quarta-feira, 18 de junho de 2014

Quando o presente depende do passado (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 8.5
"Saco de Ossos" conta a história de Mike Noonan, um escritor famoso que de repente perde a esposa e companheira e com ela vai toda a sua vontade de escrever. Quatro anos depois, a vida de Noonan parece pausada no tempo e além da falta imensa daquela que ele considerava sua alma gêmea, ele sofre com pesadelos com uma mulher e a casa do lago onde um dia desfrutou de dias mágicos com a esposa falecida, Jo. Acreditando que talvez precisa voltar ao passado para construir seu futuro, Noonan resolve voltar à casa do lago, sem saber que a pequena cidade esconde segredos inconfessáveis. 

Uma vez na cidade e instalado na casa apelidada de Sara Laughs, Noonan se vê envolvido em uma disputa familiar e é hostilizado por Max Devore, um milionário inescrupuloso que só tem um objetivo: obter a guarda da neta de três anos claramente difamando a mãe da menina, uma jovem viúva. Na tentativa de ajudar as duas (mãe e filha), Noonan também descobre que há forças malignas habitando a mesma casa que ele, forças essas que intensificam seus pesadelos e o remetem à uma outra época. Passado e presente se confrontam, se separam e se unem de uma forma que só o mestre King poderia realizar.

Devo ressaltar que sempre digo que os livros do King são livros enormes porque o autor é muito prolixo (o que, no caso de King, eu não considero um defeito), mas esse livro não chega a ter 400 páginas (edição de 2006 da Objetiva) e, portanto, foi para mim uma leitura mais dinâmica. Interessante é que algumas coisas que aparecem no início do livro, e que parecem um tanto fora de lugar, fazem sentido mais à frente, tornando o livro bem redondo.

Muita gente diz que há muito de Stephen King em Mike Noonan, principalmente no medo que King tem do bloqueio literário (a incapacidade de escrever e/ou desenvolver histórias), mas eu vejo Noonan apenas como um personagem que, confrontado com uma situação desesperadora e sofrendo bastante, resolve reagir, levantar a cabeça e buscar consolo em um lugar familiar, sem saber que mais aventuras o aguardam ali na frente. E talvez seja essa a mensagem explicitada no livro: não se entregue, lute! Há muito mais por vir!


Em 2011, o livro foi adaptado para uma minissérie de TV chamada Bag of Bones (o título original em inglês, claro) com Pierce Brosnan no papel de Mike Noonan e interpretações interessantes, mas outras também um tanto equivocadas ou muito caricaturadas, e algumas mudanças compreensíveis. Não é uma adaptação extremamente fiel, mas hoje em dia qual é, certo?

Aqui no Brasil, a minissérie foi exibida pelo A&E e posteriormente lançada em DVD em 17 de julho de 2013. Para baixar as duas partes da minissérie legendada, você pode ir para o Baixando Fácil ou para O Melhor da Telona.

Em 2012 a Suma de Letras lançou o livro com a capa do filme e logo em seguida a Ponto de Leitura lançou o livro com a essa mesma capa na versão pocket com 704 páginas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário