é Flávio?).
Posso citar dezenas de livros do Stephen King que amei, mas nada me faz tão feliz do que falar um pouquinho dos livros de contos desse autor incrivelmente produtivo e uma imaginação pra lá de bizarra!  Admiro muito quem sabe escrever conto, porque não é fácil condensar a história em tão poucas páginas.

Basicamente vou falar de apenas quatro livros de contos do King, mas prometo logo voltar com mais!

Nossa avaliação - 9.0
Em 1978, King lançou seu primeiro livro de contos "Sombras da Noite", que conta com tem 20 contos. Alguns dizem que a maioria desses contos foram escritos antes mesmo da publicação dos livros. O próprio Stephen King nos narra que os contos foram escritos em uma época difícil e eram eles que, quando vendidos para jornais e revistas, davam uma força no orçamento da casa. Quem diria que esse milionário mestre do terror já foi um dia um escritor que quase não conseguia se manter.

Para se ter uma ideia da grandiosidade dos contos desse livro, vários deles já foram adaptados para a telinha ou para a telona. São eles: As Crianças do Milharal ("Colheita Maldita" já gerou mais de 6 filmes e o mais recente é um remake do original), O Ressalto e Ex-Fumantes LTDA. (no filme "Olhos de Gato"), Às Vezes Eles Voltam (adaptado em 1991, com duas continuações horrorosas), A Criatura do Cemitério (adaptado em 1990), O Passageiro do Futuro (Inspirado no conto, mas Stephen King mandou que tirassem os créditos por achar o filme de gosto bem duvidoso), Mangler - O Grito do Terror (1995), Campo de Batalha (na minissérie "Nightmares & Dreamscapes" de 2006), Comboio do Terror (adaptado em 1986, com roteiro e direção do próprio King, e novamente em 1997).

Os contos desse livro são de tirar o fôlego, com destaque para:

-  Jerusalem's Lot, o pequeno povoado assustador que está quase sempre presente nos livros de King. 
-  Último Turno em que monstros bizarros habitam os porões de uma fábrica têxtil.
- A Máquina de Passar Roupa porque só Stephen King consegue nos deixar com medo de um objeto grande e possuído.
- Massa Cinzenta porque você pode ficar doente e virar um bicho por causa de uma cerveja com gosto estranho.
- Caminhões porque os automóveis ganham vida e sitiam um grupo em uma loja de conveniencia em um posto de gasolina.

- Às Vezes Eles Voltam onde uma gangue de garotos do passado volta para aterrorizar a vida de um professor (antigamente uma criança que sofria bullying e era defendido pelo irmão, assassinado pela gangue).

-  Primavera Vermelha sobre um assassino à solta em um campus universitário.
-  O Ressalto em que um bilionário descobre que sua esposa vai abandoná-lo por um amante e ele faz uma proposta ao outro homem: se ele conseguir dar a volta no prédio utilizando apenas o ressalto, sairá vivo, rico e leva a mulher.
- Ex-Fumantes Ltda, onde um homem quer parar de fumar e, por sugestão de um amigo, ingressa em um grupo bem estranho com regras simples: se fumar uma vez, será torturado, se repetir, sua a esposa será torturada, e se continuar as coisas vão piorar, e muito.
- As Crianças do Milharal: Numa cidade abandonada, povoada por crianças psicopatas que eliminam qualquer adulto que virem pela frente, um jovem casal em crise deverá se unir para poder escapar das garras das crianças, quando seu carro quebrar nas proximidades, e a cidade abanonada parecer a melhor solução.
- O Homem que Adorava Flores: Um estranho rapaz segurando um buquê cantarola feliz pela ruas, quem passa acha que ele vai de encontro com sua amada Nona, mas ele só encontra outras garotas que não são ela, o resultado do engano é fatal.
- A Saideira é uma continuação do livro "A Hora do Vampiro" e conta a história de dois homens que saem na nevasca para resgatar uma família em Jerusalem's Lot (Olha ela aqui de novo).
Nossa avaliação - 7.0

Em 1982, King lançou um livro não muito convencional por dois motivos. O primeiro é o tamanho dos contos, considerados romances curtos ou contos grandes. O segundo é que as histórias (apesar de terem um atmosfera sombria) não são histórias de terror propriamente ditas - talvez apenas a última tenha um tom mais sobrenatural.

Não posso dizer que não gostei dos contos, na verdade adorei, só fui pega de surpresa pelas histórias mais sentimentais e senti falta do terror mais aberto e menos implícito ao qual eu estava tão acostumada. Ainda assim, as histórias são consistentes, muito bem escritas e, é claro, foram adaptadas para o cinema.


Na primeira história A Primavera Eterna: Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, King conta vida de Andy Drufesne, um banqueiro injustamente condenado à prisão perpétua pelo assassinato da esposa e do amante dela. Na penitenciária de Shawshank, ele faz amizade com Red e com os guardas, inclusive com o diretor da prisão, executando pequenos serviços pois é o mais instruído.

O conto é lento no início, mas vai ficando cada vez melhor conforme vamos conhecendo os detentos e nos sensibilizando com suas histórias. O filme é lindo e a ação transcorre de uma forma mais gradual e menos morosa. “Um sonho de liberdade” e é um dos must see da minha vida. Morgan Freeman e Tim Robbins dão um show de interpretação!


