quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Desafio Skoob Janeiro: Um mafioso vira casaca (Carla Cristina Ferreira)


Nossa avaliação - 8.0
Seguindo o tema do mês do desafio do skoob, um filme que virou livro, sobrou um tempo livre e acabei sorteando no book jar “Malavita” de Tonino Benacquista, publicado pela Editora Record. O livro foi adaptado para o cinema sob o título “A Família” no ano passado (dirigido por Luc Besson) e apenas depois é que o livro foi publicado com a mesma capa do cartaz do filme, que traz nada mais, nada menos que Robert De Niro no papel do mafioso Giovanni Manzoni e Michelle Pfeiffer no papel de sua mulher.

A trama nos conta a história de uma família tipicamente americana, os Blake (Fred, o pai; Maggie, a mãe; e os filhos Belle e Warren) que se mudam no meio da noite para a cidadezinha de Cholong na Normandia, França. A desajustada família faz parte do famoso Programa de Proteção a Testemunhas do FBI, sob a responsabilidade do agente Tom Quintiliani (no filme vivido por Tommy Lee Jones, mas o nome do seu personagem foi alterado para Robert Stansfield).

Fred, na verdade Giovanni Manzoni, delatou todo o esquema da máfia de Nova Jersey, mandando para cadeia o capo di tutti capi, o chefe supremo, Don Mimino para cumpri mais de 300 anos de pena, desmantelando todo o esquema da Cosa Nostra nos Estados Unidos, obrigando assim a família Manzoni a fugir do país. Mas não é nada fácil para esta família se adaptar as regras do programa, principalmente tendo que viver em outro país.

A cada mudança a família precisa criar uma nova identidade, agora Fred decide ser um escritor após encontrar uma velha máquina de escrever na casa para a qual se mudaram. Ele  diz aos vizinhos que está trabalhando em um livro sobre o desembarque no Dia D, mas na verdade Fred decide escrever suas memórias, contar toda a verdade sobre quem é e o mundo do crime organizado. Sua única companhia enquanto escreve é sua cadela, Malavita, já que Maggie (que um dia já foi Livia Manzoni, ocupando o posto de primeira-dama de todo o império do marido) não concorda com a ideia de o marido registrar os detalhes de uma vida que eles devem deixar para trás. Afinal, toda a Cosa Nostra ainda está à procura deles, tendo oferecido US$ 20 milhões pela cabeça de Giovanni/Fred.

Mas como manter incógnita uma família que perde a cabeça por qualquer motivo? Como reprimir anos de força bruta e de uma vida na qual seus desejos eram atendidos em um estalar de dedos e os problemas eram resolvidos em um piscar de olhos? Como apagar o fogo da raiva ao ouvir um desaforo ou ser contrariado? Como evitar que Dom Mimino os encontre e que sua fúria caia eles?

Um livro divertido, bem escrito e com personagens carismáticos. Impossível não ver De Niro no papel de Giovanni (perfeito para ele, by the way) e a adaptação foi perfeita, com pequenas alterações para agilizar a ação com a supressão/inclusão que pequenos personagens para ajudar a trama a fluir. Simplesmente perfeito, tanto no papel quanto na tela. Diversão garantida!

Abaixo trailer do filme:



Obs.: Em tempo, consegui ler mais 2 livros do tema de janeiro: "Trem Noturno para Lisboa" e "Dexter - A Mão Esquerda de Deus". Resenhas em breve!

4 comentários:

  1. Quando vi o cartaz desse filme, com De Niro e Michelle Pfeiffer na capa, já me interessei. Principalmente porque fala de máfia! Depois é que fiquei sabendo do livro. Ainda não tinha lido nenhuma resenha dela e adorei saber que é divertido e bem escrito. Já botei os dois na lista (filme e livro).
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não vi muita divulgação do filme, muito menos resenha sobre o livro...
      Veja/leia, Michell, e depois diz se gostou!
      Comédia pura
      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu vi o filme e gostei, só não sei se eu leria o livro. Acho que não é muito a minha casa...

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é 95% o livro. Pode ser que pra vc basta, mas vale a pena pelas caras e bocas do elenco.

      Excluir