sexta-feira, 13 de junho de 2014

Álcool, cigarros e sangue no verão norueguês.(Kelly Santos)

Tenho que confessar que nunca, nem se quer uma vez, tinha ouvido falar de Jo Nesbo, o que é muito triste pois o cara é bom, até entrar na livraria aqui da minha cidade e me deparar com esse livro, que tem como capa a imagem de uma rua que parece estar sendo coberta por sangue, e que tem um nome bem sugestivo. Como eu já havia dito em uma outra resenha, às vezes me deixo levar por capas e títulos sugestivos e essa foi uma delas. Apesar do precinho salgado de R$59,90, resolvi comprar, e tive uma ótima surpresa.

Nossa avaliação - 9.0
O livro trata de um suposto assassino em série que está a solta na Noruega. Ele mata suas vítimas e depois corta um dedo de suas mãos esquerdas, alem de deixar para trás um diamante vermelho em forma de estrela que é mais conhecido como a estrela do diabo.

Tom Waaler é o chefe da investigação. Sua equipe conta com Harry Hole, o melhor investigador do departamento, mas que está passando por um período ruim: sua namorada o abandonou por conta de seu alcoolismo que começou quando sua ex-parceira foi assassinada e ninguém foi punido. Infeliz com a situação, Harry mergulhou no álcool, mas o que mais o decepciona é acreditar que Waaler tem algo a ver com a morte da ex-parceira e não conseguir provar.

Apesar do alcoolismo, da depressão, da insônia, e de todos os outros problemas que acompanham Harry, ele é um investigador muito inteligente e experiente que, apesar de suspeitar de seu novo parceiro, acaba aceitando trabalhar com ele para solucionar esse mistério e, se aproveitando da proximidade, tentar desvendar também a morte de sua antiga parceira.

Esse livro na verdade é parte de uma série sobre Harry Hole, mas esse é, na verdade, o 5º livro da série. Como tem acontecido bastante ultimamente, aqui no Brasil só foram lançados alguns volumes (como pode ser visto na foto abaixo - os volumes 3, 4, 5, 6 e 7) e em total falta de ordem. Lá fora, a série já está no 10º livro.

Com mais de 8,5 milhões de exemplares vendidos no mundo, Jo Nesbo atingiu o primeiro lugar nas listas dos mais vendidos na Inglaterra com O Leopardo o 8º livro da serie. Foi o segundo autor de língua não inglesa a atingir esta colocação. O primeiro foi Stieg Larsson.

Essa é a ordem certa dos livros, mas aqui no Brasil só temos do livro 3 até o 7.
Fiquei muito feliz e satisfeita por ter “conhecido” Jô Nesbo. A inteligência com a qual ele permeia seu livro é de deixar qualquer um de boca aberta e sedento por mais. Ao mesmo tempo em que ele apresenta Harry como um brilhante investigador, também o mostra em suas fraquezas, tristezas, angústias e em suas complicadas relações pessoais, dentro e fora do departamento policial. É completamente fabuloso quando um autor torna seu personagem principal divertido e enfadonho, bom e mau, mocinho e bandido. 

No começo vi Harry como um investigador chato, bêbado e fracassado, e não é o caso do personagem dar a volta por cima, porque até o final vemos o mesmo Harry Hole, é que Nesbo conduz a narrativa de uma forma tão peculiar que passamos a enxergar o outro lado do personagem: um lado forte, determinado, capaz e surpreendente. Muito recomendado!

2 comentários:

  1. Me deu vontade de ler, parece bem interessante!!!!!
    Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bridadinha Renata, eu gostei muito, acho que vc vai gostar!!
      Bjs

      Excluir