sexta-feira, 6 de março de 2015

Colonos em perigo depois de 21 dias na Terra! (Renata Lima)


Se você ainda não leu "The 100 - Os Escolhidos" da Kass Morgan, é melhor não ler essa resenha. E se você acha que consegue entender essa resenha só porque assiste à série de TV, repense seus conceitos e vá ler o livro porque as coisas acontecem muito mais lentamente e há personagens no livro que nem aparecem na série!

Pra relembrar um pouco do primeiro livro: a Terra foi devastada por uma guerra nuclear e os humanos restantes estavam em órbita há muitos anos vivendo em uma nave dividida em três partes: Phoenix, Arcadia e Walden. Tantos anos em órbita exigiu muito na nave e há uma demanda cada vez maior por água, comida, oxigênio e espaço. Para saber se a Terra pode ser novamente habitada, 100 delinquentes juvenis presos por crimes bobos ou hediondos são enviados em uma nave. Mas um certo motim acontece durante o lançamento e Bellamy entra na nave para descer à Terra com sua irmã Octavia, enquanto Glass, uma jovem apaixonada, foge da nave e volta para os corredores da nave maior, em busca de seu grande amor Luke e de sua mãe.

Nossa Avaliação - 9.0
Assim como no primeiro livro, em "Dia 21" os pontos de vista se alternam entre os narradores que estão na Terra com Glass, mantendo a narração em terceira pessoa e o nome de quem será o ponto de vista no início do capítulo.

Apesar de terem passado 21 dias e os jovens na Terra estarem passando fome e frio, eles ainda estão vivos. Ainda existe uma certa divisão de classes entre phoenicianos (que seriam a elite, os privilegiados), waldenitas e arcadianos (a classe operária, os trabalhadores braçais), que gera briga e confusões, mas o maior dos problemas agora é que os jovens descobrem que não estão sozinhos no Planeta Terra e agora eles são considerados invasores.

Assassinatos e sequestros começam a ocorrer, entre eles o sequestro de Octavia que faz Bellamy, seu irmão, perder o controle e se embrenhar na floresta, com a ajuda de Clarke, mas conforme Bellamy e Clarke se aproximam descobrem que os dois têm uma pessoa em comum: Lilly. Um segredo que Clarke guarda a sete chaves está prestes a ser revelado e essa revelação pode mudar para sempre a relação dela com Bellamy.

Enquanto Graham mobiliza um exército para defender o campamento, os colonos encontram uma terráquea espiã e Wells precisa intervir para que a jovem, que é tão parecida e ao mesmo tempo tão diferente dos colonos, não seja executada em retaliação às mortes já ocorridas no acampamento e à uma doença misteriosa que começa a se disseminar.

Na nave-mãe, Glass e Luke descobrem que a nave está com problemas e que algumas áreas serão isoladas e privadas de oxigênio, o que matará grande parte da população. Decididos, os dois precisam voltar à Phoenix e acessar as naves que serão enviadas para a Terra a qualquer custo. Porém, assim como Clarke, Glass guarda um segredo que pode separá-la de Luke.

Como segundo livro, "Dia 21" não decepciona! Trazendo uma série de acontecimentos cheios de ação e aventura, segredos (que para o leitor não são segredos, já que já os conhecemos desde o primeiro livro) que poderão afetar as relações de amizade e de amor, momentos "oh, meu Deus!" quando decidem lacrar as outras áreas da nave e cenas emocionantes. 

Editorialmente falando, o livro é impecável. Só tem um tal de "risco de vida" que não se usa mais, mas até isso passou despercebido no meio de tanta ação! E eu gosto muito da capa não ser a capa da série, como é o caso do terceiro livro, por exemplo. Apesar disso, estou muito ansiosa pelo Homecoming, lançado em 24 de fevereiro lá fora e prometido para julho no Brasil. Aliás, quem não está? Com certeza todos que leem essa série ficam assim!

Agora é sentar e aguardar mais uma vez!

2 comentários:

  1. OH MEU DEUS, como eu estou ansiosa para colocar minhas mãos nesse livro. Eu amo a série, muito muito muito, mas pelo menos nos livros temos mais indícios de Bellark. E tem Glass e Luke que são fofos demais! <3

    Não sabia que as capas mudariam de estilo. Tô chateada.

    Vamos aguardar, é só o que nos resta =/

    beijos, iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Iza, pelo visto a terceira capa vai ser com os personagens da série!!!
      Fiquei super ansiosa pelo terceiro livro!
      Beijocas

      Excluir