quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Serial killer, viagem no tempo e vingança!!(Kelly Santos)


Nossa avaliação - 7.5
Com uma proposta diferente dos thrillers usuais, "Iluminadas" de Lauren Beukes, publicado aqui no Brasil pela Intrínseca, apresenta um panorama onde a viagem no tempo é o instrumento utilizado por um terrível serial killer para caçar suas vítimas. As coisas, separadamente, não são novidades, mas a mescla faz o livro adquirir um enredo inusitado e interessante.

Harper é um mendigo dos anos 30 que se torna um serial killer que viaja no tempo através dos “comandos” de uma casa misteriosa que ele encontra. Os comandos devem ser obedecidos já que a casa amaldiçoada quer que ele mate garotas por anos e, para ele, essas garotas aparecem com um brilho diferente, sendo assim, elas são as garotas iluminadas.

A casa o leva para conhecer suas vítimas primeiro quando elas ainda são crianças e Harper faz questão de ser lembrado de alguma maneira para que elas o reconheçam antes de morrer. E através de uma garota iluminada após a outra, em décadas diferentes, Harper vai se aprimorando na arte de matar e ficando cada vez mais cruel e excitado com as mortes. Até que ele encontra Kirby.

Kirby é a única jovem que ele tenta matar, mas não consegue e Harper não esperava que isso acontecesse e menos ainda que Kirby fosse atrás dele quatro anos depois de sua tentativa de assassinato. Para isso, ela começa sua busca se tornando estagiária em um jornal de renome para encontrar o ex repórter policial que cobriu o seu caso na época: Dan Velasquez. 

Após o caso de Kirby e tantos outros que não conseguiu resolver, Dan foi obrigado a esquecer e resolveu largar a área policial e se dedicar à parte esportiva do jornal. Mas agora os dois se unem e descobrem as evidências mais absurdas e várias semelhanças entre o ataque de Kirby com outros assassinatos que aconteceram ao longo de 60 anos. Seria isso realmente possível? Com os cálculos que ambos fizeram, o assassino seria um idoso ou deveria estar morto…

Essa premissa faz o livro parecer super empolgante, né? Uma casa amaldiçoada, viagem no tempo, um assassino improvável, um repórter e uma sobrevivente… O livro parece perfeito só de imaginar, certo?

Errado!

"Iluminadas" começa bem e tudo indica que a história vai ser daquelas que jamais nos esquecemos, mas em algum momento algo dá errado e o livro fica sem graça, confuso, um tanto quanto desnecessário e nenhum personagem foi marcante o suficiente. Dan é um bom personagem, foi o que mais gostei, mas não pode ser chamado de marcante! Além do mais, quando leio livros com essa pegada policial , uma das coisas que mais me divertem é divagar sobre o que motiva o assassino e o Harper, como um serial killer, simplesmente não tinha nenhuma motivação, ele simplesmente entra na casa e por pura influência da casa "estranha" começa a matar e aí, depois que ele mata a primeira moça, ele começa a sentir mais e mais vontade de matar.

O livro é escrito de uma forma não linear e Lauren coloca em qual ano o capítulo se passa, por isso sempre dá para saber quais são os capítulos que estarão por vir e qual será o foco deles e isso foi uma das coisas que eu gostei no livro: cada capitulo é sobre um personagem de uma época distinta.

Já uma coisa que detestei em "Iluminadas" é que muitas pontas da trama ficam soltas e não temos respostas para algumas perguntas. Isso me mata de raiva, principalmente pelo fato de achar que Lauren Beukes é uma autora que escreve super bem e que com certeza vamos ouvir falar mais dela em breve.

A nota do livro se dá pelo motivo de que, como metáfora, Lauren fala sobre como a sociedade acaba “matando” as mulheres que têm chances de mudar o futuro de outras mulheres e criar uma sociedade sem machismo, bom pelo menos foi o que eu consegui absorver dessa historia foi isso. De verdade, amei essa metáfora e dou muitos pontos positivos para a Lauren nesse quesito. No entanto, ainda que as intenções sejam boas, a autora meio que se perdeu na hora de fazer essa crítica social e esqueceu de desenvolver melhor a história.

"Iluminadas" foi lançado em 2014, e tem um total de 320 páginas. Só para constar: a capa desse livro é belíssima.

Um comentário:

  1. Oi Kelly
    Estava lendo a resenha empolgada, já desejando o livro, quando vi o Errado!
    Pois é agora, desanimei.kkkkkkk
    Ótima resenha.
    bjs,
    Luana
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir