segunda-feira, 30 de março de 2015

O Inimigo está mais perto do que você imagina... (Renata Lima)


Antes de começar a falar desse livro, devo alertar sobre os possíveis e inevitáveis spoilers sobre o primeiro livro da série "A 5a Onda". Se você ainda não começou a série A 5a Onda, não leia esse post!

No primeiro livro da série, houve uma invasão alienígena e os humanos foram dizimados em 4 ondas: um pulso eletrônico que acabou com nossa eletricidade e todos os eletrônicos, matando meio milhão de pessoas, uma alteração nas placas tectônicas, provocando maremotos e terremotos, varrendo assim 40% da população mundial (ou certa de três bilhões de pessoas) que viviam a 90km do litoral, uma doença que se espalhou matando a população restante e deixando para a quarta onda, os Silenciadores, a tarefa de eliminar os 3% de humanos que restaram.

Nossa heroína, Cassie, foi tratada e resgatada por um Silenciador, Evan, e, com ele, ela pôde resgatar seu irmão Sam do campo de treinamento que também serve como base da ofensiva alienígena. No campo também está nosso segundo mocinho Zumbi ou Ben Parish, um jovem que estudava com Cassie na época do colégio e descobre que o campo está, na verdade, treinando os humanos para serem a quinta e derradeira onda. Lá, os humanos sofre uma lavagem cerebral chamada País das Maravilhas e recebem um implante que "marca" os alienígenas (que na verdade marca os humanos sem o implante que eles devem matar).

Nossa Avaliação - 9.0
Depois do difícil resgate de Sam com a ajuda de Evan e dos companheiros de esquadrão de Zumbi, agora, em "O Mar Infinito", os jovens sobreviventes precisam se agrupar e se esconder, mesmo sabendo que não existe lugar no mundo longe das garras do comandante Vosch. Eles precisarão enfrentar a fome, o frio, os iminentes ataques, a difícil convivência entre os membros.

Cassie precisa convencer os outros de que Evan não é o inimigo e de que ele vai voltar do ataque à base e portanto eles precisam ficar no ponto de encontro marcado! Especialista, a amiga de Zumbi, discorda e vai buscar um lugar mais escondido no meio da floresta sem saber que está sendo seguida por amigos e inimigos, o que resulta não só na sua captura, mas também em uma transformação impressionante que nos deixa chocados!

No meio disso tudo, os jovens começam a se questionar sobre a necessidade alienígena das cinco ondas para derrotar os terráqueos tão frágeis. Por que infligir o terror e a doença, por que causar tanto pânico e destruição? Por que não acabar com os humanos em uma única e derradeira onda que deixaria o planeta disponível para eles?

Não quero contar muito sobre o livro porque o livro é muito curtinho, dinâmico, muito rápido de ler e tem ação do início ao fim, o que prende o leito e faz com que a gente não queira mesmo parar em determinado capítulo, nos impulsionando a ler "só mais um capítulo" até chegar ao final.

Quanto à parte editorial, está 90% melhor do que a do livro anterior, mas em alguns momentos existe uma incompatibilidade entre presente e passado. Umas poucas vezes, a narração oscila entre presente e passado causando uma certa estranheza, mas isso não prejudica a leitura.

Para quem gosta de distopias, garanto que essa série se destaca! Leia e você não vai se arrepender!


Nenhum comentário:

Postar um comentário