quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Justiça ou vingança? (Kelly Santos)


"A Maldição" é livro que aborda o sobrenatural de uma forma envolvente e peculiar, sem esquecer-se de intrigar a mente dos leitores. O livro é protagonizado por Bill Halleck, um advogado obeso com uma vida tranquila, até um pouco tediosa, que se vê em uma situação completamente diferente da qual ele esta acostumado: depois de um atropelamento que leva a vítima (uma cigana) a óbito, por Bill conhecer o juiz, ele é inocentado
Nossa avaliação - 9.5

A vítima era filha de Taduz Lemke, o patriarca de um grupo de ciganos. Se sentindo injustiçado (mais uma vez), Taduz decide fazer justiça através de uma maldição: “Mais magro!” são as palavras ditas pelo cigano e essas simples palavras desencadeiam a maldição que leve o obeso Bill a emagrecer dia após dia sem haver qualquer problema de saúde que pode ser detectado pelos médicos.

Convencido da maldição, quando a situação fica mesmo alarmante, Bill vai à procura do cigano que o amaldiçoou antes que seja tarde demais, mas sua família e amigos começam a duvidar de sua sanidade mental. Por causa disso, ele parte nessa busca contando apenas com a ajuda de Richard Ginelle, um gângster.

O enredo é bem direto, sem dispersar-se com fatos irrelevantes. O leitor se envolve na busca incessante de Bill pelo cigano, que é narrada com maestria. A trama aborda variados temas, como culpa, vingança e principalmente justiça. Até que ponto alguém é culpado? Até que ponto há justiça? Até que ponto vai a vingança? Além dessas questões o livro também traz uma crítica social quanto à exclusão.

Como sempre, King foi brilhante! É um livro com grandes pitadas de sobrenatural, mas que na verdade fala sobre natureza humana, e de como somos falhos e só prestamos atenção no que temos, e de como nossa vida é boa mesmo quando estamos na pior. Apesar de escrever livros de terror/suspense, o que sempre está nas entrelinhas não é o medo e nem o terror e sim essa natureza humana.

Como já era esperado, o final é meio controverso e há pessoas que gostaram, como eu por exemplo, mas há também aqueles que não acharam certo ou justo. Mas isso é uma das coisas que eu mais gosto nos livros dele, o final é sempre algo inesperado e nem sempre como a gente quer ou espera que seja.

Anteriormente publicado como "A Maldição do Cigano" esse é um dos livros de Stephen King que foi lançado em 1991 sob seu pseudônimo de Richard Bachman e é o livro mais vendido de King sob o pseudônimo. Após ser revelado o verdadeiro autor as vendas aumentaram ainda mais.

No ano de 2012 ele foi relançado aqui no Brasil com o novo titulo de "A maldição" pela editora Suma de Letras com 287 páginas.
Capas anteriores
O livro também gerou uma adaptação cinematográfica em 1996, intitulado no Brasil como: "A Maldição", onde Stephen King aparece como um farmacêutico.

Para quem se interessar, fica o trailer do filme.




2 comentários:

  1. Se não me engano esse foi o primeiro livro do King que li.... ô decepção... detestei... na verdade, não gostei de nenhum dos poucos que li, mas ainda pretendo dar uma chance à "Louca Obsessão" e ao "Quatro Estações".
    Ótima resenha.... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também confesso que não é um dos meus preferidos do King e também me decepcionei um pouco, mas acho que esse é um dos mais fracos, junto com o tal Jogo Perigoso. kkkkkkk do resto eu gosto de quase todos que li.
    Ótima resenha, Kelly!
    Beijos

    ResponderExcluir