segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Medo? Que medo? (Carla Cristina Ferreira)

O que falar de “Vou lhe mostrar o medo”? Livro publicado pela Geração Editorial do aclamado autor norueguês de Nikolaj Fobenius, conta um pouco da turbulenta vida do famoso poeta e contista Edgar Allan Poe, conhecido por suas obras mais famosas como o poema “O Corvo” e contos como “Assassinatos na Rua Morgue”, já resenhados aqui.

Nossa avaliação - 6.0
Diferentemente do filme, estrelado por John Cusak e Luke Evans no ano passado, este livro, que de acordo com o autor foi plagiado por Hollywood para dar vida ao filme, entra mais na categoria de suspense psicológico do que de terror ou suspense. Se você espera encontrar no livro o mesmo corre-corre frenético do filme ou Poe tentando desvendar a identidade do assassino que recria a sua obra em carne, sangue e morte; esqueça!

Recriando a infância solitária do menino órfão, adotado por uma família que apenas desejava moldá-lo a perfeição, aos poucos vamos conhecendo um pouco das angústias que fizeram parte de sua vida, juntamente com a constante pobreza e a enfermidade de sua esposa (sua prima na verdade, Sissy).

Mas o sucesso começa a bater a sua porta e neste ponto crimes horrendos passam a figurar nos jornais, chamando a atenção daqueles que reconhecem o tom macabro de Poe nestes atos funestos; incluindo o próprio autor que, por medo de se comprometer, nega à polícia a identidade do criminoso, na verdade um velho conhecido.

O livro foca mais na complexidade do comportamento do autor, do seu rival literário Rufus Griswold e do criminoso. Até que ponto a ambição e o desejo de se tornar um grande escritor pode levar a loucura? Era Poe um mero excêntrico e alcóolatra? Até que ponto o ser humano é capaz de difamar e destruir a reputação de uma pessoa porque acredita que Deus lhe incumbiu de uma missão de fazer o bem? Até que ponto a devoção e o amor transformam a pessoa em assassino?

O autor criou uma justificativa ficcional para o comportamento e a rivalidade de Poe e de Griswold, mas alguns pontos na narrativa me incomodaram, principalmente com relação à construção do assassino que se fez muito caricata e estereotipada. O livro, que se divide em cinco partes, incluindo o prólogo que narra a infância do autor, relata a trajetória de Poe ao longo dos anos, passando Filadélfia, Nova York, Baltimore, Richamond e Fordham. Os capítulos são focados ora em Poe, ora em Griswold e em alguns momentos temos acesso às manchetes de jornais e, principalmente às cartas escritas pelo assassino a Poe, o único momento de vislumbre que temos da mente doentia do “vilão”, se é que podemos designá-lo como tal.

Não é preciso dizer que o livro é recheado de referências à obra de Poe, como os poemas “Berenice”, “A Cidade no Mar” e o conto “O Barril de Amontilhado”.

Enfim, o livro não era o que esperava e por isso fiquei um pouco decepcionada, mas a obra é primorosa quanto ao trabalho editorial, sem erros, com uma capa instigante; uma impressão cuidadosa. Este foi o primeiro livro da Geração Editorial que li, achei o trabalho impecável; estão de parabéns!

Abaixo o trailer do filme:

 


3 comentários:

  1. Nossa, vc tava realmente empolgada pra ler esse livro. Mas que legal que pelo menos editorialmente ele é perfeitinho, pq hoje em dia tem muito livro muuuuuito bom sendo prejudicado por uma edição desleixada, cheia e de erros e com capas bem desinteressantes.
    Acho que nunca li nada da Geração Editorial.
    Vou procurar me informar mais sobre a editora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo em espanhol e gostei mais do título escolhido - La cara del miedo (e e-book em espanhol custou apenas 2,99 enquanto o em português estava 36!). Mas já passei da metade e não me emocionei significativamente… um belo trabalho de pesquisa, mas não tão primoroso em termos de linguagem. De qualquer modo quando sobra um tempinho vou a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uau em espanhol! legal, Maurem.
      Realmente o livro no empolga muito, mas depois me diz o que vc achou qdo terminar.
      ;-)

      Excluir