Em Verão da corrupção: Aluno Inteligente, conhecemos um adolescente inteligente e promissor que descobre que seu vizinho foi um soldado nazista do Exército de Hitler. Obcecado pelo tema, o garoto exige que o ex-soldado de Hitler conte histórias sobre sua época de militar, inclusive as mais sórdidas torturas. Aos poucos vemos a personalidade do jovem mudando e entendemos como a manipulação escala para uma lavagem cerebral a qual Todd é submetido quase por vontade própria.

O conto foi adaptado para o cinema e ganhou o título de “O Aprendiz” com Gene Hackman (olha a asneira que eu falei! É com o Sir Ian McKellen, não com o Gene Hackman, gente) e acredito que é a adaptação mais fiel do livro – não que as outras não sejam fiéis, mas essa é de chocar mesmo!


Já no terceiro conto, O outono da inocência: O Corpo, jovens desbravam a floresta atrás de um corpo e aos poucos vão deixando a adolescência de lado e encarando os dramas da vida adulta. Uma das raras vezes em que vi o filme antes do livro e me surpreendi. Se a amizade desses meninos no filme “Conta Comigo” já é linda, forte e muito verdadeira, no livro é elevada ao cubo!

Todo mundo que já teve aquele grupinho de amigos do bairro, da rua, do colégio, vai se identificar com o que esses meninos passam. Não vou falar muito porque posso me empolgar e soltar um senhor spoiler.
Recomendo muito esse filme e esse conto! No elenco tem o lindo River Phoenix, já falecido, um dos ídolos da minha infância, Corey Feldman, e Jerry O'Connell.

A última história, Inverno no clube: O Método Respiratório é o conto que tem mais a cara de Stpehen King. Um clube se reúne para contar histórias e a história da vez é luta de uma mãe para salvar o bebê. Sou suspeita porque essa é a faceta do King que eu mais gosto. Mas do livro todo, confesso que adorei o   O Corpo.

Nossa avaliação - 8.0
Nossa avaliação - 6.0
Em 1993, King lançou "Pesadelos e Paisagens Noturnas". Sinceramente, não entendi por que a editora optou por dividir o livro em dois volumes; ficaram dois livros finos e os melhores contos estão no primeiro volume.

Destaque para:
- Que sofram as criancinhas narra a história de uma professora que acredita que seus alunos não são crianças normais e sim extraterrestres.
- A gente se acostuma é o epílogo do livro "Trocas Macabras". Não tem como não gostar!
- Parto em casa lembra "Madrugada dos Mortos": zumbis e sangue.


A série "Nightmares & Dreamscapes" passou no Brasil pela Warner e teve somente uma temporada com 8 episódios. Apesar da série ter esse nome poucos contos são adaptados desses dois livros. Há contos adaptados de "Sombras da noite" e de "Tripulação de Esqueletos" também.


Ainda não li "Tripulação de Esqueletos" de 1985, "Depois da Meia-noite" de 1990, "Six Stories" de 1997, "Corações na Atlântida" de 1999 e "Tudo é Eventual" de 2002.
Todos os livros acima foram publicados no Brasil pela Editora Objetiva.

Estou lendo "Ao Cair da Noite", agora publicado pela Suma das Letras, de 2008, estou no segundo conto e estou ADORANDO.

11 comentários:

  1. Nossa, que literatura extensa. Não sabia nem um terço. Vocês são umas "comedoras" de livros. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós devoramos livros... se o livro for bom então...

      Excluir
  2. Só tenho uma coisa a dizer, eu sou do time que ama Stephen King!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rê ama, eu já não curto muito.. Já li alguns como Jogo Perigoso, a Maldição do Cigano, Torre Negra vol. I... Acabei abandonando o vol II e A Hora do Vampiro.

      Excluir
  3. Renata! Amei demais esta postagem... Perfeita e simples no conteúdo. Parabéns! Que tal escrever mais sobre Romances como o de Deborah Simmons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já traduzi e revisei livros da Deborah Simmons, Paty, mas não é o meu tipo de leitura. Acho que nem o da Carla. Mas posso ver se acho algum convidado pra falar sobre esse tipo de romance.

      Beijos

      Excluir
  4. Rennie, adorei a postagem! Isso porque SK lembra muito minha infância, principalmente por causa do conta comigo. Eu li o livro já véia depois de anos de ter visto o filme várias vezes (eu até tinha um post sobre isso no meu ant blog - MALDITO HACKER!) mas deixa pra lá! Eu tenho Conta Comigo em inglês mas não me atrevo a pegar nele (más recordações) mas sempre que vejo o filme pela web eu me pego chorando, é muito emocionante! O final, claro. HUAUAUAUHUHAUH
    Queria ter lido mais SK e tenho obras dele aqui, pena que eu não possa estar lendo por causa da facul!

    Seus posts sempre massa, gurias!
    Parabéns, Rennie e Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Aline's estão sempre presentes, dando um super força!!!
      Obrigada!!!

      p.s.: fiquei muito triste qdo soube do seu blog... adora aquele fundo!!! rsrs

      Excluir
  5. Eu lembro que o filme "O aprendiz" tinha uma crítica ótima, mas nunca consegui ver, como faz?

    ResponderExcluir