quarta-feira, 14 de maio de 2014

Inovador, emocionante e divertido (Kelly Santos)


Nossa Avaliação - 9.0
"Will & Will" conta a história de dois adolescentes que moram em Chicago e se chamam Will Grayson. Apesar de terem o mesmo nome, sobrenome e idade, os dois não tem mais nada em comum, mas numa noite fria, quando os dois já tiveram sua cota de coisas ruins/estranhas, eles acabam se conhecendo e a vida dos dois muda de maneira significativa.

O livro é narrado a cada capitulo por um Will diferente e o mais legal do livro é que cada autor narrou um personagem. Os capítulos ímpares são narrados pelo Will Grayson do John Green, heterossexual, que logo conhece Jane e se sente atraído ou não por ela. Ele tenta viver sua vida seguindo duas regras básicas: 1) nunca fale e 2) não se importe com nada. Se define como “prático” e, filho de médicos, curte a companhia dos amigos e tudo aquilo que a maioria dos adolescentes do ensino médio curte.

Já os capítulos pares são do will grayson do David Levithan, escrito assim, com letras minúsculas, numa referência à linguagem da internet, que é onde o rapaz introspectivo passa boa parte de seu tempo. Dramático, homossexual, depressivo, esse Will vive reclamando de tudo e de todos. Mora só com a mãe, estuda, trabalha numa farmácia e só leva a vida esperando a hora de morrer.

Os outros personagens também são bons e bem construídos, com características bem marcantes. Jane, Maura, a mãe de cada Will, o pai de um deles etc. Mas tem um que é SEMPRE citado e o livro já começa falando dele: Tiny Cooper, o melhor amigo do Will do John Green que tem grande destaque da história como um todo por ser um homossexual grandalhão, extrovertido e egocêntrico, que escreve um musical sobre sua própria vida e quer apresentá-lo no colégio. Ele vive arranjando namorados e se decepcionando e depois arranjando namorados novos. E é o amigo Will que fica ouvindo seus dramas.

Apesar de todo drama que envolve a vida de cada um dos Wills, com certeza esse é um dos livros mais engraçados que eu já li, e também um dos que eu mais me emocionei com a complexidade de sentimentos. Acho que mesmo com toda leveza e tranquilidade que o Will de John Green aparenta ele, na verdade, é muito mais complexo e com todo o drama e depressão com que o Will de David Levithan vive ele acaba saindo mais engraçado do que gostaria de ser.

Essa interação entre os dois autores foi primorosa e muito bem executada. Trazendo a tona temas pesados como depressão e homossexualidade na já complicada fase da adolescência, e fazendo isso com leveza que mais me fez colocar esse livro na minha lista de favoritos.

Comecei a ler o livro por volta das 13h e só consegui lagar às 2h30 da madrugada, quando eu virei a ultima pagina. E no fim, às 2h30 da manhã, me peguei querendo que o livro tivesse mais paginas ou que a historia tivesse um epilogo. Muito recomendado!


3 comentários:

  1. eu adoro John Green, acho que ele tem uma escrita divertida, espirituosa, ainda não li Will & Will, mas quero ler em breve. Se eu fosse adolescente seria fã doida dele :)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que dizer Melissa, que eu não li nada de nenhum dos autores alem desse livro, mas eu adorei o humor que Green transmite através de seu Will, e tbm adorei a dramaticidade do Will do Levithan. Acho que vou ler mais coisas deles.
      Bjs.

      Excluir
  2. Eu li David Levithan e John Green e confesso ter preferido a narrativa do David Levithan. Do John Green eu só gostei mesmo de "A Culpa é das Estrelas", não curti "Quem é você, Alasca?" e estou pra ler "Cidades de Papel".
    Mas esse eu quero ler só por causa do Levithan!!! :D
    Bjs, meninas!

    ResponderExcluir