quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Opostos que se completam... (Lucyclenia)


Nossa Avaliação - 100
Em "Eleanor & Park" de Rainbow Rowell, Eleanor é uma menina gordinha, ruiva e depressiva que se veste de forma desengonçada, tem sardas aqui e acolá e seus cabelos são completamente indomáveis. Mesmo sendo do jeito que é, ela é linda e vê que é impossível passar despercebida na nova escola. Já Park é um mestiço (mãe coreana e pai americano) e por isso se orgulha de não ser de lugar nenhum.

Mas esse livro realmente começa com Eleanor voltando a morar com a mãe depois de um tempo fora de casa. Ao retornar, ela encontra exatamente o que deixou: uma mãe submissa ao seu esposo, a família vivendo na extrema pobreza e a agressividade do padrasto. 

Na escola todos tiram sarro da sua cara, no ônibus ninguém lhe oferece lugar para sentar, até que ela encontra um lugar vago justamente ao lado de Park, que mesmo não gostando nada da ideia, não reclama e tudo fica por isso mesmo. Dessa forma, os dois passam a pegar o mesmo ônibus e se sentam todos os dias juntos sem trocar uma palavra! 

Park vive com os fones de ouvido, lendo os seus gibis, já Eleanor esforça-se para ler os gibis de Park com os cantos dos olhos. Assim que Park percebe, passa a ler mais devagar para que ela possa acompanhá-lo e logo ele começa a emprestar seus gibis para que ela os leia e devolva no dia seguinte. Quando Park resolve puxar conversa, os dois descobrem que têm outro ponto em comum: a música. Conversa vai, conversa vem, eles, de desconhecidos, passam a ser amigos e logo depois se apaixonam.

Para fugir dos seus problemas domésticos, Eleanor se refugia na casa do amado e juntos o casal passará a enfrentar os problemas da vida. 

Um livro fofo que traz importantes reflexões de temas do cotidiano, mas de uma forma bem interessante e contemporânea. Nele são abordados pobreza, preconceito racial, bullying e abuso físico e moral. Imperdível.

Eleanor & Park vai virar filme e a própria autora será a roteirista do longa, que ainda está em busca de diretor e elenco para aí sim iniciarem as filmagens. Mega ansiosa!

Leiam e compartilhe conosco suas experiências.
Até a próxima.








Nenhum comentário:

Postar um comentário